NEIDH realiza atividades durante o mês de novembro - Unijuí

NEIDH realiza atividades durante o mês de novembro

O Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos – NEIDH – que desenvolve suas atividades no Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ realizou duas atividades inseridas em sua programação para encerrar o mês de novembro: o NEIDH Café & Conversa e a Oficina Direitos Humanos e Cidadania.

Na última sexta-feira, dia 24, o NEIDH Café & Conversa recebeu a professora do Curso de Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, para uma conversa sobre a temática Publicidade e Consumo. O debate foi mediado pelo Professor Daniel Cenci.

A publicidade exerce o papel de mediar as informações entre a empresa e o cliente, operando uma relação que por muitas vezes acaba por “mascarar” situações. Nilse comenta que o consumismo já é algo inserido em nosso cotidiano e que não é a publicidade que irá induzir ao consumo exagerado.

“O consumo é inerente a nós, porém, hoje acabamos por discuti-lo na forma do consumismo, que é a ideia do consumo exagerado, do consumo supérfluo. A publicidade induz ao consumismo numa grande maioria sim, mas não é só ela. Vários estudiosos colocam que o consumismo, hoje, é um atributo da sociedade, pois ele está inserido em todos os aspectos dela. Então, talvez a publicidade seja muito criticada por ser a face mais visível desse consumismo e aí a comunicação publicitária é vista como vilã”, explica Nilse Maldaner.

Daniel Cenci salientou a relação entre o ato de consumir, a agressão ao meio ambiente e a noção equivocada de desenvolvimento: “A ideia do desenvolvimento e a ideia do bem-estar precisa mudar.” A primeira, segundo ele, está ligada a produção e dela não precisamos mais: “Precisamos distribuir aquilo que tem”, afirma o professor. Em relação ao bem-estar, ele explica que a satisfação pessoal e o consumo pelo prazer denotam uma relação de poder, ou seja, quem consome algo sem necessidade, mas que está na moda, sente-se mais reconhecido socialmente.

O próximo NEIDH Café & Conversa será realizado dia 07 de dezembro, das 15 às 16h, no Mestrado em Direitos Humanos e a convidada é a professora Doutora Maria Simone Vione Schwengber, do Programa de Doutorado em Educação das Ciências da UNIJUÍ. Ela vai discutir, baseada em sua trajetória de pesquisa sobre políticas públicas de inclusão social e transversalidades de gêneros: ênfases, tensões e desafios atuais. A programação é aberta à participação da comunidade.

Oficinas de Direitos Humanos

Uma das propostas do Núcleo é promover a formação da cultura dos direitos humanos e por isso tem realizado diversas oficinas com estudantes de Ijuí e região. No dia 22 de novembro, dentro dessa perspectiva e concretizando a proposta do convênio “Direitos Humanos e(m) Comunidade” com a Comissão de Direitos Humanos da OAB Ijuí, foi realizada a oficina de Direitos Humanos e Cidadania em Ijuí. A contemplada com a atividade foi a Escola Municipal Soares de Barros. As turmas do nono ano da Escola, sob a coordenação da professora Jaqueline Roberto, participaram das atividades propostas e se envolveram na discussão de temas voltados à temática dos direitos humanos. As mestrandas Bianca Strücker e Pâmela Copetti Ghisleni ministraram a oficina com o apoio da mestranda Kaoanne Krawczak e das bolsistas do projeto de Pesquisa Mídia e Sociedade: o direito à informação, Rafaela Mallmann e Marjorie Bock. A atividade foi acompanhada por Luana Borchardt, da OAB, e Vera Raddatz, coordenadora do NEIDH.

Durante a Oficina os alunos tiveram oportunidade de discutir em grupos como resolveriam oito situações do quotidiano em sua escola, a partir da perspectiva do respeito aos direitos humanos. “É muito importante criar oportunidades para ouvir os estudantes sobre situações complexas do dia a dia e que dizem respeito a tomadas de atitudes tendo em vista descontruir concepções de preconceito”, declara a Profª Vera Raddatz.

O NEIDH/Unijuí está programando para 2018 a continuidade deste trabalho, tanto das oficinas quanto do Neidh Café & Conversa, bem como do Projeto Descongele Suas Ideias, conhecido pelas Geladeirotecas instaladas no Campus Ijuí e Santa Rosa.

Por: Marjorie Barros Bock, estudante de Jornalismo e bolsista do NEIDH.