Descongele suas ideias: Projeto estimula a leitura e a sensibilidade no campus Ijuí - Unijuí

Com o intuito de estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da Universidade, inicia, nesta quarta-feira, o Projeto Descongele suas Ideias.

Caracteriza-se pela implantação de geladeiras com livros em espaços públicos do campus da Unijuí. A ideia, já desenvolvida em outras cidades brasileiras, foi trazida para a universidade pela mestranda em Direitos Humanos Juliana Oliveira Santos e o projeto está adscrito ao Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, junto ao Programa de Pós- Graduação em Direito – Mestrado em Direitos Humanos e conta com o apoio da Unijuí.

O acervo público constitui-se de livros literários – inclusive infantis – e de diversas ciências e áreas como filosofia, sociologia, psicologia, educação, biologia, etc, exceto os livros didáticos. Quem circular pelo campus pode ler enquanto estiver próximo a um dos locais das geladeiras e depois devolver o livro à geladeiroteca. Se quiser continuar a leitura, pode retirá-lo e devolvê-lo no prazo de uma semana, mediante a assinatura de uma lista que está no congelador. A aposta é na responsabilidade e zelo de cada um.

A iniciativa fundamenta-se em quatro eixos: Gosto pela Leitura, Educação e Ser Humano, Sustentabilidade e Sensibilização para a Arte. O ato de lançamento do Projeto se dará de modo interativo com o público, que pode acompanhar a grafitagem das geladeiras no campus. O trabalho artístico será executado por Pedro Benjamin Ferreira da Silva – O Chimia – de Passo Fundo, que trabalha com este tipo de arte há dois anos e executou trabalhos recentemente em Aracaju. O grafiteiro vai trabalhar quarta e quinta nesta arte e participa no dia 17, quinta, das 16h às 17h, da terceira edição do NEIDH Café & Conversa, no bistrô Gasteiz Vitoria, do hall do prédio da biblioteca campus Ijuí.

O Projeto é coordenado pelos Professores Maiquel Wermuth e Vera Raddatz e Mestranda Juliana Santos.

Toda a comunidade pode contribuir com o projeto doando livros. As doações podem ser encaminhadas à Secretaria do Mestrado em Direitos Humanos, campus Ijuí.

Participe e Descongele suas ideias!