Educação nas Ciências participa de Reunião Nacional da Anped - Unijuí

Educação nas Ciências participa de Reunião Nacional da Anped

Programa esteve representado na 37ª Reunião Nacional da Anped -  Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada em Florianópolis.

O professor Sidinei Pithan da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, participou da 37ª Reunião Nacional da Anped -  Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada em Florianópolis entre os dias 04 e 08 de outubro. O tema central escolhido para essa reunião nacional foi o "Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira", o qual procura destacar a importância do debate permanente sobre uma das mais importantes políticas de Estado, como consequência do amplo debate que se intensificou nos últimos anos, culminando na mobilização nacional que antecedeu e que se materializou na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e na aprovação do PNE em 2014.

O professor Sidinei participou no dia 04 de outubro, juntamente com o professor José Pedro Boufleuer, representando o Programa, no Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Nesta ocasião foram discutidos os temas referentes à avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação para o quadriênio 2013-2016. Destacou-se a necessidade de construir uma postura, em termos de critérios avaliativos, que não se pautasse unicamente pela quantidade da produção intelectual, mas que fosse balizada pela qualidade da produção.

No mesmo dia, o professor Luiz Fernandes Dourado (UFG e CNE) proferiu a conferência de abertura do evento. O destaque para este momento esteve focado na avaliação conjuntural da situação do país e os desdobramentos do PNE na continuidade das políticas de Estado. Valorizou-se a perspectiva de considerar a educação como um direito público e o PNE como um documento que baliza e orienta a condução das Políticas Públicas nos próximos dez anos, servindo de referência para avaliar e organizar a educação brasileira em todo o território.

Sobre este aspecto, o professor Sidinei acompanhou no dia 05 de outubro a conferência pronunciada pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury, no GT Estado e Política Educacional, intitulada os desafios e perspectivas do regime de colaboração e do regime de cooperação no sistema nacional de educação. Além destas participações iniciais o professor Sidinei esteve participando dos GTs de Educação Popular, assistindo à apresentação de trabalhos do professor Paulo Schonardie, estudante de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí. Também esteve em um momento específico participando do GT Trabalho e Educação, no qual assistiu apresentação de trabalhos importantes referentes ás interfaces entre as mudanças no mundo do trabalho e a educação.

Nos demais momentos o professor participou do GT Filosofia da Educação, assistindo ao minicurso ministrado pelo professor José Pedro Boufleuer (UNIJUÍ) e Claudio Almir Dalbosco (UPF) sobre "As relações entre Filosofia da educação e Pesquisa Educacional". Neste GT o professor Sidinei, além de assistir aos trabalhos científicos de inúmeros pesquisadores, apresentou um trabalho científico juntamente com o mestrando Daniel Bardini Dürks, intitulado - Autonomia e Educação - um percurso em Cornelius Castoriadis. O professor Sidinei destaca que a participação no evento foi muito importante em função da participação da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação no cenário de debate em relação ao Plano Nacional de Educação.

Estiveram também presentes no evento, além de mestrandos, a professora Maria Simone Vione Schwengber, a professora Hedi Maria Luft, a secretária do programa, professora Carmen Antunes, e a professora Maria Regina Johann.

O momento também foi de construir novas pesquisas em parceria com outras instituições. Neste sentido permitiu o encontro e reunião com pesquisadores da Unochapecó e da Uninove que firmaram a intenção de desenvolver uma pesquisa e concorrer ao edital nº 13/2015 da Capes - Memórias brasileiras: biografias, em parceria com a Unijuí. A pesquisa, sendo aprovada pelo edital, será coordenada pelo professor José Pedro Boufleuer e, se intitula - Memórias Brasileiras - Mario Osorio Marques: a biografia de um pensador da Educação.

.