Programa de Educação nas Ciências promove Seminário Temático sobre Currículo e Formação de Professores - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado promoveu, no dia 13 de junho, no Campus Ijuí, o Seminário Temático “Currículo e Formação de Professores: Pressupostos da Base Nacional Comum Curricular” (BNCC).

No período da manhã, a temática discutida teve sua centralidade no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, com amplo debate sobre os documentos oficiais que embasaram a proposta.

No período da tarde a centralidade das discussões esteve na forma de organização da BNCC, no Ensino Médio, como exemplo da proposta foi discutido a organização da disciplina de Química que é divida em eixos, que devem perpassar todo currículo e unidades curriculares. As implicações na formação docente inicial e continuada foram problematizadas.

As discussões do seminário foram conduzidas pela professora Dra. Agustina Rosa Echeverria. A Professora é Licenciada, Bacharel e Mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou - Rússia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/SP. É professora da Universidade Federal de Goiás - UFG, atua no Instituto de Química, no PPG em Educação em Ciências e Matemática e no PPG em Ciências Ambientais dessa universidade. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, da UFG e investiga na área de Educação em Ciências na perspectiva sócio-histórica, de Formação de professores e de Educação Ambiental.

No período vespertino houve a apresentação da defesa final de dissertação da mestranda Franciele Kollas, intitulada “Produção e uso de Materiais Didáticos Audiovisuais no Contexto de Situação de Estudo: Implicações no Ensino e no Desenvolvimento Profissional Docente”. A exposição do trabalho e as problematizações apontadas pela banca (Drª Agustina Rosa Echeverria, Dr.ª Maria Simone Vione Schwengber, Drª. Marli Dallagnol Frison, Drª. Eva Teresinha de Oliveira Boff) provocaram reflexões sobre as implicações da produção e utilização de material didático audiovisual para a apropriação de conceitos escolares e para o desenvolvimento profissional docente.

Participaram do evento mestrandos, doutorandos, graduandos da UNIJUÍ, alunos egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, além de professores da Educação Básica.