Da zona rural de Giruá ao doutorado em Educação nas Ciências: a trajetória de um egresso da Universidade - Unijuí

Da zona rural de Giruá ao doutorado em Educação nas Ciências: a trajetória de um egresso da Universidade

Da zona rural de Giruá, o filho de agricultores Roque Ismael da Costa Güllich descobriu nos aromas da natureza a sua vocação: ser professor de Biologia. Também pesquisador, hoje assume o cargo de professor-adjunto de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.

               

A trajetória de Roque foi de muitos desafios: “a escolha e a trajetória foram árduas e na batalha fui indo de estudante de graduação a professor de Ciências e Biologia na rede de educação básica, fui professor de cursinho, professor em escolas particulares e públicas”, relembra. 

Ele graduou-se em Ciências Biológicas e depois, na Unijuí, foi bolsista CAPES no Curso de aperfeiçoamento em Biologia Geral. Dentre tantas outras especializações, é dono da primeira titulação de doutor em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Para o professor, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências é de formação completa em educação. Além da qualidade na proposta e nas disciplinas, conta com um quadro docente extremamente qualificado, o que possibilita o desenvolvimento de pesquisas de alto nível acadêmico. 

“Pude observar em minha carreira acadêmica, que iniciou em 2002, logo após o ingresso no mestrado, que a titulação adquirida é reconhecida amplamente no Brasil e no exterior, sendo que muitas vezes fui surpreendido com frases do tipo: "você foi aluno do Mario Osorio? Conhece Otavio Maldaner, Lenir Zanon e Cristina Pansera?", relata. 

Ele também foi secretário municipal de educação em Giruá e concursado na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul. Para Roque, o compromisso social de formar novos professores é o que lhe impulsiona a trabalhar na Universidade da Fronteira Sul. 

“Em minha carreira de professor e pesquisador, formação de mestrado e especialmente de doutorado, sempre foi essencial ao trabalho, em termos de salários e funções que assumi, principalmente pelas compreensões sobre a vida e sobre a educação que passei a assumir trilhando esta formação toda na Unijuí e neste Programa. Além disso, é importante enfatizar o lastro e bagagem que adquirimos nas experiências de pós-graduação no Programa, tanto em termos técnicos e científicos, quanto a formação humana e cidadã que a Unijuí prima”, complementa o professor.


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