Educação nas Ciências realiza seminário sobre educação ambiental com professora de Portugal - Unijuí

Drª. Rosa Branca Tracana Pereira, do Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, desenvolverá o evento, que ocorre nesta quarta-feira e quinta-feira, no Câmpus Ijuí.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ realiza, nesta quarta e quinta-feira, o Seminário Temático “Educação ambiental: concepções dos professores e análise de manuais didáticos”, na Sala D 4/5 do Câmpus Ijuí.

O Seminário será ministrado pela professora Drª. Rosa Branca Tracana Pereira, do Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto de Portugal. As atividades serão realizadas nos turnos da manhã, com início às 8h30min e tarde, iniciando às 14h, nos dois dias de evento.

Os coordenadores do Seminário são Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki no Mestrado e Ana Queli Mafalda Reis no Doutorado. O objetivo é compreender os conceitos de educação ambiental, de poluição, uso de recursos, ecossistemas e ciclos e biodiversidade, como tais concepções podem ser identificadas em indivíduos, particularmente em professores e futuros professores, e em livros didáticos.

Concepções dos professores acerca da Educação Ambiental

- Conceito e evolução de Educação Ambiental

- Abordagem dos 4 tópicos: Poluição, Ecossistemas e Ciclos, Uso de Recursos e Biodiversidade

Tarde

- Análise do questionário de Educação Ambiental

- Concepções dos professores acerca da Educação Ambiental

- Análise de manuais escolares

- A importância do manual escolar

- Categorias de valores para a construção de grelhas de análise de manuais escolares

Tarde

- Eixos para estudar as concepções dos professores relativamente à natureza e ambiente

- Aplicação de grelhas de análise aos manuais (Livros Didáticos) do Brasil

Mais informações na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo telefone 3332–0417 ou 3332-0439 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.