Mestrandas em Educação nas Ciências realizam atividades na Espanha - Unijuí

Mestrandas em Educação nas Ciências realizam atividades na Espanha

Mestrandas Aline Bernard e Franciele Kollas realizaram atividades de estágio na Universidad Autonoma de Madrid - UAM, em Madrid/ Espanha.

As mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Aline Bernard e Franciele Kollas, orientandas da professora Drª Eva Teresinha de Oliveira Boff, realizaram estágio na Universidad Autonoma de Madrid - UAM, em Madrid/ Espanha, no período de 02 a 18 de fevereiro, sob coorientação dos professores Guillermo Jiménez-Ridruejo e Andres García Ruiz, da UAM.

As mestrandas realizaram diversas atividades na UAM, participaram de aulas no Master de Formação de Profesorado, conheceram um Centro de Educação Ambiental – Lá Chimenea – com o diretor da Instituição – Julian G. Mangas, fizeram visita de Campo com os alunos do Master, ministraram conferências e desenvolveram questionários que foram realizados com alunos do Ensino Secundário Obrigatório e Bachillerato e professores em formação inicial na UAM.

A mestranda Aline Bernard ministrou conferências para o Master de Formación de Profesorado com a temática: Articulação dos Programas de Promoção da Alimentação Saudável e o Currículo Escolar, para os alunos do Ensino Secundário Obrigatório. A temática foi sobre a experiência na atuação do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE no Brasil. Ambas conferências tiveram o propósito de relatar uma experiência de vivência da mestranda no Brasil, com o intuito de contar aos alunos da UAM sobre as ações de Educação em Saúde realizadas com crianças e jovens nas escolas e de integrar o espaço escolar com a promoção da saúde.

Dando sequência às atividades, a mestranda Franciele Kollas realizou conferência no Master de Didácticas en el Aula, Museos y Espacios Naturales, e no Master Formación de Professorado de Enseñanza secundaria obligatoria y Bachillerato, intitulada: “PRODUCCIÓN Y EMPLEO DE MATERIAL DIDÁCTICO AUDIOVISUAL  EN EL CONTEXTO DE LA SITUACIÓN DE ESTUDIO -SOSTENIBILIDAD AMBIENTAL”. Ambas conferências tiveram o objetivo de relatar a experiência de pesquisa que vem sendo desenvolvida aqui no Brasil em uma escola de educação básica, pela mestranda e membros do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências – GIPEC – UNIJUÍ, com intuito de articular o ensino de ciências e o uso do recurso tecnológico, a fim de propiciar reflexão e mudanças de hábitos na comunidade escolar, em busca de um ambiente mais equilibrado.

Além destas conferências, a mestranda Franciele Kollas, também fez uma palestra no Instituto de Ensino Secundário – El Olivo em Parla (Madrid), para estudantes do Bachillerato, intitulada: “O DESARROLLO SOSTENIBLE Y LA PRODUCCIÓN Y EMPLEO DE MATERIAL DIDÁCTICO AUDIOVISUAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIÊNCIAS”, visando relatar como o material de audiovisual vem sendo utilizado na escola de Educação Básica  - São Geraldo - no município de Ijuí, para trabalhar a temática desenvolvimento sustentável. Na oportunidade a mestranda apresentou vídeos produzidos por ela, juntamente com alunos da Ensino Médio, professores em formação inicial, e acadêmicos dos cursos de Nutrição e Biologia.

Para encerrar as atividades foi feita uma saída a campo, juntamente com a turma do Master Formación de Professorado de Enseñanza secundaria obligatoria y Bachillerato, para filmar e fotografar a aula, visando demonstrar como ocorre a preparação dos professores para trabalhar na educação ambiental na UAM. Esse material será editado e a mestranda produzirá um vídeo relatando a experiência que teve a oportunidade de acompanhar através desta experiência no exterior, proporcionada pelo convênio de intercâmbio que existe entre as duas IES, UNIJUÍ/PPGEC e a UAM/Espanha.