Doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortes no mundo - Unijuí

Doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortes no mundo

Aula inaugural do Mestrado em Atenção Integral à Saúde abordou a temática.

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 04 de março, a aula inaugural do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Esta é a terceira turma a ingressar no programa, que consiste num projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar, em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a UNIJUÍ.

A aula inaugural teve como tema “Integralidade em saúde e doenças crônicas não-transmissíveis: onde estamos, para onde vamos?”, ministrada pela professora Dra. Aline Marcadenti de Oliveira, doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da Ufrgs e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Cardiologia.

A palestrante destacou que as doenças crônicas não transmissíveis hoje são a principal causa de morte, em nível mundial. As principais doenças são classificadas em quatro grandes grupos - a diabetes, as doenças pulmonares, o câncer e as doenças cardiovasculares, estas responsáveis por 70% deste total de óbitos. O grande desafio, segundo ela, é qualificar os profissionais, e neste sentido, o conceito de integralidade ganha importância. “Não tem mais como pensar na especificidade de algumas profissões, não tem mais como pensar separado, porque todo mundo quer um bem comum”, frisou, salientando que grande parte dos programas de mestrado e doutorado hoje trabalham voltados a esta área, focando na interdisciplinaridade e na atenção integral.

Segundo a Dra. Aline, outros dois momentos na história da saúde motivaram a mobilização da ONU em torno de uma doença grave: a primeira na década de 70, com a poliomielite; e nos anos 80, com a epidemia de AIDS. Agora, as doenças crônicas não transmissíveis são o centro das atenções mundiais.