Modelagem Matemática promoveu Seminário de apresentação de Projetos de Tese - Unijuí

Modelagem Matemática promoveu Seminário de apresentação de Projetos de Tese

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da UNIJUÍ promoveu o Seminário de Apresentação e Defesa dos Projetos de Tese, no dia 14 de novembro, no Auditório do DCEEng com a participação de estudantes e professores do Programa.

Esse Seminário tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos estudantes do Doutorado, com vistas a avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico e evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.

Foram apresentados os seguintes Projetos de Tese:

Redes Neurais Artificiais na Simulação da Produtividade e Qualidade de Grãos de Aveia com Otimização via Algoritmos Genético das Doses de Nitrogênio e Regulador de Crescimento

Doutorando: Anderson Marolli

Professor Orientador: Dr. José Gonzalez da Silva

Fuzzy, Redes Neurais Artificiais e Neuro-Fuzzy na Simulação da Produtividade do Trigo com Otimização de uso do Nitrogênio via Algoritmos Genéticos nas Condições Fenológicas e Ambientais.

Doutoranda: Ana Paula Brezolin

Professora Orientadora: Dra. Fabricia Roos Frantz

Redes Neurais e Modelos Autorregressivos com Otimização por Enxame de Partículas no uso de Nitrogênio e Hidrogel à Produtividade e Qualidade da Aveia.

Doutorando: Osmar Bruneslau Scremin

Professor Orientador: Dr. José Antonio Gonzalez da Silva

Modelagem Matemática e Computacional em 3D da Hidrodinâmica e da Dispersão de Poluentes no Rio Passo Fundo.

Doutoranda: Neuza Terezinha Oro

Professora Orientadora: Dra. Airam Sausen

Obtenção das Principais Propriedades Mecânicas, Térmicas e Elétricas do Carbono para Implementar Dispositivos Sensores Eletrônicos usando a Modelagem Matemática.

Doutoranda: Ana Maria Rosinski Dutra

Professor Orientador: Dr. Luiz Antônio Rasia

Modelagem Matemática e Controle de um Robô Pneumático do Tipo Gantry para Aplicações Agrícolas em Estufas.

Doutoranda: Marcia Regina Maboni Hoppen Pörsch

Professor Orientador: Dr. Antonio Carlos Valdiero

Após a realização do Seminário, a Coordenação do Programa avaliou como muito positivo o momento de troca de experiências e contribuições para as pesquisas dos mestrandos e doutorandos.