Unijuí esteve presente em Seminário que discutiu o tema "Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas" - Unijuí

Unijuí esteve presente em Seminário que discutiu o tema "Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas"

              

Pesquisas na educação infantil envolvem geralmente envolvem crianças como sujeitos. No início de abril, entre os dias 2 e 4 de abril, a UFRGS promoveu o seminário Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas, para abordar desde a entrada no campo da pesquisa e as estratégias de produção de dados, até a análise das narrativas produzidas pelas crianças e a obtenção de termos de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis e o assentimento das crianças na participação da pesquisa. A professora Noeli V.  Weschenfelder, do Departamento de Humanidades e Educação, e professora do PPG em Educação nas Ciências, representou a Unijuí no seminário, que também teve participação da UNISC, UFSM e UFPEL.

A professora observa que o seminário teve como objetivos a análise de estratégias frente à temática da ética na pesquisa com crianças e o cuidado com a vulnerabilidade e o silenciamento delas. Foram formulados indicativos específicos para a pesquisa com crianças, tendo em vista sua efetiva participação durante o processo investigativo. Também foram discutidas estratégias de produção de dados na pesquisa com crianças e de escrita do texto etnográfico.

O Seminário teve a coordenação de Profª Drª Maria Carmem Silveira Barbosa e Prof Rodrigo Saballa de Carvalho (FACED/UFRGS), renomados pesquisadores da infância. A Profª Dra. Nathalia Fernandes, da Universidade do Minho, de Portugal foi uma das convidadas para abordar a temática, com a mediação da Profª Drª Leni Vieira Dornelles (FACED/UFRGS). Ainda, a Profª. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha expôs pesquisas de suas mestrandas e doutorandas.

Já no dia 6 de abril a professora Noeli assistiu a uma palestra com o Prof Dr Michel W Apple, dos EUA, e considerado um dos principais pensadores da área da Educação na atualidade. A palestra foi promovida pela FACED/UFRGS e discutiu o contexto brasileiro da crise na educação com o tema “A educação pode mudar a sociedade?”. As atividades fazem parte do vínculo da professora com a UFRGS para seu curso de pós-doutorado.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.