Direitos Humanos

Curso de Mestrado em Direitos Humanos está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Ingresso no Curso de Mestrado em Direitos Humanos, turma de 2018. As inscrições seguem até o dia 22 de novembro. 

São 20 vagas oferecidas para profissionais formados em Direito e áreas afins. O processo seletivo consiste na realização de uma Prova Escrita, Análise do Curriculum Lattes, Análise do Projeto Preliminar de Dissertação e Entrevista.

As inscrições podem ser feitas na página do programa. Para confirmar a inscrição o candidato deve entregar o projeto preliminar de dissertação; cópia autenticada do Diploma de Graduação ou do comprovante de conclusão do curso e do Histórico Escolar da graduação; curriculum vitae modelo Lattes CNPq documentado; uma foto 3x4; cópia dos documentos de identificação (CI, CPF e Registro Civil de Nascimento ou Casamento) e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O Curso de Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí é autorizado pela CAPES e recentemente subiu para o Conceito 4 na avaliação Quadrienal da CAPES. A carga horária é de 450 horas, com duração de 24 meses.

Mais informações na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito, pelo telefone 55 3332-0200 – Ramal 3510, pelo e-mail ppgd@unijui.edu.br ou ainda no Portal do programa www.unijui.edu.br/ppgd


Direitos Humanos e(m) Comunidade realiza primeira oficina

Com o objetivo de inserir conceitos sobre cidadania e democracia dentro do âmbito escolar, foi realizado na última terça-feira, dia 19 de setembro, a oficina intitulada “Diálogo aberto sobre democracia: exercício da cidadania” na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros. A conversa foi conduzida pela Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Luana Borchart e mediada pela Professora Jaqueline Roberto.

Luana explanou aos alunos sobre a importância do compromisso democrático, da participação e fiscalização na política. “Temos a intenção de trabalhar com esse pré eleitor para que sejamos capazes de mudar essa cultura de votar e achar que é o suficiente, queremos implementar no cotidiano de cada jovem o compromisso de ser cidadão em buscar informações corretas, acompanhando os políticos e o gasto público”, comenta.

                  

Os alunos foram instigados a compreender o compromisso democrático e, desde cedo, perceber a importância da cidadania ativa. Luana trouxe exemplos de sites que podem servir para fiscalização do orçamento público e do que está acontecendo nas questões políticas do Brasil.

Além dos conceito teóricos a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS convidou os alunos presentes para fazer parte da próxima sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí onde terão a possibilidade de acompanhar votações, fazer reclamações e presenciar o ambiente político do município. “O foco principal é alimentar a cultura da cidadania ativa, que possamos formar cidadão comprometidos com um todo, com senso de coletividade”, complementa Luana.

A atividade faz parte do termo de mútua cooperação -  Direitos Humanos e(m) Comunidade - da Subseção de Ijuí da OAB/RS através da comissão de Direitos Humanos e a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), através do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS). A oficina foi a primeira ação do convênio que visa à formação de um grupo de estudos, discussões e proposições com vistas ao exercício da cidadania.


Mestrado em Direitos Humanos abre inscrições para Alunos Especiais

O Programa de Pós-Graduação em Direito – Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ divulgou edital para admissão de Alunos Especiais, para o segundo semestre de 2017. O edital com todas as informações está disponível no site do Programa: www.unijui.edu.br/cursos/mestrado-e-doutorado/direitos-humanos 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 29 de junho, junto à Secretaria do Mestrado em Direito, no Prédio Beta do Campus Ijuí, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17 horas, mediante entrega da documentação exigida para a inscrição. 

                   

A divulgação da lista dos candidatos será feita até o dia 03/07/2017, no site do Programa de Mestrado em Direito:  http://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/direitos-humanos 

A matrícula dos alunos selecionados será realizada no dia 12/07/2017, na Secretaria Acadêmica, Prédio da Biblioteca Unijuí do Campus Ijuí, no horário de expediente (nos turnos manhã ou tarde). A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado, no prazo indicado, implicará na perda da vaga. 

Mais informações na Secretaria do Programa de Mestrado em Direito, pelo fone 55-3332-0200 Ramal 3510, pelo e-mail ppgd@unijui.edu.br  e no site do Programa.


Descongele suas ideias: música e literatura marcam o lançamento do Projeto

 
 

A comunidade ofereceu o seu apoio e agora as geladeiras estão recheadas com livros que vão ser disponibilizados ao público nesta quinta.


Leia mais...

Descongele suas ideias: Projeto estimula a leitura e a sensibilidade no campus Ijuí

 
 

Quem circular pelo campus pode ler enquanto estiver próximo a um dos locais das geladeiras e depois devolver o livro à geladeiroteca. 


Leia mais...

Livro: "O impacto das tecnologias nas vidas é a discussão mais importante nesse momento"

 
 

Professores do Mestrado em Direitos Humanos lançam, hoje, o livro “Direitos Humanos, Tecnologia e Sociedade”.


Leia mais...

“O Futuro do Estado de Direito” será tema de Seminário Internacional na Unijuí

 
 

O evento acontece de 26 a 28 de outubro no Salão de Atos do Campus Ijuí e também agrega a IV Mostra de Trabalhos Científicos.


Leia mais...

Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí divulga edital para Processo Seletivo

 
 

A Unijuí está disponibilizando 20 vagas para a turma 2017.


Leia mais...

Direitos Humanos, Cosmopolitismo e Democracia em debate na Unijuí

 
 

Confira o texto da professora Vera Raddatz, do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de Jornalismo da Unijuí:


Leia mais...

Mestrado em Direito abre inscrições para estudantes especiais

 
 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de junho, na Secretaria do Mestrado em Direito.


Leia mais...