Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu conferência sobre ensino politécnico - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí promoveu a conferência ‘A experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul’, no último dia 11 de agosto, ministrada pelo professor doutor José Clóvis Azevedo.

O professor é licenciado em história, bacharel em História Econômica do Brasil e Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, e do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metodista.

Participaram da conferência estudantes da graduação, mestrado, doutorado, professores da Unijuí e professores da educação básica da região.  Dentre os assuntos abordados: o cenário atual de disputa ideológica que vai além de questões políticas; as bases epistêmicas de uma educação transformadora; a democratização da educação; a escola como alvo de interesse do mercado e a importância de formar cidadãos conscientes, para além da formação do fazer técnico; educação e trabalho; formação continuada; a interdisciplinaridade;a não mercantilização da vida; os investimentos realizados ao longo dos anos na educação; as formas de ensino e de avaliação vigentes; as dificuldades quanto a prática pedagógica; os objetivos e os desafios que surgiram com a proposta do ensino médio politécnico nas escolas estaduais do RS.

Ao final da palestra foi aberto espaço para o público se manifestar, o que enriqueceu ainda mais a discussão, oportunizada pelo diálogo e a troca de experiências entre os presentes.