Educação nas Ciências: tese sobre Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras - Unijuí

Educação nas Ciências: tese sobre Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras

 
 

Egressa do PPGEC apresenta sua Tese de Doutorado em Seminário Regional do Movimento de Mulheres Agricultoras, em Santo Cristo.

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Liria Ângela Andrioli, apresentou a sua tese de doutorado às mulheres agricultoras reunidas em um seminário regional que abrangeu mulheres de 17 Sindicatos de Trabalhadores Rurais de 23 municípios da Região Fronteira Noroeste do RS, na última terça-feira, dia 26, em Santo Cristo.

A tese intitulada "Religiosidade e mística no Movimento de Mulheres Agricultoras de Santo Cristo/RS: um processo de constituição de identidades por meio da Educação Popular" traz a reflexão acerca de uma experiência de Educação Popular que apresenta em sua constituição identitária aspectos sociais e culturais que sofreram os impactos e os efeitos da religiosidade em seu modo de vida e no cotidiano de suas ações.

O estudo teve como propósito aprofundar a compreensão acerca dos efeitos da religiosidade e da mística na constituição das identidades femininas e as possibilidades de empoderamento a partir do Movimento de Mulheres Agricultoras. De acordo com a autora da pesquisa, "a experiência nos ensinou que há saber no movimento social. A experiência tem saber. A experiência modifica olhares e visões de mundo, em que o cotidiano e os modos de vida são ressignificados em uma perspectiva humanizadora. Por isso, defendemos a tese de que há, no Movimento de Mulheres Agricultoras de Santo Cristo/RS, uma mística que transforma e que empodera, que as constitui como sujeitos, como ser humana. Para as mulheres, a mística é um caminho de libertação e é por meio dela que elas refletem sobre a vida e suas ações".

Já para a presidente da Coordenação Regional da Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa e participante do Movimento de Mulheres Agricultoras, Genoveva Meinerz Haas, "a pesquisa retrata a nossa história de luta e de conquistas no meio rural. Não há como dimensionar a alegria de poder fazer parte deste trabalho que foi desenvolvido com tanta profundidade. É um alento para as nossas lutas!".

Ainda, o professor Dr. Walter Frantz, que foi o orientador da pesquisa e esteve presente no Seminário, ressalta a importância de darmos o retorno da pesquisa aos sujeitos envolvidos: "o desafio é construir novos conhecimentos a partir de uma experiência sistematizada, num processo permanente da práxis (ação-reflexão-ação). Oportunizar o retorno da pesquisa às mulheres pesquisadas as valoriza e as encoraja para a luta. E isso é educação popular!". Ao final do encontro, a autora da pesquisa recebeu uma homenagem em forma de agradecimento ao trabalho realizado. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.