Programa de Pós em Educação nas Ciências representado em evento na Itália - Unijuí

Programa de Pós em Educação nas Ciências representado em evento na Itália

A professora Helena Copetti Callai e as doutorandas Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Maristela Maria de Moraes e a mestranda Alana Rigo Deon participaram na semana de 17 a 24 de outubro, em Bolonha, na Itália, da Festa Internacionale della Storia.

Cláudia realiza estágio de doutorado sanduíche na Università di Bologna – Unibò, com bolsa da CAPES. Na oportunidade foi realizado encontro de orientação, juntamente com a professora Dra. Beatrice Borghi e foi organizado Plano de Intercâmbio entre as duas universidades - Unijuí e Unibò, através do DiPAST e do PPGEC.

No evento, além da participação de Cláudia através de realização de tarefas da organização, a mesma também participou como assistente de diversas atividades acadêmicas e culturais, e no decorrer da semana acompanhada do grupo brasileiro. Cláudia e Helena participaram da cerimônia da XII Edição do Passamano per San Luca. Esta é uma cerimônia em que se vivencia o que ocorreu no dia 17 de outubro de 1677, quando muitas pessoas se reuniram e passaram, de mão em mão, os materiais necessários para a construção do grande Pórtico de San Luca. Nessa edição participaram mais de 2.300 estudantes da escola básica e da Universidade, além de pais e população em geral que eleva o número de participantes para mais de 4.000 pessoas. É uma grande festa na qual, além de celebrar a construção do pórtico, se celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Cláudia organizou juntamente com a professora Beatrice - sua orientadora em Bolonha e coordenadora da Festa Internacionale della Storia e com a Professora Helena – sua orientadora na Unijuí, um Seminário no contexto da Festa, denominado Memoria, Territorio, Identità: La Cittadinanza Nella Scuola Di Base, Il Caso Del Brasile com apresentação de resultados de pesquisas. A Professora Helena abriu o seminário com a fala: Il Lungo Cammino nella Scuola di Base – Brasile:  della Libertà; dei Diritti; della Cittadinanza; Cláudia apresentou elementos de sua tese e da pesquisa que realiza no Brasil e na Itália com o título Conoscere per appartenere:il rapporto bambino, scuola e città; Maristela também abordou questões relativas a sua tese com o tema Letteratura e identità territoriale come una possibilità per l’alterità e Alana apresentou Le sfide dell’insegnamento della Geografia:Il concetto di cittadinanza come possibilità di analisi e discussione nel manuale dell Scuola Media (liceo) – Brasile.. Essa mesa teve também a participação do professor Francisco García Peréz da Universidade de Sevilha - Espanha com a temática: Algunos aspectos de la educación para la ciudadanía em España. O Seminário contou com participação ampla de alunos da Universidade e de professores de escolas elementares.

As produções apresentadas pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Helena resultam de projeto de pesquisa com apoio do CNPq, no Edital Universal de 2012.

Registra-se também no momento da Festa, a publicação pela Pàtron Editore de Bologna   do livro Novi Cives: Cittadini dall’infanzia in poi com artigos dos vários pesquisadores que participaram da pesquisa que foi encerrada em final de 2014, envolvendo pesquisadores da Espanha, Itália, Portugal e Brasil. A pesquisa: Estrategias de formación del professorado para educar en la participación ciudadana teve a coordenação do professor Francisco Perez Garcia da Universidade de Sevilha e contou com apoio do Ministério de Ciencia e Innovación de Gobierno de España, e da qual participaram a Professora Beatrice Borghi e Helena Copetti Callai.

A professora Helena, juntamente com o grupo brasileiro da pesquisa formado por professores da USP-RP e da UFG - Goiás, tem dois textos na obra: School education in Brazil and the goal of citizen formation: indicators in oficial proposals and foramtive practices e Cittadinanza ed educaione per la cittadinanza nel contesto brasiliano.