Menu principal
- (ver menu)

Salão do Conhecimento

Apresentação

O Salão do Conhecimento vem se consolidando como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade; materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

O tema do Salão 2015 “Luz, Ciência e Vida” foi definido para que o evento integre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este tema foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em consonância com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

O Salão do Conhecimento é um evento anual, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão e de troca de conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento do saber científico. É voltado para estudantes, professores e técnicos-administrativos da UNIJUÍ e para a comunidade externa.

O Salão do Conhecimento de 2014 superou as expectativas quanto ao número de trabalhos apresentados e ao número de participantes constituindo-se, na história dos eventos científicos institucionais promovidos pela VRPGPE, o maior evento até então. Espera-se que o Salão 2015 estabeleça novas marcas de participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e extensionistas da Unijuí e de outras Instituições de Ensino Superior. O Salão acontece de 28 de setembro a 02 de outubro nos câmpus de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, possibilitando espaços para a reflexão e a socialização da produção acadêmica, científica e tecnológica. A programação inclui ainda seminários, palestras, painéis e premiação de trabalhos destaque.

O Salão do Conhecimento compreende cinco eventos:

  • O Seminário de Iniciação Científica, voltado aos estudantes de graduação que participam do Programa de Iniciação Científica, bolsistas e voluntários que atuam junto aos grupos de pesquisa da instituição, bem como, a estudantes que produziram trabalhos de pesquisa a partir de disciplinas do seu curso de graduação.
  • O Seminário de Inovação e Tecnologia tem como público-alvo estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadores que atuam em pesquisas com foco no desenvolvimento tecnológico e inovação, em parceria com o setor produtivo.
  • A Mostra de Iniciação Científica Júnior, para estudantes do ensino médio que atuam como bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior e demais estudantes das escolas públicas e privadas que desejam socializar pesquisas desenvolvidas no ambiente escolar.
  • A Jornada de Pesquisa que envolve docentes pesquisadores, estudantes de especialização, de mestrado e de doutorado da UNIJUÍ e de outras instituições. Este evento tem como objetivos estabelecer redes de interlocução e de cooperação entre pesquisadores e constituir-se em um canal de comunicação com a sociedade local e regional.
  • A Jornada de Extensão, para alunos de graduação e de pós-graduação, professores extensionistas e comunidade externa. Este evento tem como objetivo socializar os projetos e conhecimento produzidos a partir de ações de extensão desenvolvidas pela Unijuí, que tem a Extensão como um importante canal de diálogo e de relacionamento da Universidade com a Comunidade.

A qualidade e a relevância da produção científica, tecnológica e cultural dos trabalhos que serão apresentados; a organização dos grupos de pesquisa para a construção de painéis temáticos que possam socializar conhecimento, gerar debates e reflexões; a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos-administrativos nas oficinas e palestras que acontecem durante os dias dos eventos é a tônica para o sucesso do SALÃO 2015.

Participe do Salão do Conhecimento 2015!


Inscrições e consulta de selecionados

Sem submissão de trabalho




Painéis Temáticos da Pesquisa

Objetivo

Promover a socialização de temas e problemas trabalhados pelos Grupos Institucionais de Pesquisa.

Composição

O painel temático deverá ser articulado para que seja um espaço de apresentação e discussão de no mínimo 2 e no máximo 4 pesquisadores/painelistas de uma mesma área de conhecimento ou de diferentes áreas, unidos por tema de interesse comum.

Normas

Os painéis temáticos são organizados pelos painelistas em torno de uma temática e alguns subtemas.

De acordo com as normas previstas na Resolução dos Grupos de Pesquisa, em seu “Art.7º, inciso I, alínea c”, um dos critérios para manutenção do grupo de pesquisa é a sua participação anual no Salão do Conhecimento na modalidade “painel temático”. No entanto, pesquisadores que ainda não participam de grupos de pesquisa institucionais também poderão apresentar propostas de painel temático.

A organização do painel pode incluir pesquisadores externos à Instituição.

Cada painel poderá ter, no máximo, duas horas e meia de duração.

As propostas para realização de painéis temáticos de Pesquisa devem ser elaboradas conforme roteiro específico disponibilizado no site dos eventos e enviadas pelo coordenador do painel à organização do Salão através do e-mail salao@unijui.edu.br, até o dia 04 de agosto de 2013.

O cronograma de realização dos painéis temáticos será elaborado pela Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento 2013.

Publicação de Ensaio Teórico

Após a realização do painel temático, os pesquisadores/painelistas poderão desenvolver um ensaio teórico sobre o tema que contemple a discussão realizada. A reunião dos textos será publicada no mês de outubro/2013 nos Anais do Salão do Conhecimento. O ensaio teórico deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 páginas.

A modalidade de ensaio teórico visa contribuir com a pesquisa por meio de reflexões inovadoras na área. O formato diferenciado dos artigos tradicionais permite a realização de estudos aprofundados, decorrentes de um debate consistente com a comunidade científica.

O ensaio teórico consiste em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica.

O ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. Daí muitos pensadores preferirem esta forma de trabalho para expor suas ideias científicas ou filosóficas.

"É uma exposição metodológica dos assuntos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112).

Considere, ainda, as seguintes características do ensaio teórico:

  • Deve estar na vanguarda do conhecimento teórico da área;
  • Deve suscitar reflexões inovadoras sobre questões instigantes;
  • O texto deve ser profundo, não tratar o assunto com superficialidade;
  • Não deve ter forma de artigo (situação-problema, questão de pesquisa, objetivo, metodologia, resultados, etc.);
  • Deve apontar para pesquisas futuras instigantes e desafiadoras;
  • É desejável que tenha caráter de interdisciplinaridade;
  • O texto deve deixar transparecer o nível de maturidade acadêmica do autor;
  • O texto deve revelar uma linha de raciocínio bem estruturada, não confusa;
  • A plataforma teórica e a bibliografia não devem ser triviais, já muito debatidas;
  • O texto deve ser muito bem redigido, com estilo e sem erros gramaticais.

Calendário

Evento Data
Envio da proposta de Painel Temático por e-mail Até 04 de agosto de 2013
Realização do painel temático 11 a 13 de setembro de 2013
Submissão do ensaio teórico Até 30 de setembro
Revisão, editoração eletrônica e publicação Até 31 de outubro

Programação

Campus Ijuí

DATA/TURNO

ATIVIDADES

10/09 TER

Manhã

9h - Reunião de avaliação da iniciação científica com consultores do CNPq
Local: Sala de Reuniões dos Conselhos

Noite

19h30 - Palestra de Abertura “Ciência, Saúde e Esporte”
Palestrante: Dr. Marco Paulo Stigger – (PPG em Ciências do Movimento Humano/UFRGS)
Local: Salão de Atos

11/09 QUA

Manhã

Apresentação e avaliação de bolsistas de IC e IT – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Painéis Temáticos Pesquisa– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Tarde

Apresentação e avaliação de bolsistas de IC e IT – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)

Noite

Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Painéis Temáticos Pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

12/09 QUI

Manhã

Atividades do Seminário de Inovação e Tecnologia
Local: Prédio da Biblioteca - Salão Azul

8h30 - Credenciamento e Welcome Coffee

9h - Abertura – Reitoria da UNIJUI; Prefeitura Municipal de Ijuí; Representante da Apex-Brasil

9h20 - Apresentação Institucional “PEIEX – Resultados e novas ações no Noroeste Gaúcho” – Prof. Ivo Ney Kuhn – Coordenador do PEIEX AIPD/UNIJUI

9h40 - Apresentação de case do PEIEX – Marcos Kieling – Diretor da empresa Hidroenergia (Ijuí/RS)

9h50 - Palestra “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade – Gerd Wassenberg, Professor da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen e Diretor do Pavilhão “Pesquisa e Tecnologia” da feira de Hannover - Alemanha

10h30 - Palestra Projeto Brasil Trade – Maurício Manfre – Coordenador da Unidade de Projetos Especiais/Edson de Carvalho- Unidade de Projetos Especiais da Apex-Brasil

11h - Palestras: Financiamento às Exportações – Guilherme Pfisterer – Gerente da Área de Comércio Exterior do BNDES (RJ) e Mônica de Paula Teixeira – Gerente de Comércio Exterior do Banco do Brasil (GECEX Caxias do Sul/RS)

11h50 - Perguntas e Respostas

12h - Encerramento

12h10 - Brunch

Painéis Temáticos Pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Apresentação da Política e Diretrizes da Extensão – A Universidade e as Ações de Extensão: Diretrizes e Experiências Local: Salão de Atos

Tarde

Atividades do Seminário de Inovação e Tecnologia

13h45 às 18h30 - Salão Azul - Rodada Trading (Oficina de Negócios Brasil Trade)

13h45 - Miniauditório 1 – Palestra “Bolsa de Recicláveis e Negócios” – Joseane Oliveira – Coordenadora do Núcleo Tecnológico - Informação e Projetos/Centro Nacional de Tecnologias Limpas - CNTL SENAI/UNIDO/UNEP

14h30 - Perguntas e Respostas

14h40 - Encerramento

Feira de Economia Solidária

Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Painéis Temáticos Pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Painéis Temáticos da Extensão – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)

Noite

Atividades do Seminário de Inovação e Tecnologia

19h30 - Palestra - Palestra: “Avaliação e Aplicação de Tecnologias em Saúde”

Palestrante: Agnes Nogueira Gossenheimer, Doutoranda em Ciências Farmacêuticas na UFRGS.

Apresentação de Cases: Eduardo Marckmann, Toth Tecnologia – TECNOPUC e Antônio Carlos Benincá Jr., Victum Projeto de Produto – TECNOPUC.

Feira de Economia Solidária

Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Painéis Temáticos Pesquisa– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

13/09 SEX

Manhã

Painéis Temáticos Pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Tarde

Painéis Temáticos pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Noite

Painéis Temáticos Pesquisa – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO


Campus Santa Rosa

DATA/TURNO

ATIVIDADES

10/09 TER

Noite

19h30 - Palestra de Abertura
Palestrante: Dr. Marco Paulo Stigger - UFRGS
Local: Auditório A-112 (por transmissão via rede)

11/09 QUA

Noite

Apresentação de bolsistas de IC – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

12/09 QUI

Tarde

Apresentação de bolsistas de IC – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Painéis Temáticos– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

Noite

Apresentação de bolsistas de IC– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Exposição de pôsteres– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Painéis Temáticos– VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO

13/09 SEX

Noite

Apresentação de bolsistas de IC – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Painéis Temáticos – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO


Campus Panambi

DATA/TURNO

ATIVIDADES

10/09 TER

Noite

19h30 - Palestra de Abertura
Palestrante: Dr. Marco Paulo Stigger - UFRGS
Local: Auditório do Prédio A (por transmissão via rede)

12/09 QUI

Noite

Apresentação de bolsistas de IC e IT – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)

13/09 SEX

Tarde

Apresentação de bolsistas de IC e IT – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)

Noite

Apresentação de bolsistas de IC e IT – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO
Painéis Temáticos – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO


Campus Três Passos

DATA/TURNO

ATIVIDADES

10/09 TER

Noite

19h30 - Palestra de Abertura
Palestrante: Dr. Marco Paulo Stigger - UFRGS
Local: ........................ (por transmissão via rede)

11/09 QUA

Noite

Apresentação de bolsistas de IC – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO (em breve)
Exposição de pôsteres – VEJA CRONOGRAMA ESPECÍFICO




Salão do Conhecimento 2015

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.



Principais datas

8 de maio a 28 de junho

Inscrição para participantes com submissão de trabalhos

Inscrição para Professores Avaliadores de Resumos e Pôsteres

8 de maio a 28 de setembro

Inscrição para participantes sem submissão de trabalhos

25 de maio a 23 de julho

Inscrição para bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica

13 a 31 de julho

Avaliação dos trabalhos inscritos

12 de agosto

Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação e publicação

8 de Setembro

Divulgação dos cronogramas de apresentação

28 de setembro a 2 de outubro

Desenvolvimento do evento

Apresentação de trabalhos selecionados, painéis temáticos e palestras em todos os câmpus

*Programação preliminar sujeita a alterações.







Logo Unijuí
Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário
Ijuí-RS, 98700-000
+55 (55) 3332 0200
Central de Contatos View in English

Voltar para versão classica Voltar para versão classica