Mestrando em Educação nas Ciências é selecionado para o 10° Prêmio Professores do Brasil do MEC - Unijuí

Tailur Mousquer Martins, mestrando em Educação nas Ciências da Unijuí, foi selecionado pelo MEC para participar do 10º Prêmio Professores do Brasil. O resultado da fase regional, o qual o estudante foi selecionado, será divulgado no dia 31 de outubro. O projeto de Tailur, ‘Feirão do João’, é desenvolvido na Escola estadual de Ensino Médio João Przyczynski, na cidade de Guarani das Missões, pertencente a 14ª CRE.

O projeto, desenvolvido com alunos do Ensino Médio, tem como base a disciplina de Biologia. Teve início em 2014 com o objetivo de unir escola e comunidade, na qual os alunos se tornam protagonistas do trabalho que tem como princípios a educação ambiental, social, econômica e cultural.

Segundo Tailur estar na pós-graduação o incentivou a escrever práticas de sala de aula que muitas vezes ficam "escondidas" sem serem divulgadas “com isso podemos  incentivar a formação de outros projetos similares ou ainda motivar o desenvolvimento de novos projetos que possam contribuir, e talvez inovar, a educação brasileira”.

Confira o relato de Tailur Mousquer Martins, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí:

“Tendo como referenciais os documentários Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, surgiu a ideia de desenvolver o projeto batizado de Feirão do João, no qual os alunos, após a teoria de sustentabilidade e conservadorismo, saíram dentro do perímetro urbano do município de Guarani das Missões, solicitando materiais que não estavam mais sendo utilizados, ou que não seriam mais utilizados, e que a, curto ou longo prazo, seriam descartados na lixeira ou, pior, seriam abandonados em terrenos.

Assim, foram coletados diferentes tipos de materiais, desde roupas e calçados, como eletrodomésticos, móveis, brinquedos, livros, bijuterias, pneus, materiais de construção civil, entre tantos outros. Então, após a coleta, foi organizado a feira na escola, e posteriormente, num sábado a venda destes materiais coletados que antes foram limpos, organizados e consertados na medida do possível.

Como todo trabalho fora realizado pelos alunos, ficando a meu cargo organizar grupos e tarefas, todo o valor obtido nas vendas foi revertido para fins dos próprios alunos, sem ficar nada para qualquer professor ou escola. Esse valor, também, não é distribuído para os alunos diretamente, mas sim, coletivamente, para usufruir em viagens ou saídas de estudo, pois era difícil organizar algo sendo que muitos vêm de famílias de baixa renda, mas, com isso, conseguiriam, então, realizar algo proveitoso.

E fizeram: já foram duas vezes ao criadouro São Brás em Santa Maria, ao Museu de Ufologia e Evolução em Itaara, a cidade de Mata, cinema, participaram de eventos científicos que requeriam valores para inscrição ou deslocamento, entre outros. Assim como promover outros eventos, como ocorreu no ano de 2016, a Mostra Fotográfica na Casa de Cultura daquele município, tendo também exposição de fotografias pelo olhar do aluno, todas impressas em tamanho A4. Os valores obtidos em cada feira, que ocorre anualmente, vão de 4.000,00 a 6.000,00 reais. No facebook, encontra-se uma página com fotos: @feiraodojoao ou 4Feirão do João.

Concluindo, o trabalho resultou, agora, nesta premiação que está sendo muito significativa para todos os envolvidos e que, certamente, dará mais frutos não apenas na escola mas em toda a comunidade”.