Doutoranda em Educação nas Ciências realizou estágio científico em Portugal - Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências realizou estágio científico em Portugal

Dilva Bertoldi Benvenutti realizou estágio científico avançado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Dilva Bertoldi Benvenutti, foi contemplada através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, para desenvolver atividades de pesquisa de sua tese na Universidade do Minho, em Braga, Portugal.

O intercâmbio teve início em janeiro e término em março deste ano. A tese denominada “Formação Inicial e Prática Avaliativa: um estudo com pedagogos atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental” tem a orientação da professora Doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e co-orientação do professor português, Doutor Fernando Ilidio Ferreira, sendo que este auxiliou a doutoranda durante o processo no exterior.

Durante este período, a doutoranda teve a oportunidade de participar de defesas de bancas de Mestrado e Doutorado, seminários, palestras e do XXII Colóquio das AFIRSE Portugal – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação, contributos da Investigação – Instituto de educação da Universidade de Lisboa, Workshops e encontro com o professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte.

Também participou da Conferência “Desafios na sala de aula para o professor”, proferida pelo professor Dr. João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa e a comunicação: “A fala dos alunos e a aprendizagem do professor”, proferida pelo professor Dr. Joaquim Giménez, da Universidade de Barcelona. Acompanhou, ainda, feiras educativas e conferência com o Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa, da Universidade de Lisboa, que apresentou a temática "quem somos? donde viemos? para onde vamos?". Destaca-se, ainda, a participação nos sábados pedagógicos, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, organizada pelo Núcleo Regional do Porto intitulado “Movimento da Escola Moderna (MEM)”. A experiência permitiu compartilhar conhecimento com diversos doutorandos oriundos das mais inúmeras universidades de Portugal e do mundo.

Conforme destaca a doutoranda, estas oportunidades proporcionaram o crescimento acadêmico, pessoal e profissional, possibilitando a reflexão constante quanto à temática de pesquisa, a leitura e a intervenção dos diversos olhares referentes ao tema abordado na tese de Doutorado. “Estas são experiências únicas e que jamais serão esquecidas”.