Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

PPG em Educação nas Ciências inicia seleção para o Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí lançou na segunda-feira, 12 de setembro, o edital para seleção de estudantes para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições estão abertas até 15 de novembro e podem ser realizadas pelo endereço unijui.edu.br/ppgec

Para este processo seletivo, estão sendo ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 15 para o Doutorado. Criado em 1995, o PPGEC conta atualmente com três linhas de pesquisa: Currículo e Formação de Professores; Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação e Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais.

“O programa é destinado a profissionais liberais e demais profissionais que têm interesse no tema da Educação, que possam constituir a continuidade dos seus estudos em nível de Mestrado ou Doutorado e, também, para todos os educadores que têm interesse em aprofundar os seus estudos na área. O PPG permite que os estudantes formados participem do mais alto nível de reflexão acerca do conhecimento, da sociedade contemporânea, da educação e, sobretudo, possam colaborar com o desenvolvimento da sociedade brasileira e latino-americana”, explicou o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, professor doutor Sidinei Pithan da Silva. 

Para Pithan, um dos principais diferenciais do estudante de Pós-Graduação em Educação nas Ciências é, sobretudo, a sua vinculação com o tema das humanidades. “A grande marca da Unijuí é a qualidade e pluralidade de saberes que constituem as humanidades e que permitem aos estudantes situar-se no mundo contemporâneo, compreender suas principais problemáticas, e no interior dessa confluência de saberes, pensar os processos educativos e a sua significância para sociedades ampliadas”. O programa também conta com oportunidades de intercâmbio para o exterior por meio de parceria com Universidades em diversos países.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0420 - Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo da seleção.


Encontro Nacional de Educação é aberto oficialmente nesta terça-feira

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, a abertura oficial do XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), que acontece em paralelo com o II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. Os eventos estão sendo realizados de modo colaborativo, no formato híbrido, e seguem com programação até 15 de setembro. 

Os eventos marcam os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí e contam com a temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”. Por meio deles, busca-se constituir um espaço para problematizar questões sociocientíficas; a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Além disso, o objetivo é contribuir com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresentar alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão.

A organizadora geral, Maria Cristina Pansera de Araújo, destacou em sua fala a cooperação dos participantes para a realização dos eventos e a importância dos temas. “A articulação de quatro eventos e temas básicos e essenciais para a formação docente, desenvolvimento de currículo, educação popular e teorias pedagógicas, são as nossas linhas de pesquisa e articulam muitos trabalhos em diálogo interinstitucional e internacional”.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, professor Sidinei Pithan da Silva, os eventos possibilitarão a construção de perspectivas para pensar a Educação. “As temáticas são muito importantes e envolvem questões das tecnologias; do gênero e trabalho docente; das questões étnico-raciais; do problema da formação de professores em um cenário de empresariamento; dos temas principais que envolvem a educação profissional e tecnológica; das grandes discussões que tocam e atravessam o problema do trabalho do currículo integrado e as questões que também dizem respeito ao ensino de Ciências. Essa escolha, por denominar o evento como Temas Urgentes na Educação, desafia todos nós”.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou a diversidade presente. “Este evento trabalha e se materializa por instituições parceiras, por programas de Pós-Graduação, por observatório e por rede. Quando colocamos um evento para discutir temas urgentes na educação contemporânea, temos a diversidade, de fato, de temas, que vamos ter o prazer de acompanhar nestes três dias”.

Programação

O primeiro dia da programação conta com a palestra sobre “Temas Urgentes na Educação Contemporânea” e com mesas temáticas sobre Gênero e Trabalho Docente, Questões Étnico-Raciais na Educação e Tecnologias da Educação.

O dia 14 iniciará com reunião da Rede Internacional em Estudos Culturais (Riec) e seguirá com apresentações de trabalhos e duas mesas temáticas: Trabalho e Currículo Integrado e Ensino de Ciências. E no dia 15, último dia dos eventos, seguem as apresentações de trabalhos. Haverá palestra sobre a “Formação de professores no cenário de empresariamento da educação”; Lançamento do Observatório de Currículo Integrado e mesa temática sobre Educação Profissional e Tecnológica no RS. 

A transmissão está ocorrendo pelo canal da Unijuí no Youtube e pode ser acompanhada também no Centro de Eventos da Universidade. 

Os eventos estão sendo realizados pelo PPGEC da Unijuí em parceria com diversos cursos de pós-graduação e instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).


XXII Enaced marca os 27 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

Na próxima semana, durante os dias 13, 14 e 15 de setembro, serão realizados o XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. Os quatro eventos irão ocorrer simultaneamente, de forma online, com o objetivo de marcar os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. 

Baseados na temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”, os eventos buscam constituir espaços para problematização de questões sociocientíficas. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos e visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.

Interessados em participar, sem submissão de trabalho, podem realizar a inscrição até o dia 13 de setembro, pelo site unijui.edu.br/eventos, onde consta a programação completa. O valor de investimento é de R$ 35 e a carga horária total do evento é de 40 horas.

Para mais informações, entre em contato com a Comissão Organizadora, através do e-mail enacedesiepec@unijui.edu.br ou com a Central de Eventos da Unijuí, pelo telefone 55 3332 0200 - Ramal 3600.

Realização e apoio

Os eventos são promovidos pelo PPGEC da Unijuí, com co-promoção de diversos cursos de Pós-Graduação e Instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL); Instituto Federal Farroupilha (IFFAR); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT); Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica; Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias; e Rede de Investigação na Escola (RIE). Também são parceiros na realização a Universidad Pedagógica Nacional, da Colômbia, e a Universidade do Minho, de Portugal. 


PPGEC promove aula magna com discussão sobre Ética e Educação

Na tarde desta sexta-feira, 2 de setembro, foi realizada a aula magna do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. O evento aconteceu no Centro de Eventos e contou com palestra do professor sênior Paulo Rudi Schneider, mestre e doutor em Filosofia, que também recebeu para o encontro ex-alunos, colegas e familiares.

“É uma satisfação estarmos promovendo este evento e, principalmente, recebendo o professor Paulo Schneider. É um privilégio ouvi-lo novamente sobre temas tão relevantes, como a ética, a educação, a formação humana e a reflexibilidade”, destacou o coordenador do PPG em Educação nas Ciências, Sidinei Pithan da Silva.

Com transmissão pelo Google Meet, a aula magna tratou do tema “Ética e educação: o lugar da reflexividade na formação universitária”, com mediação da doutora e mestre em Filosofia, professora no Programa, Vânia Lisa Fischer Cossetin. 

O professor Paulo Schneider falou da honra em participar do encontro e de estar à frente de um debate que trata das questões educacional e civilizacional. “É sempre importante trabalharmos os fundamentos da nossa civilização, que a gente sempre reitera nas nossas discussões, para que tenhamos a certeza de que lado estamos. Sem essa recordação, nos perdemos nas inúmeras ofertas que existem nesse cada vez mais rápido mundo”, afirmou. 


Aula magna do PPG em Educação nas Ciências acontece na próxima sexta-feira

Na sexta-feira, dia 2 de setembro, será realizada a aula magna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. O evento terá início às 14h, no Centro de Eventos, com transmissão pelo Google Meet.

Para trabalhar o tema “Ética e educação: o lugar da reflexividade na formação universitária” foi convidado e doutor e mestre em Filosofia, Paulo Rudi  Schneider, professor sênior do PPG em Educação nas Ciências. Será mediadora a doutora e mestre em Filosofia, professora no Programa, Vânia Lisa Fischer Cossetin.


Unijuí é representada no Congresso Nacional de Editores de Periódicos da Educação

Entre os dias 16 e 18 de agosto, foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o III Congresso Nacional de Editores de Periódicos da Educação (Coneped), promovido pelo Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (Fepae), que contou com a participação de profissionais de todo o Brasil. 

A professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, editora da revista Contexto&Educação da Unijuí, esteve presente no evento e participou das discussões sobre os desafios da edição científica no Brasil: produção e circulação de conhecimentos; indexação de periódicos (Scielo, Scopus, Web of Science); Qualis Capes; Ciência Aberta e periódicos; desfinanciamento, ética e sustentabilidade e colaboração na América Latina.

Foram três dias de debates intensos, colaboração, estabelecimento de parcerias e solidariedade entre os editores que trocaram muitas experiências para que todos os periódicos sejam reconhecidos, tanto nacional quanto internacionalmente.


Doutorado em Educação nas Ciências abre vaga com bolsa Prosuc/Capes

Nesta sexta-feira, 19 de agosto, iniciam-se as inscrições para o preenchimento de uma vaga no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, que conta com bolsa Prosuc/Capes. Interessados têm até o dia 8 de setembro para se inscrever pelo endereço unijui.edu.br/ppgec.

A vaga está ligada à linha de pesquisa “Educação popular em movimentos e organizações sociais”, que investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares. O candidato selecionado desenvolverá o projeto de pesquisa “Educação e políticas-digitais na escola e na universidade: novos paradigmas para pensar a cultura e a formação de professores no cenário líquido-moderno”, que busca contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no âmbito da cultura e da formação de professores num contexto de transição sócio-histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida.

O processo seletivo compreende avaliação do currículo lattes, do projeto e do memorial reflexivo, finalizando com entrevista. Conforme consta no edital, é vedada a participação de estudantes que já estejam matriculados no curso de doutorado da Unijuí.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Programa, pelo telefone  (55) 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


Egressa do Minter em Educação nas Ciências lança livro

A egressa do Mestrado Interinstitucional em Educação nas Ciências – Minter Unijuí/Unibalsas, Ielma Silva Santos, lançou recentemente o livro “Casa das Marias e Rede de Apoio no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar”. A obra representa a sistematização dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado, intitulada “O impacto do atendimento oferecido na Casa das Marias e rede de apoio no enfrentamento da violência doméstica”, orientada pelas professoras doutoras Maria Simone Vione Schwengber e Fabiane da Silva Prestes.

A obra propõe reflexões sobre direito, solidariedade e compromisso com a vida humana. Dessa forma, apoia-se em aportes teóricos da área da educação, sustentando suas análises na legislação brasileira, a fim de reconhecer e interpretar uma realidade perversa que atinge inúmeras mulheres e deixa marcas no corpo e na alma. 

A partir de um ambiente acolhedor e humano – Casa das Marias, organização não governamental situada em Balsas/Maranhão -, a autora demonstra o empoderamento das mulheres atendidas pela rede de apoio. Nesse contexto, a autora aposta na educação como precursora para uma mudança cultural, que supera a aplicação dos dispositivos legais, por meio da consciência coletiva de respeito, solidariedade e igualdade.

A egressa considera que não se trata apenas de um livro, mas, sim, de uma opção sensível de dar voz às “Marias” por meio da socialização de suas narrativas de vida, cujas experiências contribuirão para o conhecimento das causas do ciclo da violência e do caminho percorrido para a sua superação.

Para ter acesso à obra, basta acessar este link.


PPG em Educação nas Ciências abre duas vagas com Taxa Capes para o Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí lançou novo edital, em edição complementar, para o preenchimento de duas vagas, com Taxa Capes, no curso de Doutorado. Interessados têm até o dia 3 de agosto para se inscrever, acessando unijui.edu.br/ppgec.

As vagas estão concentradas na Linha de Pesquisa 3 - Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais, que investiga as concepções e as práticas de educação em movimentos sociais, em organizações de solidariedade e em espaços escolares.

Uma das vagas está ligada ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Educação e políticas-digitais na escola e na universidade: novos paradigmas para pensar a cultura e a formação de professores no cenário líquido-moderno”. Esta pesquisa pretende contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no âmbito da cultura e da formação de professores num contexto de transição sócio-histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida. 

A segunda vaga é destinada ao desenvolvimento do projeto de pesquisa “Por uma educação da não violência dos corpos: políticas-digitais feministas vão à escola e à universidade”. Esta pesquisa agrupa temas movidos pela vontade de fazer uma educação da “não violência” dos corpos, do gênero, das sexualidades, da raça e da classe. Esses são os eixos que compõem a proposição de investigação como tentativa de um tensionamento social que reconheça a centralidade das violências sobre algumas vidas, ou melhor, com alguns corpos.

Inscritos no processo seletivo vão passar por seleção, composta por avaliação do currículo lattes, avaliação do projeto, avaliação do memorial reflexivo e entrevista.

Mais informações podem ser conferidas no edital, disponível na página do programa, ou obtidas pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331 e pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.




PPG em Educação nas Ciências está com inscrições abertas para estudante eventual

Até o dia 29 de julho, estão abertas as inscrições para estudantes eventuais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. Interessados podem preencher o formulário neste link e devem, na sequência, encaminhar o documento para o endereço poseduca@unijui.edu.br.

Conforme consta na página do programa, em unijui.edu.br/ppgec, o candidato pode optar pelas seguintes disciplinas: Docência na Educação Superior; Educação, autoridade e transmissão; A pesquisa educacional com ênfase na abordagem histórico-cultural; A desigualdade no Brasil pelo viés da arte, da literatura, da imagem e do cinema; Complexidade e saberes transdisciplinares na educação popular; Epistemologia e educação; História, memória e direitos humanos; e Política e educação. 

O Programa disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado, de acordo com os critérios de aceitação do professor, num total de até 12 créditos por estudante. A lista de selecionados será divulgada no dia 2 de agosto e as matrículas serão realizadas de 3 a 5 de agosto. As aulas estão previstas para iniciar no dia 8 de agosto.

Mais informações pelo telefone 55 3332-0420 – Ramal 3331, pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br ou pela página unijui.edu.br/ppgec, onde consta o edital completo.


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