Comunidade - Unijuí

Cultura e Esporte

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento é um projeto que valoriza a arte e a cultura, vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE e composto por estudantes da Instituição e comunidade externa. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional através de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades. 


Coral Unijuí

O Coral Unijuí, vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, desde sua fundação, em 1992, vem contribuindo com o desenvolvimento da identidade do canto coral no município de Ijuí/RS, região, estado do Rio Grande do Sul e fora do estado. É um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, levando a música e o canto coral a diferentes públicos. Realiza apresentações para a comunidade acadêmica e comunidade externa em eventos privados e públicos, concertos, encontros, congressos e festivais. Há mais de 31 anos o Coral Unijuí promove a arte, cultura e a música na região. Atualmente os ensaios acontecem semanalmente (aos sábados à tarde). No ensaio é trabalhado a parte de técnica vocal (relaxamento, aquecimento vocal e trabalho do repertório vocal e instrumental), além do conhecimento musical e performático, adicionando a proposta de uma postura cênica ao coro; integrando o teatro e a dança ao canto coral, propondo a quebra da neutralidade do coralista no palco.

O grupo desenvolve um repertório eclético desde música sacra, popular, samba, rock, nacional e internacional, com canções interpretadas a capella e com acompanhamento instrumental. Realiza apresentações e participa de encontros/festivais de Coros, fortalecendo a disseminação do canto coral, bem como o seu cultivo, estudo e ensino por meio de um resgate da memória musical e cultural regional, nacional e internacional. Possibilitando a construção de novas sonoridades musicais bem como releituras de canções do cenário musical. O Coral Unijuí é coordenado e regido pela Regente e pianista Lizandra Rodrigues, seus principais estudos musicais foram realizados nas cidades de Santa Maria e Porto Alegre, RS. Especializou-se em música de câmara na cidade de Salta na Argentina, atuando na Orquestra Sinfônica e na Companhia de Ballett. Atuou em várias formações musicais como: recitais solo, duos, trios e concertos com orquestra e coral. Possui reconhecida competência técnica e habilidade para a coordenação do grupo visando à prática e ao ensino do canto coral e do apoio instrumental para os integrantes do Coral Unijuí. O grupo atualmente é formado, em média, por 30 integrantes, cuja classificação vocal é dividida entre tenores, contraltos, sopranos e baixos. O grupo instrumental, por sua vez, é constituído de baterista, baixista, violonista, tecladista, pianista e percussionista. A formação, eclética em sua natureza, é constituída de acadêmicos, técnicos e professores da instituição, egressos e membros da comunidade de Ijuí e região com idade mínima de 17 anos.

Para contar com a apresentação do Coral Unijuí em seu evento, entre em contato através do telefone: (55) 3332-0346 ou e-mail: cultura@unijui.edu.br, coral@unijui.edu.br


Leia mais...

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.