Mestranda em Educação nas Ciências participa de curso na Universidade do Texas - Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências participa de curso na Universidade do Texas

Na foto acima, a mestranda em Educação nas Ciências Jamile (ao centro) com colegas que realizaram o curso.

A mestranda em Educação nas Ciências do PPGEC da Unijuí, Jamile Tábata Balestrin Konageski, orientanda da professora Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo, fez parte do grupo de 17 professores de Língua Inglesa do estado do RS aprovados para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI), com bolsa concedida pela Capes/ Fulbright, na Universidade do Texas em Austin, EUA.

O programa teve duração de 6 semanas e ocorreu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018. O programa buscou capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Dentre os objetivos específicos, buscou-se fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês; compartilhar com os professores as metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação para ampliar a participação do aluno em sala de aula, e, estimular parcerias com universidades e professores americanos, visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.

Segundo Jamile “a participação no Programa foi fundamental para qualificar a escrita dissertação. “Pude aprofundar os aspectos teóricos e práticos de minha pesquisa, relacionados às metodologias de ensino de Língua Inglesa e desenvolvimento de currículo integrado”. Jamile pertence à linha de pesquisa de Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e ao GIPEC (Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências) da Unijuí”, observa.