Modelagem Matemática

Modelagem Matemática promoveu Seminário de apresentação de Projetos de Tese

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ promoveu o Seminário de Apresentação e Defesa dos Projetos de Tese, no dia 14 de novembro, no Auditório do DCEEng com a participação de estudantes e professores do Programa. 

Esse Seminário tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos estudantes do Doutorado, com vistas a avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico e evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.

Foram apresentados os seguintes Projetos de Tese:

Redes Neurais Artificiais na Simulação da Produtividade e Qualidade de Grãos de Aveia com Otimização via Algoritmos Genético das Doses de Nitrogênio e Regulador de Crescimento

Doutorando: Anderson Marolli

Professor Orientador: Dr. José Gonzalez da Silva 

 

Fuzzy, Redes Neurais Artificiais e Neuro-Fuzzy na Simulação da Produtividade do Trigo com Otimização de uso do Nitrogênio via Algoritmos Genéticos nas Condições Fenológicas e Ambientais.

Doutoranda: Ana Paula Brezolin

Professora Orientadora: Dra. Fabricia Roos Frantz

 

Redes Neurais e Modelos Autorregressivos com Otimização por Enxame de Partículas no uso de Nitrogênio e Hidrogel à Produtividade e Qualidade da Aveia.

Doutorando: Osmar Bruneslau Scremin

Professor Orientador: Dr. José Antonio Gonzalez da Silva

 

Modelagem Matemática e Computacional em 3D da Hidrodinâmica e da Dispersão de Poluentes no Rio Passo Fundo.

Doutoranda: Neuza Terezinha Oro

Professora Orientadora: Dra. Airam Sausen

 

Obtenção das Principais Propriedades Mecânicas, Térmicas e Elétricas do Carbono para Implementar Dispositivos Sensores Eletrônicos usando a Modelagem Matemática.

Doutoranda: Ana Maria Rosinski Dutra

Professor Orientador: Dr. Luiz Antônio Rasia

 

Modelagem Matemática e Controle de um Robô Pneumático do Tipo Gantry para Aplicações Agrícolas em Estufas.

Doutoranda: Marcia Regina Maboni Hoppen Pörsch

Professor Orientador: Dr. Antonio Carlos Valdiero

 

Após a realização do Seminário, a Coordenação do Programa avaliou como muito positivo o momento de troca de experiências e contribuições para as pesquisas dos mestrandos e doutorandos.


Inscrições prorrogadas para o Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

As inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, Mestrado e Doutorado, foram prorrogadas até o dia 26 de novembro de 2017. São 25 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado.

O Programa, que possui uma área de concentração: Modelagem Matemática,  está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Capes e possui duas Linhas de Pesquisa, que são: 1) Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; e 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas. 

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital 05/2017, na página do Programa - http://www.unijui.edu.br/ppgmmOutras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 0205 ou (55) 3332-0200 – Ramal 3408.


Projetos da Pós-Graduação em Modelagem Matemática são aprovados em edital da SDECT/RS

Três projetos vinculados ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática da Unijuí foram contemplados com financiamento do Edital Pesquisador Gaúcho da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – Edital PqG 02/2017 – FAPERGS, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

O Edital tem o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuição significativa para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.

Foram 1.670 propostas de pesquisadores de 55 instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul que concorreram ao edital. Esta demanda constitui um recorde histórico, revelando claramente a alta demanda por recursos para a execução de projetos de pesquisa que há no Estado. Reflexo do grande número de doutores que estão atuando em instituições do RS.

Os projetos aprovados vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática estão ligados a três grupos de pesquisas distintos do Programa:

Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada

Projeto Contemplado: Simulação Para Predição Do Comportamento De Soluções De Integração De Aplicações Empresariais. Coordenador: Prof. Dr. Rafael Zancan Frantz

Grupo de Automação Industrial e Controle

Projeto Contemplado: Desenvolvimento e Validação de Modelos Matemáticos para Predição do Tempo de Vida de Baterias a partir de uma Plataforma de Teste (Testbed). Coordenador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen

Grupo de Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica

Projeto: Pesquisa em Mecatrônica Orientada aos Desafios da Sociedade. Coordenador: Prof. Dr. Antônio Carlos Valdiero

Os recursos serão destinados a apoiar despesas necessárias para a execução do projeto de pesquisa aprovado e que estejam dentre aquelas relacionadas as despesas de custeio e despesas de capital. 


Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática participa de evento nacional

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da Unijuí participaram do XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e o do VIII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais, nesse mês de outubro, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

As atividades realizadas nos eventos são de áreas inter multidisciplinares que têm por objetivos proporcionar um ambiente profícuo à interação entre professores, estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores e outros profissionais que tenham seu foco de interesse voltados para o desenvolvimento de aplicações em modelagem computacional e tecnologia de materiais.

O evento foi organizado pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ), com a colaboração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e foram realizadas no Teatro Municipal de Nova Friburgo e no Hotel Dominguez Plaza.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

Modelo Matemático de Variação da Concentração de Álcool na Corrente Sanguínea - Maiara Mentges, Aline Tampke Dombrowski, Ricardo Klein Lorenzoni, Saul Vione Winik e Antonio Carlos Valdiero.

Definição das Propriedades dos Materiais por Meio de Análise e Simulações Computacionais - Saul Vione Winik, Ricardo Klein Lorenzoni, Alex Vinicius Telöcken, Oleg A Khatchatourian, Manoel Osório Binelo, Maiara Mentges e Rodolfo França de Lima.

Simulação do Escoamento de Grãos de Soja Utilizando o MED em Simulações 3D e Quasi-2D - Ricardo Klein Lorenzoni, Saul Vione Winik, Maiara Mentges, Mauricio dos Santos Dessuy, Manuel Osório Binelo e Oleg A Khatchatourian.

Modelagem Matemática, Simulação Computacional e Validação Experimental de um Pêndulo Simples - Aline Tampke Dombrowski, Carla Luiza Rannov, Graciela Elizabeth Bönmann Bertolo, Rosângela Rommel Regner e Antonio Carlos Valdiero.

Desenvolvimento e Modelagem Matemática do Protótipo de um Servoposicionador Pneumático Simétrico para Aplicações de Baixo Custo - Paulo Marcos Flores, Maiara Mentges, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia.


Doutorando de Modelagem Matemática participa de evento internacional - XVI B-MRS Meeting

O doutorando em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, Renan Gabbi, participou do XVI B-MRS Meeting, encontro da SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, em Gramado (RS), em setembro, no centro de eventos da FAURGS.

Renan apresentou o trabalho ‘Computational Simulation of a Piezoresistive Graphite Sensor Element using Finite Element Method’, dos autores Renan Gabbi, Luiz Antônio Rasia, Patrícia Caroline Pedralli, Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva, Luciane Scarton e Antonio Carlos Valdiero.

O evento é dedicado à apresentação e discussão (em inglês) de avanços científicos e tecnológicos no campo dos materiais. Foram realizados diversos simpósios com temas de pesquisa em materiais, desde o estudo, fabricação e modificação de diversos materiais (polímeros, metais, compósitos, hidrogéis, nanomateriais, biomateriais) até usos nos segmentos de energia, aeronáutica, saúde, eletrônica, bioeletrônica, fotônica, plasmônica, fotocatálise e diversas indústrias.

Pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior submeteram resumos de seus trabalhos para apresentação oral ou em forma de pôster, o qual contou com 1.400 participantes e com representação de 26 países.

O evento também apresentou diversas palestras, nas quais pesquisadores abordaram assuntos de grande impacto científico e social e mostrando resultados na fronteira do conhecimento. 


Mestrando em Modelagem Matemática participa do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática, Saul Vione Winik, representou a Unijuí no 45º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, no mês de setembro, em Joinville/SC. Saul apresentou o trabalho ‘Da teoria à prática: Implementação de experimentos práticos de resfriamento no ensino da matemática aplicada’, produzido em conjunto com Ricardo Klein Lorenzoni, Antonio Carlos Valdiero e Carla Rannov.

O evento COBENGE debateu nos últimos anos filosofias e paradigmas do processo de ensino e aprendizagem de Engenharia e Tecnologia. A Engenharia é uma área intimamente ligada à atualização contínua e à busca por inovações. Quer-se então inovar também na forma de transmissão e criação do conhecimento com um olhar de inovação. 


Modelagem Matemática participou de evento nacional sobre Matemática Aplicada e Computacional

Evento foi realizado em São José dos Campos/SP, entre 19 e 22 de setembro.

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ participou do XXXVII CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que foi realizado no Parque Tecnológico da UNIFESP e FATEC, em São José dos Campos (SP), no período de 19 a 22 de setembro de 2017. Apresentaram trabalhos, alunos e professores do Programa.

 

O evento é considerado o mais importante encontro em Matemática Aplicada e Computacional do País, no qual são discutidos trabalhos em andamento, são divulgados resultados de pesquisa, sendo também possível conhecer a produção científica em matemática e áreas afins das principais instituições nacionais.

Neste ano o evento contou com expressiva participação de pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. No CNMAC foram apresentados Minicursos, Minissimpósios, Conferências, Sessões Técnicas de Comunicações, Sessões Especiais dedicadas à Iniciação Científica e ao Ensino, Exposições e Mesas Redondas. Durante o CNMAC, foi entregue o Prêmio Beatriz Neves para Iniciação Científica e o Prêmio de Pós-Graduação da SBMAC, nas categorias de mestrado e doutorado, que é denominado Prêmio Odelar Leite Linhares.

A UNIJUÍ apresentou os seguintes trabalhos: 

  1. Validação Experimental do Modelo Matemático do Sistema de Adubação a Taxa Variável incluindo a Dinâmica do Atrito.

Carla Luiza Rannov,Mauricio da Silva Pinto, Ronei Osvaldo Ziech, Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia. 

  1. Modelagem Matemática e Validação Experimental do Ângulo de Repouso dos Grãos de Aveia.

Ricardo Klein Lorenzoni, Saul Vione Winik, Eliezer José Balbinot, Maurício dos Santos Dessuy. 

  1. Modelagem Matemática da Transferência de Calor em Silos de Soja.

Fabricio Rech,Manuel Osório Binelo, Oleg Khatchatourian. 

  1. Modelagem Matemática de um Protótipo de Atuador Linear sem Haste com acionamento pneumático.

Paulo Marcos Flores,Antonio Carlos Valdiero, Luiz Antonio Rasia. 

  1. Análise de Desempenho do Fluxo de Ar em Armazéns Graneleiros.

Vanessa Faoro, Oleg Khatchatourian, Manuel Osório Binelo. 

  1. Modelagem Matemática de um Segmento Ramificado de uma Rede de Distribuição Primária de Energia Elétrica.

Andressa Tais Diefenthäler, Ana Júlia S. Silva, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Estimativa de adaptabilidade e estabilidade em cultivares de aveia à produtividade e preferência à pulgões.

Douglas Cezar Reginatto, Anderson Marolli, Rubia Mantai, Eldair Fabricio Dornelles, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, José Silva. 

  1. Regressão à eficiência técnica, econômica e de estabilidade do nitrogênio em aveia.

Douglas C. Reginatto, Eldair F. Dornelles, Anderson Marolli, Luana Henrichsen, Ari H. Scremin, José Silva. 

  1. Busca de Padrões utilizando Algoritmos de Mineração de Dados no Setor Elétrico.

Luciano Antonio Destefani, Leonardo Bressan Motyczka, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Modelagem Matemática do Processo de Aeração em Silos Verticais.

Saul Vione Winik,Ricardo Klein Lorenzoni, Ricardo Neutzling. 

  1. Modelagem Matemática Aplicada ao Reposicionamento de Coordenadas GPS em Sistemas de Localização.

Leonardo Bressan Motyczka, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Modelagem Matemática da Equação Diferencial Homogênea de Ordem 1 do Resfriamento da Água.

Saul Vione Winik, Ricardo Klein Lorenzoni, Antonio Carlos Valdiero, Bruno Pich, Leonardo Viera. 

  1. Análise Comparativa de Modelos Analíticos para a Predição do Tempo de Vida de Baterias sob o mesmo Cenário de Simulação considerando Correntes de Descargas Variáveis.

Julia Giehl Zart, Douglas Joziel Bitencourt Freitas, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Redução dos Mecanismos de Reações por Combinação dos Métodos DRGEP e Engajamento.

Angela P. Spilimbergo, Viktor G. Krioukov, Marina V. Nikandrova. 

  1. Identificação de Sistemas Aplicada à Predição do Tempo de Vida de Baterias de Li-Po Utilizadas em Dispositivos Móveis

Douglas Joziel Bitencourt Freitas, Julia Giehl Zart, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Modelagem Matemática do Tempo de Vida de Baterias de Lítio Íon Polímero a partir do Modelo Elétrico para Predizer Runtime e Características V-I.

Suelen Cibeli Wottrich, Marcia de Fatima Brondani, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Estimação dos Parâmetros do Modelo para Predizer Runtime e Características V-I de uma Bateria utilizando Algoritmo Genético.

Marcia de Fatima Brondani, Airam Sausen, Paulo Sausen, Manuel Osório Binelo. 

  1. Otimização do Sistema de Aeração em Armazém Graneleiro Horizontal.

Vanessa Faoro, Oleg Khatchatourian, Manuel Osório Binelo, Nelson Toniazzo. 

  1. Estudo dos Efeitos das Propriedades Morfológicas Sobre o Escoamento de Grãos de Aveia.

Eliezer José Balbinot, Manuel Osório Binelo, Oleg Khatchatourian, Rodolfo França de Lima. 

  1. Análise da Superfície de Resposta sobre o Uso do Biopolímero Hidrogel no Sistema Soja/Aveia.

Adriana Kraisig, Osmar B. Scremin, R. Mantai, A. Marolli, Ângela T. W. de Mamann, Ana P. Brezolin, Ari H. Scremin, José Silva. 

  1. Lógica Fuzzy na Simulação da Produtividade de Trigo por Nitrogênio e Hidrogel

Ângela Teresinha Woschinski De Mamann, Ana Paula Brezolin, Ari Higino Scremin, Douglas Cezar Reginatto, Luana Henrichsen, Eldair Fabricio Dornelles, Osmar Bruneslau Scremin, José Antônio Gonzalez da Silva. 

  1. Modelagem Matemática de um Segmento da Rede Primária de Distribuição de Energia Elétrica utilizando o Modelo PI.

Ana Júlia Santos da Silva, Paulo Sausen, Airam Sausen. 

  1. A Simulação da Produtividade de Aveia em Condições Reais de Cultivo Utilizando a Teoria dos Conjuntos Fuzzy.

Osmar Bruneslau Scremin, Rubia Mantai, Ana P. Brezolin, Anderson Marolli, Ari H. Scremin, Douglas C. Reginatto, Luana Henrichsen, Eldair F. Dornelles, Ângela T. W. de Mamann, José Silva. 

  1. Proposição de um Modelo Híbrido a partir do Modelo Elétrico para Predizer Runtime e Caraterísticas V-I.

.Luana Fransozi Meireles, Airam Sausen, Paulo Sausen. 

  1. Aplicação de Balanceamento de Carga Computacional na Simulação de Irrigação de Solos.

Pablo José Pavan, Edson Luiz Padoin. 

  1. Processamento Paralelo na Determinação da Curva de Resfriamento da Água pelo Método de Procura em Rede.

Andressa Tais Diefenthäler,Peterson Cleyton Avi, Edson Luiz Padoin. 

  1. Aplicação de Balanceamento de Carga em Modelos Computacionais.

Vinicius Ribas Samuel Santos, Ana Karina Morales Machado,Pablo José Pavan, Edson Luiz Padoin. 

  1. Determinação da Curva de Aquecimento de um Condutor de Cobre Utilizando o Método de Procura em Rede.

Eduardo Reiner Daniels, César Krisczum Junior, Ana Júlia S. Silva, Peterson Cleyton Avi 

  1.  Regressão na Eficiência de Uso de Nitrogênio em Aveia pelo Biopolímero Hidrogel

Luana Henrichsen, Ari Higino Scremin, Eldair Fabricio Dornelles, Adriana Kraisig, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Ana Paula Brezolin, Douglas Cezar Reginatto, José Antônio Gonzalez da Silva

  1.  Melhorando o Desempenho da Computação de Estênceis em GPUs

Ricardo Klein Lorenzoni, Matheus da Silva Serpa, Edson Luiz Padoin, Philippe Olivier Alexandre Navaux) - Desenvolvido em parceria com a UFRGS. 

  1.  Modelagem Matemática de Propulsores Eletromecânicos utilizando os Estimadores Gauss-Newton e Levenberg-Marquardt.

Caroline Luft, Manuel Martín Pérez Reimbold, Dionatan Breskovit de Matos, Eduardo Post, Ivan Paulo Canal, Nelize Fracaro.

 


Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado até o dia 12 de novembro. São 25 vagas para o Curso de Mestrado e 10 vagas para o Curso de Doutorado. 

A documentação necessária e as etapas do processo seletivo, assim como outras informações, estão disponíveis no Edital 04/2017, disponível na página do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática – Mestrado e Doutorado ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br. 

O Programa possui a área de concentração Modelagem Matemática, está inserido na Área de Avalição Interdisciplinar da Capes e possui duas Linhas de Pesquisa: 1) Modelagem Computacional, Otimização e Controle de Sistemas e 2) Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas.

 


Professor colombiano realiza Seminário para a Ciência da Computação e a Modelagem Matemática

O Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), em conjunto com o Curso de Ciência da Computação e o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ, receberam, no dia 19 de junho, a visita do professor colombiano José Joaquim Bocanegra García, que desenvolve seus estudos de doutorado na Pontificia Universidad Javeriana, em Bogotá, Colombia. Durante a visita, o professor José ministrou um seminário aos bolsistas do grupo GCA que também foi aberto aos cursos de graduação e pós-graduação. O seminário abordou o desenvolvimento de sistemas de software dirigidos por modelos e sensíveis ao contexto. Durante sua visita, foi também discutido possibilidades de colaboração em pesquisa e mobilidade de alunos entre o grupo de pesquisa colombiano e o PPGMM/GCA. 

                   


Modelagem Matemática abre inscrições para alunos especiais

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho de 2017, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática.

                        

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática – Curso de Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ divulgou edital para admissão de Alunos Especiais para o segundo semestre de 2017. O edital com todas as informações está disponível no site do Programa: http://www.unijui.edu.br/ppgmm

As inscrições poderão ser feitas até 19/07/2017 na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, no Prédio do DCEEng, Campus Ijuí, em horário de expediente, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, ou poderão ser enviadas até dia 19/07/2017, por SEDEX para o seguinte endereço:

UNIJUÍ - DCEEng/Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Modelagem Matemática, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, Bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS

A documentação para a inscrição compreende:

- Curriculum Vitae modelo lattes CNPq, com cópia dos comprovantes;

- Requerimento de Inscrição (formulário disponível no site e na secretaria do Programa);

- Cópia do diploma e histórico escolar da Graduação (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Mestrado; ou Cópia do diploma e histórico da Graduação e do Mestrado (autenticados) em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no Curso de Doutorado.

- Cópia do CPF; Identidade; Certidão de Nascimento/Casamento;

- Uma (01) foto 3x4, recente.

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados para ingressarem no Programa, como aluno especial, será feita no dia 24 de julho de 2017, na secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, pelo telefone: 55-3332-0205 ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br.

Já a matrícula dos alunos selecionados deverá ser feita no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2017, na Secretaria Acadêmica da UNIJUÍ, (Prédio da Biblioteca Mário Osório Marques), campus Ijuí, no horário de expediente (no turno da manhã e tarde). A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado, no prazo indicado, implicará na perda da vaga.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, pelo telefone: 55-3332-0205 ou pelo e-mail: ppgmm@unijui.edu.br ou no site: http://www.unijui.edu.br/ppgmm, no link formulários e editais.