Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências promove Seminário Temático - Unijuí

Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências promove Seminário Temático

“Pesquisa para que e para quem? Trabalhando nos bastidores da Ciência” foi a temática desenvolvida durante Seminário.

O Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ promoveu no dia 09 de junho, no Câmpus Ijuí o Seminário Temático “Pesquisa para que e para quem? Trabalhando nos bastidores da Ciência”.

O Seminário constituiu um espaço de aprendizagem sobre o processo da escrita científica e do processo de publicação científica. Além de um espaço-tempo de interlocução entre o corpo docente e discente dos diversos programas de pós-graduação "stricto sensu" da UNIJUÍ.

A professora Drª. Maria da Graça Simões de Carvalho, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, de Braga (Portugal), abordou o planejamento da estrutura geral de uma dissertação, uma tese ou de artigos científicos. Também, trouxe aos estudantes à estruturação do conteúdo do texto em cada secção (introdução, métodos, resultados, discussão, conclusões, referências) e de aspetos relacionados com o estilo de escrita e a divulgação de trabalhos de investigação no campo da educação em ciências. Por meio de exercícios práticos, os participantes puderam ter conhecimentos dos processos de avaliação de artigos científicos por “peer reviewers”, ou pareceristas, bem como os mecanismos de análise bibliométrica dos pesquisadores, das revistas e dos países.