Doutorando em Educação nas Ciências realiza intercâmbio sanduíche na Argentina - Unijuí

Doutorando em Educação nas Ciências realiza intercâmbio sanduíche na Argentina

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Cristhian Moreira Brum, foi contemplado através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, para desenvolver atividades de pesquisa de sua tese na Universidade de Buenos Aires, na capital da Argentina.

O intercâmbio teve início em janeiro e se estende até junho deste ano. A tese denominada “O Taller no Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Uma metodologia pedagógica na construção social do conhecimento” tem a orientação da professora Doutora Helena Copetti Callai, e co-orientação da professora argentina, Doutora Maria Victoria Fernández Caso, que auxiliam o doutorando durante o processo no exterior.

Durante este período, o doutorando teve a oportunidade de participar de eventos, seminários, palestras, como o Seminário “Espacio Público y Ciudadanía en la era global” ministrado pelo professor PhD Gian Paolo Torricelli, da Suíça. O seminário aconteceu entre os dias 16 e 30 de março, na UBA, período em que o doutorando pôde aprofundar suas reflexões acerca da temática de sua tese, bem como compartilhar conhecimento com diversos doutorandos oriundos das mais inúmeras universidades da Argentina e do mundo.

Estas oportunidades proporcionam o crescimento acadêmico e humano, no qual também o doutorando obteve a oportunidade de participar na “Jornada de avances de investigación de Becarios”, na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos, ocorrida no dia 19 de março. A construção social do conhecimento e a importância do enfoque de sua tese lançam desafios à área de Arquitetura e Urbanismo, bem como à Educação.