Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Modelagem Matemática

Inscrições para o mestrado e doutorado em Modelagem Matemática e Computacional encerram na segunda-feira

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) prorrogou, até a próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo para vagas remanescentes nos cursos de Mestrado e Doutorado. O ingresso é para o primeiro semestre de 2024. 

Conforme o edital disponível na página do Programa, estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 15 para o Mestrado e cinco para o Doutorado. Para fazer a inscrição, os estudantes interessados que querem ingressar devem acessar o site do PPGMMC e clicar aba “Processo Seletivo”. 

O candidato deve encaminhar documentação de identificação, histórico escolar de graduação; diploma de graduação ou atestado de conclusão do curso; curriculum vitae no formato lattes; Memorial Descritivo e questionário eletrônico. Os candidatos ao Doutorado devem encaminhar, ainda, histórico do mestrado e diploma de mestrado. Também devem encaminhar o projeto de pesquisa que contemple uma das linhas de pesquisas do programa, assim como ter aderência aos temas de pesquisas de um dos professores. 

Para o mestrado em Modelagem Matemática, o público-alvo é de portadores de diploma em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática. Já para o doutorado são portadores de diploma de mestre em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada e áreas afins. 

Mais informações sobre documentação exigida, edital e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática podem ser acessadas no site do PPGMMC, ou via contato com secretaria do Programa pelos telefones 55 3332 0205, ou 55 3332 0200 - Ramal 3408.






Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional oferta vagas complementares

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí está com processo seletivo complementar aberto. A seleção visa o preenchimento de vagas remanescentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2024. 

Conforme o edital disponível na página do Programa, estão sendo ofertadas 20 vagas, sendo 15 para o Mestrado e cinco para o Doutorado. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro, no site unijui.edu.br/ppgmmc.

O PPG em Modelagem Matemática e Computacional é destinado para profissionais das áreas de Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciência da Computação e/ou áreas relacionadas à Matemática, que tenham interesse em uma das três linhas de pesquisa do PPGMMC: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.

Para obter mais informações acesse a página unijui.edu.br/ppgmmc ou entre em contato com Secretaria do Programa pelos telefones 55 3332 0205, ou 55 3332 0200 - Ramal 3408.


Unijuí e Cambridge discutem colaboração na área de Cidades Inteligentes

Estudantes e professores do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí estiveram, recentemente, participando de uma primeira reunião com o grupo DC2 Digital Cities for Change, da Universidade de Cambridge, com o intuito de apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na temática das Cidades Inteligentes. 

O DC2 da Universidade de Cambridge é liderado pela professora doutora Jennifer Schooling e pesquisa temas relacionados a infraestruturas inteligentes e soluções baseadas em dados para auxílio na tomada de decisões com foco em Cidades Inteligentes. Um dos produtos mais recentes de pesquisa do grupo inglês é um framework que descreve as principais competências para liderar a inovação digital para a criação de valor público, por meio da digitalização responsável no ambiente urbano. Este framework atua nos estágios de planejamento, teste, incorporação e apoio. Além disso, fornece uma estrutura de entrega que se baseia na definição e na inter-relação entre tarefas, competências e funções. 

Através da colaboração dos grupos brasileiro e inglês, busca-se aplicar este framework no município de Santa Rosa a fim de colaborar com seu planejamento urbano, gestão baseada em dados e em seus processos digitais. Na Unijuí, este trabalho será coordenado pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, a partir da pesquisa da doutoranda Taís Arenhart. Segundo o professor Sandro, uma agenda de reuniões está sendo planejada para os próximos meses e deve envolver colaboradores da Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Existe um elo de ligação entre o GCA e a Prefeitura de Santa Rosa, por meio do Projeto Smart LiveLab, implantado no município. 

Também participaram desta reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo da Prefeitura de Santa Rosa, Odaylson Eder; os professores Rafael Z. Frantz e Fabricia Roos-Frantz; os doutorandos da Uniuí Luciana Machado Cardoso e Taís Arenhart; e os pesquisadores da Universidade de Cambridge, doutores Viviana Angely Bastidas Melo, Kwadwo-Oti Sarpong e Carlos Molina Jimenez.


PPGMMC desenvolve atividades de colaboração internacional junto à Universidade de los Andes

Eldair Fabricio Dorneles (estudante de doutorado do PPGMMC), Mailson Teles Borges (estudante de mestrado), Prof. Dr. Rafael Z. Frantz (PPGMMC), Prof. Dr. José Bocanegra Garcia (Uniandes) e Prof. Dr. Sandro Sawicki (PPGMMC)

Entre os dias 6 e 12 de novembro, o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da Unijuí realizou uma missão de trabalho junto à Universidade de los Andes (Uniandes), em Bogotá, na Colômbia. A visita teve como objetivo fortalecer e ampliar a relação de colaboração entre as duas universidades, que já vêm trabalhando com conjunto há alguns anos. 

Os professores do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí, doutores Rafael Z. Frantz e Sandro Sawicki, foram recebidos pela decana da Faculdade de Engenharia, professora doutora Rubby Casallas e pelo diretor do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação, professor doutor Mario Sánchez, além do professor doutor José Bocanegra, com o qual há um longo histórico de colaboração internacional já estabelecido. Estão também realizando sanduíches de pesquisa junto à Uniandes, sob orientação do prof. José, os estudantes do PPGMMC: Eldair Fabricio Dornelles (doutorando) e Mailson Borges (mestrando). 

Durante sua visita, o professor Rafael destacou o histórico de colaborações entre a Uniandes e Unijuí, que vai além de uma relação entre professores. "Dentre essas colaborações, posso citar o acolhimento de alunos da pós-graduação em mobilidade internacional. Atualmente temos dois estudantes, um de mestrado e outro de doutorado, que realizam em Bogotá um sanduíche junto ao Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação e Construção de Software do professor José. Na Uniandes, estes alunos não só aprofundam o seu trabalho de investigação, como também vivem uma experiência cultural e social fundamental e complementar à sua formação como profissional e acadêmico. Durante a visita, realizamos uma reunião de avaliação destas mobilidades e ficamos positivamente surpreendidos com os progressos que têm alcançado e com os resultados científicos que estão sendo alcançados com a colaboração junto a Uniandes”, afirmou.

A visita serviu também para discutir a elaboração de um acordo de cooperação internacional a ser proposto e assinado por ambas as instituições de ensino, estabelecendo assim um marco formal para sustentar e ampliar os trabalhos de colaboração em desenvolvimento. 

Para o próximo ano, espera-se concluir também dois acordos de colaboração específicos que viabilizaram a dupla-titulação de dois doutorandos do PPGMMC junto à Uniandes e à Unijuí. Recentemente, o Grupo GCA teve um projeto de pesquisa em colaboração com a Uniandes aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada Universal. Com esse projeto estão previstas novas missões de pesquisa e trabalho entre as instituições, sendo que a próxima missão é uma visita do pesquisador colombiano José Bocanegra, no mês de junho de 2024. 

Os professores Rafael e Sandro também tiveram a oportunidade de visitar diversos espaços acadêmicos e alguns laboratórios da Uniandes ao longo da semana em que estiveram em Bogotá. O professor Sandro destacou “a qualidade dos laboratórios que colocam a Uniandes na vanguarda das grandes universidades internacionais”. Eles também conheceram alguns projetos com grande impacto positivo no ambiente social e no tecido empresarial de Bogotá. 

A visita finalizou com um encontro com dois outros professores colombianos, doutora Jacqueline Ramírez e doutor Juan Gabriel Perilla Jiménez, que ao longo de três anos residiram em Ijuí e desenvolveram suas pesquisas de doutorado junto ao Programa de Educação nas Ciências da Unijuí, com os quais os professores Rafael e Sandro mantém uma relação de amizade. 


Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada promove 9ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica

Na última sexta-feira, 27 de outubro, foi realizado o 9º Seminário de Formação Científica e Tecnológica, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí. O evento tem como principal objetivo criar um espaço de debate que possa contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos membros do grupo, e especialmente pelos estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí.

“O GCA, Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, atua predominantemente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional. E dentro do programa, temos os cursos de Mestrado e Doutorado, dos quais fazem parte vários egressos do curso de Ciência da Computação. No seminário, nós conseguimos compartilhar um pouco das pesquisas que estão sendo realizadas pelo Programa, incentivando que nossos estudantes sigam o caminho da pesquisa, ingressando primeiramente em nosso mestrado e, depois, no doutorado”, destacou o coordenador do PPG em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki.

Na sexta-feira pela manhã, foi realizado o workshop “Habilitando blockchains como Hyperledger Iroha, uma introdução”, pelo mestrando Eduardo Costa de Oliveira.

À tarde, os estudantes do PPG puderam falar sobre as suas pesquisas, começando pelos doutorandos. Carla Lisiane de Oliveira Castanho falou sobre “Identidade Digital descentralizada aplicada a Cidades Inteligentes”; Regis Rodolfo Schuch a respeito das “Soluções de integração descentralizadas para cidades inteligentes e sustentáveis”; e Dhileane de Andrade Rodrigues sobre “Ambientes de execução confiáveis como alternativa aos tradicionais terceiros confiáveis centralizados”. O curso de mestrado foi representado por Marcelo Maboni Hoppen, que discorreu sobre o “Modelo computacional para transmissão e geração de documentos que descrevem experimentos com animais no formato CEUA/Unijuí”; Mailson Teles Borges, que falou a partir do tema “Jabuti CE: A Tool for Specifying Smart Contracts in the Domain of Enterprise Application Integration”; e Mateus Diel Kuhn, que fechou a tarde falando sobre “IoT aplicado ao monitoramento de dados climáticos e de solo agrícola”.

À noite, a Unijuí recebeu o professor doutor Carlos Molina-Jiménez, que integra o Computer Laboratory da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde atua como pesquisador sênior. O convidado abordou o tema Ciudades Inteligentes y Sostenibles con Gobiernos Inteligentes, ou Cidades inteligentes e sustentáveis com governos inteligentes.

“Fico feliz em poder participar da 9ª edição deste seminário, promovido por um grupo de pesquisa consolidado, que lidera projetos importantes tanto para a nossa Instituição, quanto para a região. E todos os estudos estão, de alguma forma, vinculados ao tema abordado nesta noite. É uma satisfação, mais uma vez, receber o professor Carlos Molina-Jiménez, que desenvolve um conjunto de pesquisas com nossos professores e estudantes, e que vem compartilhar um pouco do seu conhecimento”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que participou da abertura da palestra.


Mexicano conta sua experiência como estudante na Unijuí

O Engenheiro de Computação, Arturo Dina Valente, escolheu a Unijuí para seguir seus estudos. Vindo da cidade de San Marcos, México, ele ingressou na Universidade por meio do edital de Estudantes Estrangeiros e hoje é mestrando de Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí.

Arturo iniciou seus estudos no PPGMMC em março de 2023. “É uma experiência muito legal, já estou adquirindo muito conhecimento em minha área. A Unijuí tem a estrutura necessária para desenvolver com maior sucesso minha pesquisa, pois estou encontrando tecnologias avançadas, que ainda são pouco exploradas no México”, destacou afirmando que seu objetivo é levar novos conhecimentos e aplicá-los para o desenvolvimento da sua cidade natal, bem como País. 

Para ele, ser intercambista é uma experiência única tanto pessoal como profissional. “Estou muito feliz por viver este momento, por conhecer um novo lugar e uma nova cultura. As comidas, as tradições, as pessoas. Sou grato por estar no Brasil e na Unijuí”, frisou Arturo. 

A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.

Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro. 


PPGMMC da Unijuí oferta vagas para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), da Unijuí, está com inscrições abertas, até 20 de novembro,  para o Mestrado e Doutorado. Os candidatos devem se inscrever de forma online, pelo site do programa. 

O curso de Mestrado tem duração de 24 meses. O Doutorado, por sua vez, tem duração de 48 meses. Neste edital, estão sendo oferecidas até 25 vagas para o Mestrado, e 10 para o Doutorado. Para participar do Programa de Pós-Graduação é necessário ser graduado ou mestre nas seguintes áreas: Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à matemática.

Os estudantes aprovados na seleção terão como objetivo em seus estudos, utilizar a modelagem matemática como temática principal em suas dissertações e teses, com o intuito de melhorar os processos produtivos, com foco no setor agroindustrial regional e nacional. Além disso, o PPGMMC forma profissionais para atuar no Ensino Superior e em empresas, nos cargos de docentes, pesquisadores e cientistas. 

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e  Doutorado é composto pela análise de currículo, memorial descritivo e proposta de trabalho, e por último, a entrevista . O resultado final da seleção será publicado no dia 04 de dezembro, no site do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional. 


Lançado edital para Estudante Eventual no PPG em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí lançou edital para a seleção de Estudante Eventual nos cursos de Mestrado e Doutorado. As datas diferem, de acordo com o bimestre e com a disciplina, e o candidato deve ficar atento no momento da inscrição. 

As inscrições para as disciplinas do 1º bimestre devem ser realizadas de 1º a 6 de agosto. São elas: Computação Científica; Tópicos Especiais: Sensores e Transdutores para Internet das Coisas; Métodos Numéricos para Cálculo e Iniciação à Pesquisa.

Já as inscrições para as disciplinas do 2º bimestre devem ser feitas de 1º de agosto a 30 de setembro. Conforme consta no edital, há vagas para Técnicas de Otimização Baseadas em Busca; Redes Neurais Artificiais; Equações Diferenciais Parciais e Tópicos Especiais em Engenharia de Software.

A inscrição deve ser realizada a partir do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no edital que pode ser acessado em unijui.edu.br/ppgmmc. Para inscrição, também são exigidos currículo modelo Lattes CNPq, com cópia dos comprovantes essenciais; diploma e histórico escolar da Graduação em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no curso de Mestrado; diploma e histórico de Graduação e Mestrado em áreas afins do Programa, para candidatos a vagas de disciplinas no curso de Doutorado; além dos documentos de identificação, como CPF, Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento/Casamento.

A divulgação dos nomes dos selecionados será realizada no dia 7 de agosto, para inscritos nas disciplinas do 1º bimestre, e no dia 3 de outubro, para inscritos nas disciplinas do 2º bimestre. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones (55) 3332-0205 ou (55) 3332-0200 - Ramal 3408.


PPG em Modelagem Matemática e Computacional abre vagas com bolsas para os cursos de Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí lançou editais com vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado. Interessados podem acessar a página do programa, em unijui.edu.br/ppgmmc, e se inscrever até o dia 30 de julho. 

Para o curso de Mestrado foram abertas duas vagas com bolsas de gratuidade Unijuí, que cobrem 50% do valor da mensalidade do curso, durante 24 meses.

Já para o curso de Doutorado foram abertas duas vagas no âmbito dos temas Cidades Inteligentes e Internet das Coisas. Serão concedidas duas bolsas de gratuidade 100%, com vigência de 48 meses, durante o período regular do curso.

Interessados devem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível na aba “Processo seletivo”. Os inscritos vão passar por análise do currículo e, depois, entrevista.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones (55) 3332-0205 ou (55) 3332-0200 - Ramal 3408.




PPG em Modelagem Matemática e Computacional oferece vagas para Doutorado Sanduíche

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí está com edital aberto para a seleção de estudantes para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). Estão sendo ofertadas duas bolsas de estudos, com duração de seis meses cada, totalizando 12 meses. Os componentes da bolsa de estudos para desenvolvimento do Doutorado Sanduíche no exterior são mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.

Para participar da seleção é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor; estar regularmente matriculado; ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência mínima em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. 

Demais informações podem ser conferidas no edital  VRPGPE 003/2023 que dispõe sobre a seleção. As inscrições podem ser realizadas até dia 3 de março,  junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0329 ou pelo e-mail: eri@unijui.edu.br.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.