Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Pesquisadores do PPGEC participam de evento na Argentina

Entre os dias 8 e 10 de novembro, o professor José Pedro Boufleuer e o doutorando Gian Eligio Soliman Ruschel, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, participaram do II Colóquio Binacional Brasil-Argentina: Educación, Estado y Democracia: Más Allá Del Neoliberalismo, na cidade de Tandil, província de Buenos Aires, na Argentina. 

O evento, que teve a Unijuí como co-promotora, integra as ações do grupo de pesquisa em Educação e Teoria Crítica, formado por pesquisadores argentinos e brasileiros de diferentes instituições, no âmbito de um convênio formalmente estabelecido entre a Universidade do Centro da Província de Buenos Aires (Unicem), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Passo Fundo (UPF). A participação da Unijuí nas atividades do grupo vem ocorrendo há mais de 10 anos.

O evento, que esteve organizado basicamente na forma de sessões científicas, teve 17 mesas temáticas, tratando especialmente das novas configurações do mundo contemporâneo sob os aspectos econômico, político, social e tecnológico, e seus impactos na formação humana, especialmente em instituições de ensino, como na escola e na universidade. Os participantes da Unijuí apresentaram o trabalho “ChatGPT e a fantasia de aprender por osmose”, analisando os possíveis impactos da Inteligência Artificial no âmbito da configuração da cultura e da sociedade contemporânea e na formação das novas gerações. 


PPGEC promove a formação continuada de educadores

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, é perfeito para quem busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimento na área da educação que contribuam para a formação de educadores, desenvolvimento de currículos e gestão do sistema escolar. Voltado para profissionais graduados com interesse na área, o PPGEC visa promover a formação continuada. 

Para a mestranda e bolsista do Programa, Elisa Friedrich, o curso possibilitou que ela vivenciasse uma mudança profissional e pessoal. “Reforçou a importância da educação continuada  na vida dos estudantes e também dos professores, pois ele promove grandes edificações, fazendo com que a gente cresça junto com a instituição e com os colegas”, destacou.

Já a doutoranda e bolsista do PPGEC, Luana Henrichsen, o “programa abre portas tanto para a vida profissional quanto acadêmica, além de reforçar o nosso compromisso com a educação”, frisou.

O PPG em Educação nas Ciências da Unijuí está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado. Interessados têm até o dia 20 de novembro para se inscrever em unijui.edu.br/ppgec. Ao todo, são ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado.

O PPGEC conta com três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores, que investiga a formação de professores na educação básica e superior referente aos processos e produções; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação, que aborda as concepções pedagógicas e gestão de processos de ensino e aprendizagem nas suas significações éticas e políticas; e Educação popular em movimentos e organizações sociais, que trabalha concepções e práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e espaços escolares. 

Para mais informações sobre o processo seletivo, documentação necessária e inscrições, acesse a página do programa, onde está disponível o edital completo, ou entre em contato com a Secretaria do Programa, através do telefone 55 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Últimos dias para se inscrever no Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí

Até a próxima segunda-feira, 20 de novembro, estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. Os candidatos, que podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgec, vão disputar uma das 25 vagas para o Mestrado ou uma das 15 vagas disponíveis no Doutorado. 

Conforme destacou o coordenador, professor doutor Sidinei Pithan da Silva, o PPGEC completa 28 anos em 2023, tendo formado mais de 100 doutores e 700 mestres. Um programa que conquistou nota 5 na avaliação quadrienal 2017- 2020, demonstrando o reconhecimento da Capes diante da sua qualidade na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.

“A proposta de formação do PPGEC inclui uma perspectiva inovadora e produtora de autonomia em relação à pesquisa, marcada pelo compromisso social com a educação. Os diferenciais do programa se encontram em sua concepção de educação, e em sua forma de organizar o currículo e projetar a formação, criando as condições para o desenvolvimento de pesquisas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da educação e da construção do conhecimento no Brasil. Além de cursar os componentes curriculares ofertados, o estudante tem a oportunidade de participar de grupos de estudos, redes de pesquisa, eventos e intercâmbios internacionais”, destacou o coordenador, lembrando que, ao longo dos anos, o Programa vem dando continuidade aos seus princípios históricos e fundantes, entre os quais está a constituição de um quadro de professores com formação nas diversas áreas do conhecimento e correntes teóricas que tematizam a educação.

“Essas características do grupo potencializam a formação de professores e pesquisadores para atuar na educação básica, considerando as diferentes áreas do conhecimento. Salienta-se que a vinculação do corpo docente do Programa com suas áreas de origem é mantida por meio de participação em associações científicas, em eventos nacionais e internacionais e com os grupos de pesquisa e parcerias em redes. Mantém-se, assim, um estreito elo com grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, professores do Ensino Superior, bolsistas de iniciação científica, comunidade regional/local, movimentos sociais e os cursos de Graduação das respectivas áreas de conhecimento dos professores. As produções resultantes das pesquisas do PPGEC expressam a interligação da educação com a área específica de formação e de atuação dos pesquisadores, configurando o processo educativo como constituinte da produção do conhecimento nas diversas áreas”, completou.

Quem ingressa no Programa tem a possibilidade de seguir uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação e Educação popular em movimentos e organizações sociais. A partir destas linhas, os estudantes recebem o aprendizado de conhecimentos importantes, que lhes permitem se inserir no debate mundial sobre a educação e o destino humano, compreendendo as diferentes tradições de pensamento, seja em relação ao trato com o conhecimento e suas dimensões éticas, estéticas, sociais, culturais e políticas, ou mesmo em relação à educação e seu vínculo com o currículo, a didática, as políticas públicas, as teorias de ensino-aprendizagem, a formação de professores, a educação básica e os movimentos sociais.

“Em suma, de acordo com os objetivos do PPGEC, considera-se que a proposta de oferta de Mestrado e Doutorado em educação amplia as possibilidades de produção do conhecimento no campo da educação, com ênfase, também na educação básica, no que se refere ao currículo da educação básica e à formação de professores pelo estudo e reflexão relativo às teorias pedagógicas que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; aos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação, o conhecimento e a sociabilidade; aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais; e à preservação e respeito ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida”, reforçou o professor Sidinei.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa, através do telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Projeto do PPGEC inspira escolas públicas do município de Bozano

Inspirados no projeto “Cinema e Educação em Debate”, proposto pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, três escolas públicas do município de Bozano uniram-se para propor esta ação aos professores e funcionários como momento de formação continuada e comemoração ao dia do professor (15 de outubro) e servidor público (28 de outubro).

A exibição do filme “O Último Vagão” foi proposto no primeiro encontro do projeto “Cinema e Educação em Debate”, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. Para o Programa, o projeto tem como principais objetivos a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar em um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema,  e assim poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.

A partir da participação de professoras das escolas envolvidas e de de discentes e do PPGEC, as equipes diretivas da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, Escola Municipal de Educação Infantil Bozano e Escola Estadual de Ensino Fundamental São Pio X realizaram, no dia 23 de outubro, uma noite de cinema, no Cult Cinemas, em Ijuí. Na oportunidade, o grupo assistiu ao filme “O Último Vagão”, trazendo reflexões importantes e profundas a respeito da esperança e responsabilidade de quem se dedica a formar cidadãos.

Para as escolas, segundo a professora Cláudia Marchesan, que é mestranda do PPGEC, “proporcionar este momento de cinema e reflexão contribuiu para a formação e reflexão sobre a arte de ensinar e aprender com amor, dedicação e compreensão dos tempos sociais contemporâneos”.


PPGEC da Unijuí é representado na 41ª Reunião Nacional da Anped, em Manaus

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí esteve representado por docentes, discentes e secretárias na 41º Reunião Nacional da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada em Manaus, no Estado do Amazonas, de 22 a 27 de outubro, com o tema “Educação e Equidade: bases para amar-zonizar o país”.

A abertura do evento contou com apresentações culturais, explanações pelas autoridades que compuseram a mesa oficial, com reitores da UFAM-Universidade Federal do Amazonas e da UEA- Universidade do Estado do Amazonas, coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação, entre outras autoridades ligadas à educação. 

No dia 25 de outubro, a professora Maria Regina Johann participou como convidada de uma sessão especial que tratou da temática "Povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras: agendas científicas e políticas". A sessão foi organizada pelos Grupos de Trabalhos: GT10 – Alfabetização, Leitura e Escrita; GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais; e GT24 – Educação e Arte, sob a coordenação da professora Vanderlete Pereira da Silva (UEA), contando, também, com as palestrantes professoras Josélia Gomes Neves (UNIR) e Ione da Silva Jovino (UEPG).

Levando em consideração a temática da sessão e a representação do GT Educação e Arte, a professora Maria Regina abordou a questão da antropofagia e o desafio de pensar o mundo em uma perspectiva multi-identitária. Tratou do tema considerando a metáfora da antropofagia como uma referência ainda válida para se pensar os desafios do tempo presente e, para isso, mobilizou as obras e as ideias do artivista contemporâneo Jaider Esbell, falecido em 2021.

Esbell cunhou o termo arte indígena cosmopolítica e, assim, deu um importante indicativo de que essa perspectiva de arte considera a noção de totalidade, de um pertencimento cósmico, de fusão entre humanos, animais e demais elementos da natureza, mas não ignora os desafios e temas emergentes do mundo da vida. Por não separar cognição de estética, os artivistas praticam uma arte de bien viver, um viver que é artístico e estético pela coerência que o sustentam. Nesse sentido, Jaider Esbell afirma que “a arte indígena está essencialmente no dia a dia, na comunidade, na coletividade, nas práticas, que transcendem uma habilidade manual ou oral. Pressupõe todo um composto de vida, onde a arte maior é esse viver harmônico com o ambiente, isso que o Ocidente já separou como natureza”. 

Nesse horizonte, a postura do artivista reivindica o direito de “apresentar uma existência plural e contemporânea que acessa o tradicional e que mergulha nesse desafio comum de pensar um mundo viável tanto para índios quanto pretos, mulheres, gays e todas as classes”. O desafio, portanto, é pensar nos grupos ou pessoas que ficaram à margem e em que medida podem se inserir e atuar nos lugares designados para a arte (galerias, museus, salas de exposição) e tensionar os seus valores simbólicos, encharcados de tradição eurocêntrica, contribuindo para a revisão desses espaços e seus sentidos contemporâneos. Do ponto de vista de Jaider, pode ser que através desse lugar, da visibilidade do palco, do lugar da arte europeia, se possa tratar dessas complexidades e dizer que arte é política. Segundo a professora, do seu ponto de vista, o pensamento de Jaider permite pensar no potencial da antropofagia que dialoga com o diferente e dele se apropria, devorando suas potências e saberes e a vida como arte, uma vez que viver é um ato cocriativo, que exige de cada de um de nós a capacidade de reinvenção de si; dimensões que o viver ancestral nos inspira.

A professora Maria Simone Schwengber, com as suas orientandas Joice Drefs, Cauana Conceição e Ana Laura Arnhold, participaram dos GTs - Grupo de Trabalhos. A doutoranda Cauana Conceição apresentou o trabalho “As violências da (des) integração dos negros no município de Jóia/RS”, no GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. E a doutoranda Ana Laura Arnhold apresentou o trabalho com o título “(In)justiça ambiental e a desigualdade de gênero: enunciações na BNCC”, no GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação.

Já as secretárias Carmen Antunes e Thaís de Souza Lasch participaram do V ENSEC - Encontro Nacional das Secretárias(os) dos Programas de Pós-Graduação em Educação, com palestrantes e temas relacionados à função das mesmas, como Avaliação dos PPGEs; Plataforma Sucupira; Competência, Habilidade e atitudes dos profissionais; socialização de experiências entre os profissionais que atuam nas Secretarias dos PPGEs, entre outros.  

O grupo do PPGEC, participante do evento, ressalta que viveu uma experiência singular.  “Retornamos da Anped 2023 com alguns temas de casa, tais como: descaravelizar e reflorestar as Universidades” (Alva Rosa TuKano);  desaprender como as mulheres das florestas (Marcela da Silva Barbosa); des-amar como as mulheres angoleiras (Alessandra Ferreiras). Enfim, integrar a luta indígena é defender nossa cultura e ancestralidade” .

A Anped é um dos maiores eventos de educação do país e participar de tal evento permite contatar com diversos pesquisadores e suas temáticas, o que enriquece pontos de vista e amplia o diálogo entre professores, estudantes, pesquisadores e secretárias, potencializando parcerias interinstitucionais e pesquisas. 


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências debate a Educação no mercado de trabalho e Ensino Médio

Em comemoração aos seus 28 anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou mais um webinar da série “Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”. O debate foi coordenado e mediado pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva – (Unijuí); professor Dr. Airton Adelar Mueller (Unijuí); e professora Dra. Lenir Basso Zanon (Unijuí).

A abertura do evento foi feita pelo professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do PPGEC, que ressaltou a importância de discutir as mudanças constantes no setor da Educação, buscando entender sua relevância e inserção no contexto das mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio no Brasil. “Nós estamos, neste ano, comemorando 28 anos do PPGEC e temos um grande desafio de pensar e tematizar as grandes questões que estão implicadas no mundo do trabalho e sobretudo refletir e entender como estão relacionadas essas mudanças do mundo do trabalho com a educação e as reconfigurações do Ensino Médio. 

Participaram do debate ainda, os convidados: Ms. Lucas Santiago Costa, membro da Rede Pública Municipal e Estadual - SC; professor Dr. Alex Sander da Silva (Unesc); professor Dr. José Clóvis de Azevedo (IPA); professor Ms. Dinarte Belato (Unijuí); e professora Luisa Matter Follak - Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí. Cada um dos membros fez uma explanação a partir de suas experiências e estudos a respeito das questões relacionadas ao mercado de trabalho e à educação. 

Os convidados levantar, dentre inúmeras questões, o atual comportamento da sociedade em relação ao consumo, em que o foco está em priorizar mais o ter do que o ser. Além disso, o avanço tecnológico também foi levantado dentre as pesquisas realizadas, tendo em vista a supervalorização das tecnologias e a diminuição da valorização do humano e das próprias relações humanas, necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A série de webinars segue no mês de novembro, contemplando a temática “Educação e Bem Viver em Tempos Líquido-Modernos: desafios epistêmicos, éticos e políticos”, que acontece no dia 22 de novembro, às 19h; e a temática “Modernidade, Emancipação e Educação: sobre cultura e pseudoformação em tempos líquido-modernos”, que acontece no dia 29 de novembro, às 19h. Os dois próximos webinars podem ser acompanhados, ao vivo, no YouTube da Unijuí.


PPGEC promove Webinar sobre “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária”

Na última quarta-feira, 11 de outubro, foi realizado o nono encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, sobre a temática  Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

Este encontro foi coordenado e mediado pela professora doutora Eva Terezinha Boff, da Unijuí, e pelo professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participaram do debate a professora doutora Elza Maria Fonseca Falkembach; o professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC); a professora mestra Juliana Vani,  do Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza; e a professora doutora Jaqueline Moll.

Em sua fala inicial, o professor doutor Claudionei Vicente Cassol agradeceu o convite para mediar o Webinar e destacou a importância da temática abordada. “É importante que a gente compreenda o papel do professor, ele tem o propósito de garantir que o conhecimento socialmente construído seja adquirido pelas crianças e pelos adolescentes, mas também, enquanto direito, para todas as pessoas que desejam continuar aprendendo, esse é movimento da educação a vida toda. O momento em que estamos aqui desenvolvendo os webinars é importante, pois nos faz pensar  a partir das práxis, do nosso cotidiano e das nossas ações na escola e na universidade, e está envolvendo as pessoas”.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse:


Webinar promovido pelo PPGEC traz discussão sobre a Educação Superior em tempos líquido-modernos

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, o oitavo encontro do “Webinars – Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos Líquido-Modernos: interfaces entre Universidade e Escola”, em comemoração aos seus 28 anos de atuação. A série de debates é transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, tendo sequência até o mês de novembro.

O principal objetivo da atividade é compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar e de diferentes enfoques filosóficos, sociológicos e pedagógicos, os principais desafios implicados na docência em tempos líquido-modernos. 

Neste encontro, esteve em pauta a “Educação Superior em tempos líquido-modernos: qual finalidade?”, tema que foi debatido pelos doutores Fábio Pilatt (Unibalsas) e Sidinei Pithan da Silva (Unijuí, coordenador do PPGEC), e pelos mestres César Augusto Danelli (Unibalsas), Yoisse Velasco Rodrigues (Universidad Cooperativa de Colômbia) e Simone Simões Oliveira ( Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa – Ijuí).

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, fez a mediação do debate e, inicialmente, destacou o conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. “O conceito diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis e, numa analogia, são líquidas. Quem trabalha na educação tem testemunhado mudanças muito velozes nas duas últimas décadas, tanto com relação às relações sociais quanto aos valores e expectativas que a sociedade deposita sobre as instituições de ensino”, destacou.

Para conferir a discussão na íntegra, acesse o link abaixo. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro, às 19h, com o tema “Educação Escolar, Pedagogia Crítica e Emancipação: a cultura do diálogo e a práxis solidária na abordagem dos conteúdos escolares do Ensino Médio”.


PPGEC e cursos de Pedagogia, História e Letras realizam aula inaugural

Na noite desta terça-feira, 26 de setembro, foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e dos cursos de graduação em Pedagogia, História e Letras da Unijuí. A atividade foi realizada de forma presencial, no Centro de Eventos da Universidade, e contou com transmissão pelo canal do Youtube do Programa.

Durante a abertura do evento, a coordenadora dos cursos de graduação, professora Taíse Neves Possani, fez um agradecimento ao PPGEC pela oportunidade de os estudantes da licenciatura se inserirem nas discussões da noite, a partir do tema “Perversidade neoliberal e solidariedade formativa”.

O coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, destacou que estudantes do outro lado do País, nos Estados do Maranhão e do Mato Grosso, também acompanhavam as discussões. “A temática que debatemos durante esta noite é cara e muito importante, sobretudo pelo lugar que as humanidades ocupam na formação universitária. Foi um momento para darmos visibilidade a certas dimensões que são, muitas vezes, tematizadas no cotidiano”, destacou o professor.

A palestra ficou a cargo do psicanalista, doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP) e diretor da Escola de Psicanálise Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo, Francisco Carlos dos Santos Filho. A mediação foi realizada pela doutora e mestre em Filosofia (PUC-RS) e professora do PPGEC, Vânia Lisa Fischer Cossetin.

Para conferir a palestra, acesse este link.


PPGEC realiza primeira exibição do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”

No sábado, 23 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), realizou por meio do Grupo de Estudos Práxis: Educação, Docência e Sociedade, a exibição do filme “O Último Vagão”, através do “Projeto: Cinema e Educação em Debate”. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais que atuam no campo da pedagogia social. 

Para o primeiro encontro foi escolhido o longa, “O Último Vagão”, dirigido por Ernesto Contreras, que conta a história de Georgina, uma professora que dá aulas em um vagão de trem na zona rural do México. A personagem principal tem como objetivo fazer a diferença na vida de seus alunos e está disposta a abrir mão de sua própria trajetória, para que as crianças possam ter um futuro melhor. Ao longo da trama, também é contada a história de Ikal, um dos alunos que faz parte dessa jornada de aprendizado. 

Os principais objetivos do projeto envolvem a análise do potencial educativo do cinema, através de temas relevantes para a educação contemporânea, além de auxiliar um movimento de reflexão sobre a pesquisa em educação, tendo como seu principal vetor potencial o cinema,  e assim, poder compreender a dinâmica dos novos tempos sociais, por meio de análise do cinema.

O professor doutor e coordenador do PPGEC, Sidinei Pithan da Silva mediou o debate, com o auxílio das professoras Sandra Nunes Rosa, Anelise Rodrigues e Franciele Miriam da Rocha. O coordenador destacou pontos de relevância do projeto. “Temos a possibilidade de valorizar cada vez mais o trabalho dos educadores e das escolas, na nobre tarefa de educar, mas também podemos repensar nossas pedagogias, tendo em vista a origem social e cultural dos estudantes”. O coordenador ainda complementou. “É importante que possamos nos reunir para dialogar sobre cinema, e a partir de algumas obras cinematográficas, nos aproximar de diferentes sujeitos sociais para conversarmos sobre o mundo em que vivemos, nossa condição humana e nossos desafios educacionais”, disse. 

De acordo com o professor, Sidinei Pithan da Silva, o próximo encontro do “Projeto: Cinema e Educação em Debate” contará com a participação de mais estudantes do Ensino Médio e graduação. “Lembro que o evento não interessa apenas à pós-graduação, mas a todos que tenham interesse pela educação e pela docência. Sob este aspecto, a abordagem de Mario Osorio Marques nos inspira, ajudando-nos a pensar na educação como forma de interlocução e reconstrução de aprendizagens na interface da intercomplementaridade das ciências”, finalizou. 


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