“Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo” - Unijuí

“Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo”

A afirmação é do professor doutor Evaldo Becker, no Seminário Temático que discutiu “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, nesta quarta-feira.

                  

Nesta quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências -  Mestrado e Doutorado da Unijuí, promoveu o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul do Campus Ijuí.                

Na primeira palestra, realizada no turno da manhã, o professor doutor Evaldo Becker falou sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”. Segundo Becker, a má gestão dos recursos hídricos tem gerado conflitos no Brasil e até guerras em outros países. “Com todo o conhecimento disponível, como a gente ainda despreza este elemento vital? ”, questionou o palestrante. Ainda de acordo com ele, este recurso deverá, cada vez mais, ser disputado. “Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo”, observa.

E, no turno da tarde, a conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker, falou sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”.

“Toda ação humana causa impactos ao ambiente, então, precisamos identificar, mensurar e comunicar a sociedade sobre esses riscos. Que a sociedade tenha acesso a informação de qualidade, mas ao mesmo tempo que tenha o direito de dar a sua opinião sobre quais os riscos ela vai aceitar ou refutar antes que projetos sejam implementados. O que temos observado é que falta informação quando os projetos são elaborados e que as licenças ambientais sejam autorizadas. Essa falta de informação acaba gerando uma quantidade enorme de conflitos, sobretudo quando dizem respeito aos recursos naturais”, relata. 

                

O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado) e contou com a colaboração da professora Lara Nasi, do curso de Jornalismo da Unijuí. Teve a participação de mestrandos, doutorandos, professores e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.