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    • Sobre a Efa
      Histórico Proposta Pedagógica Representações Diferenciais

      1968- IPPI- Instituto Psicopedagógico Infantil- na época conciliava as ricas idéias do Mestre Mario Osório Marques

      1973- muda denominação para Escolinha de Arte da FIDENE

      1976- Escola de 1º Grau Francisco de Assis

      1993- Escola de 1º e 2º Graus Francisco de Assis

      2007- Centro de Educação Básica Francisco de Assis

      De 1968 a 2017, para além das mudanças de denominações a EFA se solidificou em Ijuí e na Região tornando-se referência educacional no enfoque da Educação Básica e da Educação Profissional. Como uma das mantidas da FIDENE, a EFA tem e faz história e em 2017 comemora seus 49 anos de atuação educativa.

      Idealizada por Mario Osório Marques e carregada dos ideiais Franciscanos a EFA, desde seu início, se destacou pela ampla relação que sempre estabeleceu com a comunidade escolar, na perspectiva da construção de relações dialógicas, com vez e voz a todos os segmentos.

      Missão

      Promover a formação básica e profissional de sujeitos capazes de interação no mundo em suas diferentes dimensões, buscando a melhoria da qualidade de vida, através de um projeto pedagógico arrojado integrado plenamente com a FIDENE e suas mantidas.

      Visão

      Ser um Centro de Educação Básica e Profissional de referência regional, comprometido com as demandas do contexto sócio-histórico-cultural, local/global e com a formação de sujeitos participativos.

      Filosofia

      O Centro de Educação Básica Francisco de Assis tem uma história de mais de quatro décadas de trabalho com ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento do ser humano, tendo como princípio o respeito e a valorização de cada sujeito no seu processo de aprendizagem com ênfase no “ser” para dar conta do “saber”, “saber fazer” e “conviver”.

      Assume, em sua proposta político-pedagógica, o seu trabalho como demanda da vida pessoal, cultural e social, fundamentado em valores éticos, estéticos e políticos, na dimensão da formação humanista e científico-tecnológica que perpassa o fazer pedagógico na Educação Básica em todas as etapas assumidas pela Escola.

      A EFA desenvolve sua proposta pedagógica pelo viés da criticidade, acredita na construção do conhecimento como tarefa essencial na missão de educar crianças, jovens e adultos. A atuação do Centro destaca o respeito ao sujeito, sua curiosidade, sua forma singular de aprender, bem como, a formação técnica-científica, histórica e política em olhares inter e transdisciplinares e por meio de situações de estudo, aspectos estes que geram envolvimento e ênfase à capacidade produtiva do pensar, estudar, criar e ser.

      Estrutura

       

      A EFA conta como uma estrutura de Universidade. Os ambientes qualificados e diversos promovem aos estudantes e professores o acesso a laboratórios equipados e modernos, a um acervo rico de material bibliográfico distribuído em três grandes Bibliotecas, acesso a Ginásio Multifuncional e a Ginásio Desportivo, salas equipadas para aulas de dança, ginástica e lutas, pátio rico em equipamentos e espaço adequado a diferentes faixas etárias, acesso permanente ao Museu Antropológico Diretor Pestana, auditórios equipados para palestras e eventos.

      E mais...
      Possui ônibus próprio, vigilância permanente, corpo docente qualificado e com experiência de longa data na Escola, auxiliares pedagógicas para acompanhar crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, assessoria pedagógica específica para a Educação Especial.


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    • EFAmília
    • Educação Básica
      Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Projetos Especiais
      • A partir de 1 ano e 8 meses até 5 anos.
      • Turno: Tarde.
      • Horário: 13h30 às 17h40min.
      • Turma conta com: Professora + Auxiliar Pedagógica.
      • Complementos: Inglês, Educação Física e Música.
      • Projeto de Balé em turno inverso.
      • Trabalho Pedagógico evidenciando o mundo da pesquisa, investigação e reflexão.
      • Saídas a campo e viagens de estudo.
      • Salas especiais: Informática, biblioteca, pracinhas, sala de convivência, sala dos espelhos.
      • Princípios da ludicidade, interatividade, socialização e cuidado, aliado aos campos de experiência da BNCC.
      • Construção de valores, com ênfase nos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana e respeito às diferenças.
      • Desfruta-se da infraestrutura da Universidade: laboratórios, bibliotecas, salas especiais, auditórios, salão de atos, ginásio poliesportivo.
      • Interação com Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Unijuí.
      • Vigilância permanente e monitoramento por câmeras.

      LISTA DE MATERIAIS 2024 EDUCAÇÃO INFANTIL: Faça o download aqui


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      ANOS INICIAIS

      • Turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.
      • Turno: Tarde.
      • Horário: 13h30 às 17h40min.
      • Turma conta com: Professora regente e saberes complementares: Inglês, Educação Física e Arte.
      • Projeto de Balé, Inglês e Judô em turno inverso.
      • Projeto CRIAÇÃO com Sala Maker: desenvolve o pensamento lógico e criativo dos alunos. - Ampliação das descobertas do mundo, pela construção de conhecimentos nas diferentes áreas, aliadas à BNCC.
      • Trabalho Pedagógico evidenciando o mundo da pesquisa, investigação e reflexão.
      • Interação com Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Unijuí.
      • Viagens de estudo em todas as turmas.
      • Salas especiais: informática, auditório, sala de convivência, sala dos espelhos.
      • Desfruta-se da infraestrutura da Universidade: laboratórios, bibliotecas, salas especiais, auditórios, salão de atos, ginásio poliesportivo.
      • Vigilância permanente e monitoramento por câmeras.

      LISTA DE MATERIAIS 2024 ANOS INICIAIS: Faça o download aqui

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      ANOS FINAIS

      • Turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano.
      • Turno: Manhã.
      • Horário: 7h30 às 12h.
      • Viagens de estudos em todos os anos com situações de estudos interdisciplinares.
      • Currículo inovador com acréscimo das disciplinas de Literatura, Filosofia e Pesquisa.
      • Construção de valores, com ênfase nos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana e respeito às diferenças.
      • Projeto ClubEFA: possibilita aos estudantes diferentes situações de estudo com abrangência em diversos espaços e áreas do conhecimento com inúmeras proposições de aprendizagem e ensino, promovendo estudos in loco, aliando tempo e espaço com novas proposições educativas, acontecendo em turno inverso.
      • Desfruta-se da infraestrutura da Universidade: laboratórios, bibliotecas, auditórios, salão de atos, ginásio poliesportivo.
      • Interação com Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Unijuí.
      • Acesso aos laboratórios de Física, Design, Arquitetura,  Zoologia, Microscopia, Solos, Engenharias, Veterinária,Medicina, Nutrição, Biomedicina, Farmácia, Matemática, Química e Fotografia da Unijuí. 
      • Estudos interdisciplinares.
      • Jornadas de Pesquisa.

      LISTA DE MATERIAIS 2024 ANOS FINAIS: Faça o download aqui

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      • Turmas de 1º, 2º e 3º ano.
      • Turno: Manhãs e nas segundas-feira e quintas-feira à tarde.
      • Horário: 7h30 às 12h e segunda-feira 13h30 às 17h40min.
      • Carga horária de 1200 horas mais 400 horas em duas trilhas formativas do Novo Ensino Médio.
      • Projeto CONEXÕES: traz para os estudantes a participação de diversos encontros em diferentes espaços da nossa instituição e ambientes externos, a fim de conectá-los às diversas possibilidades de ensino e aprendizagem.
      • Projeto Redação.
      • Viagens de estudos em todos os anos com situações de estudos interdisciplinares.
      • Parceria EFA/Unijuí, oportunizando ao estudante contato direto com a universidade: laboratórios, bibliotecas, salas especiais, auditórios, salão de atos, ginásio poliesportivo.
      • Pesquisa como proposta de desenvolver pensamento investigativo.
      • Acesso aos laboratórios de Física, Design, Arquitetura, Zoologia, Microscopia, Solos, Engenharias, Veterinária,Medicina, Nutrição, Biomedicina, Farmácia, Matemática, Química e Fotografia da Unijuí.
      • Parceria com a Instituição através de eventos como: Profissional do Futuro, Desafio Empreendedor, Jam de Inovação, Feira de Matemática, MoEducitec.
      • Interação com Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Unijuí.
      • Construção de valores, com ênfase nos vínculos de família, dos laços da solidariedade humana e respeito às diferenças.
      • Orientação Educacional, Circuito das Profissões.
      • Ótimos resultados obtidos nos vestibulares e ENEM comprovam a excelência do Ensino Médio da EFA.

      LISTA DE MATERIAIS 2024 ENSINO MÉDIO: Faça o download aqui

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      Balé

      O Projeto de Ballet é uma modalidade de dança que desenvolve habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo, além de ser uma forma divertida e criativa de se exercitar e se expressar. Durante as aulas, a professora ensina as técnicas básicas da modalidade como movimentos de braços, posições de pés e exercícios de barra. Os alunos também participam da composição de coreografias que são apresentadas ao público, como também aprendem a trabalhar em grupo desenvolvendo habilidades sociais importantes.

      Turmas A21, A31, A31, A41, B11 e B12 - Quintas-feiras: 17h45min às 18h45min - Sala dos Espelhos EFA - Professora Caetana

      Turmas B21 ao B51 - Terças-feiras: 17h45min às 18h45min - Sala dos Espelhos EFA - Professora Caetana

      Música

      Linguagem expressiva importante, presente como componente curricular e também em turno inverso, desenvolve diferentes habilidades e destaca a aprendizagem de diversos  instrumentos, a criação de banda marcial e orquestra estudantil. (Violão, violino, guitarra, gaita de boca, cavaquinho, saxofone).

      Anos Iniciais (B11 ao B52) - Durante a semana em horários a combinar com o professor - Sala de Música EFA - Professor Oséias Machado

      Anos Finais e Ensino Médio - Durante a semana em horários a combinar com o professor - Sala de Música EFA - Professor Oséias Machado

      Orquestra: Anos Finais e Ensino Médio - Terças-feiras: 15h - Sala de Música EFA - Professor Oséias Machado

      Banda Marcial: Anos Finais e Ensino Médio - Terças-feiras: 16h30min às 17h30min - Quadra da EFA - Professor Oséias Machado

      Judô

      Apresenta-se como uma modalidade que intensifica o estudo das lutas, destacando a autodisciplina e o auto controle, aprendizagem de nomenclaturas específicas, convivência em grupo, proporcionando a participação em eventos competitivos e não competitivos.

      Crianças de 6 a 10 anos - Quintas-feiras: 17h40min às 18h40min - Ginásio da EFA/UNIJUÍ - Sansei Jean Veiga

      A partir de 10 anos - Terças-feiras: 17h40 às 18h40min - Ginásio da EFA/UNIJUÍ - Sansei Jean Veiga

      Futsal

      Modalidade que trabalha o Futebol de Salão, aprofundando as habilidades motoras básicas do esporte, condicionamento físico, elementos técnicos e táticos. Prepara o aluno para vivências através do esporte, tanto nos treinamentos como em disputas de campeonatos. 

      Anos Iniciais (A41 ao B52) - Quartas-feiras: 8h30min às 9h30min/10h30min às 11h45min - Ginásio da EFA/UNIJUÍ - Professor Willian

      Anos Finais e Ensino Médio - Terças-feiras: 14h às 15h - Ginásio da EFA/UNIJUÍ - Professor Willian

      Vôlei

      Modalidade esportiva de rede dividida que desenvolve habilidades motoras básicas, condicionamento físico, elementos técnicos e táticos. Prepara o aluno para vivências através do esporte e socialização com diferentes grupos.

      Anos Finais e Ensino Médio - Terças-feiras: 15h45min às 16h45min - Ginásio da EFA/UNIJUÍ - Professor Willian

      Projeto Criação

      Neste projeto, os alunos são imersos na Cultura Maker: faça você mesmo, um momento de pensar e encontrar soluções criativas para um determinado problema, aliando teorias com as práticas, a partir de três pilares importantes: criatividade, colaboração e sustentabilidade, que favorecem o pensar, projetar, construir e modificar, despertando o potencial criativo e empreendedor do aluno, através de atividades interdisciplinares que o colocam em ação e produzem aprendizagens contextualizadas.

      B31, B32 e B41 - Quintas-feiras: 8h às 9h30min - Laboratório Maker - Professora Greise B. S. Michael

      B21 e B22 - Quintas-feiras: 10h às 11h30min - Laboratório Maker - Professora Greise B. S. Michael

      Cadagy (danças, lutas, ginástica teatro, artes circenses)

      O projeto cultural Cadagy visa enriquecer a formação do aluno trabalhando com diferentes práticas culturais.  Realizado em parceria com a Cia CADAGY, o projeto proporciona ao aluno a mescla de artes no geral, como a dança, teatro, ginástica e artes circenses, tendo a oportunidade de vivenciar técnicas diversas, e desenvolver a  coordenação motora, equilíbrio, força e práticas de convivência em grupo, elaborando espetáculos artísticos para apreciação da comunidade em geral.

      B41, B51 e B52 - Quintas-feiras: 17h45min às 19h15min - Sala dos Espelhos UNIJUÍ - Professor Dionatan Manica

      B11, B12, B21, B22 e B31 - Quintas-feiras: 10h às 11h45min - Sala dos Espelhos UNIJUÍ - Professor Dionatan Manica

      Anos Finais e Ensino Médio - Quintas-feiras: 16h às 17h30min - Sala dos Espelhos UNIJUÍ - Professor Dionatan Manica

      Ateliê de Arte

      O projeto tem como objetivo desenvolver as técnicas de desenho, pintura, escultura, interferências artísticas  através da observação de imagens, objetos, representando-o de maneira fiel no plano bidimensional ou tridimensional. No decorrer das aulas serão estudados diversos aspectos da construção do objeto através do desenho, tais como: planificação, proporção e medidas, estruturação da forma, volume e técnicas de sombreado e outros tipos de preenchimento. O aluno desenvolverá sua habilidade motora e agilidade através de exercícios rápidos (Croquis), conseguindo assim soltar o seu traço e perder o receio de errar, adquirindo confiança ao realizar um trabalho. Não se faz necessário que o aluno tenha afinidades profundas com as técnicas de desenho, apenas que tenha interesse em desenvolver as habilidades necessárias. 

      B31, B32, B41, B51, C61, C62, C71, C81 e C91 - Segundas-feiras: 17h45min às 18h45min - Sala de Arte EFA- Professora Vivian

      Atletismo (corridas, saltos e arremessos)

      O projeto visa proporcionar aos alunos uma experiência esportiva completa, indo além das aulas regulares de Educação Física. Através de treinos, jogos, competições, palestras e eventos, o projeto busca incentivar a prática regular de atividade física, promover a saúde e o bem-estar, descobrir e desenvolver novos talentos e cultivar valores importantes.

      Anos Finais e Ensino Médio - Quintas-feiras: 16h às 17h - Pista de Atletismo Unijuí/Ginásio EFA - Professor Willian

      Coro Cênico (Coral)

      O Projeto Coro Cênico proporciona aos alunos uma experiência musical completa, com benefícios que vão além da técnica vocal. Os alunos desenvolvem habilidades sociais, como comunicação e trabalho em equipe, além de aprimorar a autoexpressão e a criatividade. O projeto também promove a integração e o bem-estar, criando um ambiente positivo e acolhedor para os alunos. Além disso, contribui para a educação e cultura, complementando as aulas de Música e Educação Artística e incentivando a valorização das artes. Em resumo, o Projeto Coro Cênico oferece uma oportunidade única para os alunos desenvolverem seus talentos musicais e sociais, criando memórias positivas e duradouras.

      B31, B32, B41, B51, C61, C62, C71, C81 e C91 - Terças-feiras: 17h45min às 18h45min - Sala de Música EFA - Professora Lizandra Rodrigues

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  • Museu
    • Sobre o Museu

      Visão e Missão Histórico Estrutura e Funcionamento Vídeo

      Visão e Missão

      Missão

      Oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do Noroeste do RS.

      Visão

      Ser referência museológica e arquivística para os museus no Estado do RS.



      Histórico

      O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI com o objetivo de resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer.

      Constituir-se em “síntese da evolução da região pela mão do nosso homem...” era segundo seus fundadores, o objetivo a ser perseguido. Buscando concretizar este objetivo o Museu preserva tanto documentos textuais/bibliográficos e iconográficos como museais, permitindo assim, o resgate e preservação da memória de forma globalizada e a disponibilização do acervo aos pesquisadores.

      Instalado, inicialmente, em prédio alugado, possui hoje sede própria, com área de 1.618 m², climatizada, oferecendo as condições ideais para conservação do acervo constituído por mais de 29 mil peças museais. Este acervo é disponibilizado através das exposições permanente e temporárias e outras atividades educativo-culturais.

      O acervo documental é disponibilizado para pesquisa in loco.



      Estrutura e Funcionamento

      O Museu tem seu acervo constituído por documentos museais, textuais, bibliográficos e iconográficos ordenados nas Divisões de Museologia; Documentação e Imagem e Som.



      Vídeo

    • Visite

      AVISO!

      O MUSEU ENCONTRA-SE FECHADO PARA VISITAS E ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

      Mais informações através do telefone 55 3332 -0257 ou por e-mail: madp@unijui.edu.br

      Horários de atendimento interno:

      • Segunda-feira somente no turno da tarde: 13h30min às 17h.
      • Terça à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
      • Sexta-feira somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.

      Horários de atendimento:

      • Segunda-feira somente no turno da tarde: 13h30min às 17h.

      • Terça à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

      • Sexta-feira somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.

      Horários diferenciados mediante agendamento.

      O custo da visita é de R$ 8,00 para comunidade em geral e R$ 4,00 para estudantes. Atendimento à grupos, com mais de 10 pessoas, mediante agendamento e com taxas diferenciadas:

      • De segunda à sexta-feira: R$ 3,00 por pessoa.

      • Sábado: R$ 5,00 por pessoa.

      • Domingo e feriado: R$ 10,00 por pessoa.

      Acima de 60 anos e Membros Contribuintes são isentos, nas visitas individuais. Para obter mais informações entre em contato com a secretaria do Museu.

      Exposição temporária Exposição de longa duração

      Exposição temporária

      O Museu disponibiliza aos seus visitantes uma área com 135 m² para exposições de curta duração, a fim de possibilitar a apresentação de outras manifestações culturais e, ao mesmo tempo, atrair públicos com interesses diferenciados. Contíguo a esse espaço, há ainda um auditório para 60 pessoas todo equipado.




      Exposição de longa duração

      A exposição permanente do Museu Antropológico Diretor Pestana ocupa uma área de 500m2.

      O objetivo da mesma é retratar aspectos da caminhada do homem que viveu e vive nesta região do Estado, sobretudo, no município de Ijuí. A exposição permanente inicia com o índio pré-missioneiro, primeiro habitante desta região, com seus instrumentos em pedra e cerâmica, seguida do índio missioneiro, principalmente através de sua arte e dos bens culturais produzidos por seus descendentes, hoje, no Rio Grande do Sul.

      O negro e o caboclo que aqui habitaram antes da chegada dos imigrantes são retratados a seguir. A exposição destaca, ainda, aspectos da fundação e colonização do município, a imigração, facetas da agricultura e trabalho rural, os processos produtivos artesanais, comunicação e transporte, indústria e comércio, energia, serviços, esporte e lazer, ensino, religião, usos e costumes e a moradia.

      O espaço final da exposição foi reservado às manifestações culturais de Ijuí hoje.























    • Contribua

      Veja nas abas abaixo as diversas formas com as quais você pode contribuir com o Museu. Para obter mais informações sobre como contribuir entre em contato com a equipe do museu.


      Amigos do Museu Doações ao Acervo Mecenato Membros Contribuintes

      Amigos do Museu

      A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana é uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de agosto de 1983. Constituída por pessoas e entidades que tenham interesse na preservação da memória regional, no desenvolvimento de ações de natureza cultural e educativas que permitam melhor conhecer e reconhecer o patrimônio histórico e cultural de Ijuí e região. Tem por objetivo principal apoiar a integração do Museu Antropológico ao processo de dinamização cultural de Ijuí e Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da participação ativa de pessoas, empresas e grupos interessados, conforme o artigo 1º do seu estatuto.

      O principal foco de sua atuação centra-se precisamente no apoio ao trabalho do Museu Antropológico Diretor Pestana que se constitui no maior e mais bem aparelhado repositório museológico e arquivístico da história do noroeste colonial.

      A Associação está aberta a todos. Os interessados são convidados a somarem-se aos nossos esforços. Você, leitor, também está convidado. Sua participação é muito importante. Solicite agora sua ficha de inscrição.


      Membros Contribuíntes

      O Museu busca diferentes formas de aprimorar e expandir suas atividades culturais e tornar-se independente economicamente dando sustentabilidade a sua manutenção. Dentre elas está a campanha de Membros Contribuintes que acontece desde 1990.

      Além de primar pela cultura, os membros contribuintes podem contribuir com idéias, sugestões e ações que venham dinamizar e garantir apoio às atividades de caráter científico e cultural do Museu. Para tornar-se Membro Contribuinte basta pegar sua ficha e fazer sua adesão junto ao Museu e terá os seguintes benefícios:

        • isenção das taxas de manutenção nas exposições;

       

        • acesso aos eventos promovidos pelo museu, sem nenhum ônus adicional;

       

        • desconto nos produtos da lojinha;



      As doações são efetuadas mensalmente com valores definidos pelo próprio contribuinte. Veja abaixo as formas de contribuir:

        • Débito em Conta Corrente: Os correntistas do Banco do Brasil ou do Banrisul poderão autorizar o pagamento de suas contribuições através de débito em conta corrente. Venha até o Museu e autorize o débito.

       

        • Pagamento direto no Museu: Você pode realizar o pagamento diretamente na Secretaria do Museu. Desconto na Folha de Pagamento: Para os funcionários da Fidene o desconto poderá ser efetuado na Folha de Pagamento mediante autorização na Secretaria do Museu.

      Mecenato

      Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.

      Como Contribuir: Você pode colaborar com os projetos culturais do Museu destinando uma parcela do seu Imposto de Renda para a Instituição.

      Pessoa Física: A Pessoa Física que optar pela declaração de renda, pelo formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido.

      Pessoa Jurídica: A Pessoa Jurídica que faz a declaração com base no lucro real, pode contribuir com até 4% do imposto devido.

      Tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica poderá deduzir de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu enquadra-se no Art. 18 da Lei de Incentivo que autoriza esta dedução.

      Doações ao Acervo

      Devido à pandemia (COVID-19) e questões técnico-administrativas, mantém-se suspenso o recebimento de itens a serem avaliados para doação ao acervo do Museu.

      Desde sua fundação em 1961, o MADP vem formando seu acervo, principalmente, através de doações da comunidade, mediante critérios estabelecidos.

      As doações de documentos e objetos ajudam a qualificar e renovar o acervo, de modo a acompanhar as mudanças e evolução da sociedade, que através da preservação dos bens materiais, reflete a memória de determinada comunidade, enquanto patrimônio cultural. O acervo é a base para a difusão da herança local e regional, a partir de programas de conservação, de pesquisa e ações educativas.


      Orientações para recepção de objetos museológicos a serem doados

      Previamente, entre em contato pelo telefone geral do Museu (55)3332-0257.


      Orientações para recepção de documentos a serem doados

      Recolher bens materiais da comunidade para preservação significa não só adquirir peças e mantê-las em segurança, mas documentá-las adequadamente e contextualizá-las, a partir de informações levantadas sobre cada doação e seu doador. Por isso, o MADP depende da contribuição de cada interessado para identificar e contextualizar adequadamente os documentos de diferentes gêneros. Assim, o Museu solicita que antes de trazer seus documentos pessoais, o interessado siga atentamente as orientações de recepção.

    • Pesquise

      O Museu preserva e disponibiliza diferentes arquivos e coleções, incluindo-se a hemeroteca e a biblioteca especializada. Os documentos podem ser consultados no local, sem agendamento prévio ou por e-mail: madppesquisa@unijui.edu.br. Quanto ao acervo bibliográfico, algumas publicações são restritas apenas à consulta local, outras podem ser emprestadas mediante cadastro na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques da UNIJUÍ. Além do atendimento à pesquisa, O Museu oferece o serviço de reprodução digital de documentos com custos diferenciados (para ver a tabela de preços clique aqui). Os jornais Correio Serrano e Die Serra Post, que se encontram microfilmados e digitalizados, também possuem reprodução em meio digital. 

      De forma gradativa, a documentação histórica preservada é reproduzida e descrita, considerando-se os objetivos de reduzir o manuseio dos originais e estabelecer o acesso as suas informações para pesquisa. Adotou-se como aplicativo baseado na Web, o sistema informatizado de código aberto Access to Memory (AtoM), um banco de dados com a função de repositório de informações, que comporta instrumentos de pesquisa e exibição de documentos e reproduções, considerando-se padrões arquivísticos recomendados pelo International Council on Archives (ICA). Para acessar a página dos acervos disponíveis no AtoM MADP/FIDENE, clique em Acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana/FIDENE.

      Acesse as instruções de como pesquisar no AtoM MADP/FIDENE


      Genealogia Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos Imagem e som Museologia Taxas

      Genealogia

      Genealogia é o registro da história de nossos ancestrais sob forma de texto ou árvore genealógica da família, com nomes, datas e lugares por onde eles passaram para conhecimento de seus descendentes. Ao estruturar a árvore genealógica de sua família faça uma pesquisa nos documentos de identidade, certidões dos seus pais, tios, avós e bisavós para se descobrir os nomes dos antepassados, quando e onde nasceram, casaram e faleceram, e de onde vieram. A partir daí pode-se programar visitas a cartórios, cemitérios, paróquias e ao museu para levantamento de dados mais antigos.

      No Museu Antropológico Diretor Pestana, os documentos que tratam de indivíduos e famílias foram adquiridos a partir de doações. As doações recebidas pela comunidade seguem critérios que auxiliam na organização dos conjuntos preservados no MADP, neste sentido você também pode nos ajudar a partir das orientações em doação ao acervo.


      Um pouco mais sobre genealogia

      A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da autoestima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião é o campo da Genealogia. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

      A pesquisa genealógica é antes de tudo uma busca paciente de documentação. Um dos mais importantes documentos para a genealogia é o registro de casamento. Este registro foi responsabilidade exclusiva da igreja, durante um período da história brasileira, que durou até o século XIX. Após a proclamação da República (1889) passou a existir também o registro civil. O registro feito pela igreja teve início após a realização do Concílio Tridentino, que terminou por volta de 1563 e os vigários foram obrigados a manter livros de registro em suas paróquias. Por isso, os arquivos da Igreja Católica são considerados os mais ricos do Brasil, em geral, alocados nas Cúrias Diocesanas e Arquidiocesanas, ou nas próprias Ordens Religiosas.

      Ainda há outras opções de busca de documentos relacionados aos indivíduos, como cartórios, arquivos municipais, estaduais e o Arquivo Nacional. Existem também arquivos na Marinha, no Exército e em outras repartições que retém por algum tempo sua documentação, antes de encaminhá-la ao Arquivo Nacional.

      A leitura da documentação antiga é uma tarefa um tanto difícil para o iniciante, mas que, após algum tempo de pesquisa, torna-se cada vez mais fácil. Existem algumas regras que facilitam a leitura dos documentos, como por exemplo, o conhecimento de abreviaturas comuns em cada época e as variações gráficas de nomes e sobrenomes. As palavras comuns e frequentemente repetidas em textos oficiais podem sofrer abreviações, assim, também existem livros dedicados a este caso. Alguns nomes e sobrenomes passaram a existir a partir de abreviaturas como exemplos: "Roiz" de Rodrigues; “Brites” de Beatriz; “Alves”, provável abreviatura de Alvarez, etc.


      Genealogia nos documentos fotográficos e textuais do Museu

      A seguir, confira o índice de sobrenomes identificados nas imagens de documentos fotográficos de fundos e coleções do MADP: Índice de sobrenomes.

      Abaixo, confira os índices de sobrenomes dos documentos textuais:


      Confira a lista completa

      Documentos textuais, bibliográficos e cartográficos

      O museu preserva documentos dos gêneros textuais, bibliográficos e cartográficos que contextualizam a memória regional, o que o torna referência para estudantes, pesquisadores e estudiosos da cultura e da história de Ijuí e região. Esta documentação está classificada aos seguintes conjuntos documentais: Ijuí, Regional, Sindicalismo, Cooperativismo, Kaingang, Guarani e Xetá e FIDENE, totalizando 975,41 metros lineares de documentos. A hemeroteca é formada por 40 títulos de publicações da imprensa, relacionados à cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul e Brasil, considerados de grande relevância histórica, em sua maior parte, proveniente de Ijuí e região. A seguir, as coleções e fundo Fidene. A consulta também pode ser feita pela plataforma de acesso online clique aqui.

      Ijuí

      Destina-se à guarda, registro e conservação da documentação referente às atividades dos diversos setores do município de Ijuí. Formado por documentos de diferentes proveniências. Sua sistemática de organização tem por base a classificação da documentação por assunto e o arranjo da mesma por órgãos que têm relação com o âmbito informativo ou produção documental.

      Reúne documentos relativos à administração pública, com destaque ao município de Ijuí; documentação de 489 famílias; 107 casas comerciais e 79 indústrias; empresas ligadas à agropecuária; prestação de serviços; meios de comunicação e transporte; educação e cultura; organizações civis como: entidades benemerentes, classistas, culturais, esportivas, recreativas, estudantis, comunitárias; política e partidos políticos; religião e saúde.


      Destaques

      Históricos familiares, árvores genealógicas, documentos como certidões de batismo, casamento, nascimento e óbito, passaportes e outros documentos de famílias ijuienses, desde que originais, podem ser doadas por qualquer cidadão para inclusão neste item. Organizado em pastas por sobrenome paterno. Os documentos da Comissão de Terras e Colonização, com 378 documentos, datados de 1877 a 1912, anteriores à emancipação do município de Ijuí, documentos usados para pesquisas de cunho histórico e socioculturais da Colônia Ijuhy e fonte única de comprovação de registro de lotes urbanos e rurais. Microfilmados e digitalizados.

      Os documentos do Cartório Eleitoral de Ijuí – 26.780 processos eleitorais das décadas de 1950, 1960 e 1970, em geral, são usados para complementação de processos de aposentadoria de cidadãos ijuienses e pesquisas genealógicas. O Índice alfabético por sobrenome está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa. A documentação da Prefeitura Municipal de Ijuí – 96.626 documentos da Administração Pública Municipal custodiados pelo MADP, sendo 1.054 relatórios de atividades da Intendência Municipal e de Secretarias (de 1912 a 1981), 15.593 telegramas expedidos e recebidos (de 1912 a 1982) e 63.839 correspondências expedidas e recebidas (de 1911 a 1973). Salienta-se que os documentos da administração municipal que estão preservados no Museu, não constituem todo o acervo de valor histórico da Prefeitura Municipal de Ijuí. O índice dos documentos está disponível – datilografado - na Sala de Pesquisa.


      Cooperativismo

      Documentação sobre o movimento cooperativista e a coleta inicial de documentos foi iniciada em 1985. Estão preservados documentos de 82 cooperativas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.



      Regional

      Conjunto formado na década de 80, constituído por documentos de 280 municípios gaúchos. A classificação é de acordo com o código numérico estipulado pelo IBGE para cada município na data de sua emancipação.



      Kaingang/Guarani e Xetá

      A documentação relaciona-se aos três grupos indígenas mencionados no título, com destaque para o Guarani e o Kaingang. A proposição de organização é da antropóloga Ligia Teresinha Lopes Simonian, quando professora da instituição e desenvolvendo o projeto “Índios e Brancos no Rio Grande do Sul”. O núcleo inicial da documentação se constituiu com o material existente no Museu, acrescido de publicações e documentos advindos de diferentes instituições do país, em sua grande maioria, constituídas por fotocópias. A classificação é por grupo étnico e tipo de documento.


      Sindicalismo

      O conjunto tem por objetivo preservar a documentação referente a Entidades Sindicais, definidas segundo a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA) em função da natureza jurídica como sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. Sua organização foi iniciada no ano de 1985, devido à Exposição Comemorativa aos 50 Anos do Sindicalismo em Ijuí. Neste mesmo ano o professor do Departamento de Ciências Sociais, Hilário Barbian, proferiu palestras sobre A História do Sindicalismo Operário Brasileiro e Ijuiense a um público de 567 pessoas, entre os quais professores, estudantes e operários.

      A documentação referente às entidades de fiscalização do exercício profissional e às associações profissionais ou de classe estão arquivadas no em Ijuí, na classe Organizações Civis.


      Fidene

      Fundo documental da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, desde a instalação da FAFI, em 1957, a constituição da FIDENE em 1969, o reconhecimento da UNIJUI em 1985, a regionalização desta, em 1993. A partir de 1994, com a implantação do Projeto Sistema de Arquivos da Fidene foi adotada a classificação funcional em todos os arquivos correntes (em cada órgão/setor da instituição).


      Hemeroteca

      O objetivo da Hemeroteca do MADP é preservar dos jornais produzidos no município de Ijuí, os de cunho histórico e político, que apresentem temáticas relacionadas a índios e patrimônio histórico-cultural.

      A política de guarda de jornais foi redefinida no ano de 2003 pelo Conselho de Direção do Museu e aprovada pelo Conselho Diretor da Mantenedora - foram doados aos respectivos municípios produtores dos mesmos, 1530 volumes referentes a 68 títulos de jornais. Até esta data eram arquivados 92 títulos de jornais.

      O Projeto Preservação da Memória Jornalística de Ijuí, patrocinado pelo Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (DEMEI) por meio da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC) no ano de 2004, proporcionou que os dois jornais (Correio Serrano e o Die Serra Post), mais importantes e de maior volume documental da hemeroteca, fossem novamente disponibilizados à pesquisa, pois seu estado de conservação estava extremamente deteriorado.

      Foram microfilmadas e digitalizadas as coleções dos jornais Correio Serrano, de 1917 a 1988 e Die Serra Post, de 1919 a 1984, totalizando 102 mil páginas, as quais estão disponíveis para acesso em banco de dados local (LINK PARA TAXAS) – digitalizadas e por meio de leitura em microfilmes.

      Confira neste link os 40 títulos disponíveis a pesquisa.



      Pesquisa no arquivo fotográfico

      O Museu preserva e disponibiliza documentos de valor informativo e histórico da comunidade pertencente à memória de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul. A documentação, além de seu expressivo volume, também possui uma diversidade, tanto por sua natureza de formação, quanto pelos gêneros documentais. Há conjuntos documentais que reúnem diferentes gêneros como o audiovisual, e iconográfico, o musical e o sonoro.


      A seguir, a consulta por índices de pesquisa pode ser feita conforme cada conjunto, como também pela plataforma de acesso online clique aqui. Orientação de uso dos índices: ao localizar as informações desejadas na tabela, anote o código relativo ao (s) documento (s) para uso no atendimento à solicitação de pesquisa por e-mail (Exemplo: Cascata das Andorinhas, Rio Potiribu, código AI 0.1 0001).


      FIDENE

      O Arquivo Fidene, de responsabilidade também reúne suportes dos gêneros audiovisuais, iconográficos e sonoros, que representam a história institucional desde 1957, principalmente através dos materiais fotográficos e entrevistas. Os instrumentos de pesquisa ainda não estão disponíveis na internet, porém o atendimento à pesquisa desse acervo pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui mais de 41.000 documentos organizados e descritos, incluindo fotografias de processo analógico e digital, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), sendo a maioria das imagens digitais registradas em catálogo eletrônico desde 2009, não disponíveis na internet. As fotografias descritas anteriormente estão registradas em fichas manuais, incluindo índices de sobrenome e temático. As fotografias recebem o arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa. A gestão arquivística, que visa a classificação na origem de produção institucional, ainda está em elaboração.





      Ijuí

      Conjunto formado por diferentes proveniências da comunidade ijuiense, que como o Arquivo FIDENE, também reúne diferentes gêneros documentais dotados de imagem e ou som, incluindo o musical. Dentre os materiais em destaque estão as fotografias, com mais de 5.000 documentos iconográficos em cores e monocromáticos (preto e branco) desde o início do século XX, rolos de filmes e fitas magnéticas com entrevistas, a discoteca, constituída por quase 3.000 discos de vinil e um pequeno acervo de notação musical, principalmente partituras. Os índices temáticos e de sobrenome das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa dos demais acervos pode ser feita no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Os documentos audiovisuais e sonoros estão parcialmente organizados e sua grande maioria está apenas ordenada cronologicamente, com índices para pesquisa.



      Família Beck

      Documentação proveniente da família Beck, cujas atividades foram iniciadas por Carlos Germano Beck, imigrante alemão estabelecido em Cruz Alta e posteriormente em Ijuí, instalando seu primeiro estúdio em 1908. Carlos, que ensinou o ofício à família, também contou com auxílio dos seus seis filhos homens, que se tornaram fotógrafos. O conjunto preservado no MADP possui mais de 7.500 imagens, cuja aquisição inicial ocorreu em 1982, com a compra de uma parte do conjunto de negativos de vidro. Mais tarde o fotógrafo Alfredo Beck (1912-2003), um dos filhos, consciente da importância de preservar seu trabalho, também doou parte dos seus originais. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





      Eduardo Jaunsem

      Fotografias produzidas por Eduardo Jaunsem (1896-1997), nascido na Letônia, fotógrafo e agricultor que imigrou ao Brasil, estabelecendo-se na Linha 11 Leste em 1914, região próxima a Ijuí. Sua obra enriquece a história regional, por seu olhar artístico e pelo registro de paisagens do cotidiano rural, onde viveu. Os documentos chegam a 5.500 imagens, conjunto custodiado pelo MADP desde 1978, inicialmente com a doação de 2.636 negativos de vidro. Os índices temáticos das fotografias estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. O arquivo fotográfico possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE Também veja aqui o índice.





      Jornal da Manhã

      Coleção fotográfica com mais de 100.000 imagens, tanto coloridas como monocromáticas (preto e branco), em negativos flexíveis e positivos em papel. Os documentos foram adquiridos em 25 de abril de 2000, representando a memória fotojornalística de Ijuí entre 1980 e 2000. Os autores são os fotógrafos Eurides Martins (Pancho), com imagens até 1990 e posteriormente, de Elimar Martins (Panchinho). Do total, cerca de 4.000 fotografias foram descritas para pesquisa, mas um grande volume do acervo ainda se encontra em tratamento, a ser higienizado, acondicionado e descrito. Os índices temáticos das fotografias organizadas estão disponíveis nessa página e o atendimento à pesquisa pode ser feito no local (sala de pesquisa no MADP) ou por e-mail. A documentação fotográfica possui arranjo temático desde 1982, estabelecido na execução do projeto “Estudo da Formação Fotográfica de Ijuí”, em conjunto com a FUNARTE. Também veja aqui o índice.





      Ildo Weich

      Conjunto formado por positivos em papel e negativos flexíveis, ainda em processo de tratamento. Natural de Palmeiras das Missões (RS), Ildo Weich começou a fotografar com 15 anos, sendo autor da bela fotografia da neve de 1965, registrada na Estação Ferroviária de Ijuí. Seu primeiro estúdio ficava no Cine América, que foi destruído por um raio, fato que o fez instalar outro, próximo à escola Ruizinho, o “Foto Cisne”. Weich também foi reconhecido por seu pioneirismo no processo fotográfico em cores. A documentação não possui instrumentos de pesquisa.





      Arquivo Cooperativismo

      Com documentos fotográficos de diferentes proveniências sobre as cooperativas da região Noroeste do Estado, do período entre 1950 e meados de 1970. O acervo possui 40 fotografias referentes à Cooperativa Agropecuária & Industrial (COTRIJUÍ), inicialmente Cooperativa Regional Tritícola Serrana Ltda, digitalizadas para acesso e descritas em catálogo eletrônico, sem arranjo, apenas ordenadas por sequência de registro (número tombo).


      Sindicalismo

      Com documentos fotográficos de diferentes proveniências que representem as entidades sindicais, por sua natureza jurídica, conforme a Comissão Nacional de Classificação – CONLCA: sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, de trabalhadores ou patronais. O conjunto contém 207 fotografias em papel, que abrangem o período entre décadas de 1920 e 1980, a maioria de 1970 e 1980. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.





      Regional

      Com documentos fotográficos que representam a memória dos municípios ou cidades da região do Rio Grande Sul, exceto Ijuí e contém 1570 fotografias. Os documentos estão descritos em fichas catalográficas manuais, sem índices para busca. O arranjo para organização foi estabelecido conforme o código de classificação dos municípios, de uso do IBGE, cuja tabela de classificação por áreas territoriais é elaborada pela Comissão Nacional de Classificação – CONLCA (que monitora, define normas de utilização e padronização das classificações estatísticas nacionais).





      Indígena

      Conjunto formado por fotografias que buscam retratar o cotidiano de diversas tribos indígenas da região e do Brasil. A coleção contém aproximadamente 200 fotografias, que estão descritas em fichas manuais e uma pequena parcela em catálogo eletrônico, sem arranjo estabelecido, apenas ordenados por sequência de registro (número tombo) e por enquanto, não possui índices de busca.





      Divisão de Museologia

      A divisão de museologia tem o objetivo de acondicionar, conservar, documentar e expor os objetos doados ao MADP. Além de tais competências, possui o compromisso de preservar a memória dos acervos museológicos e o dever de ressignifica – los, para que assumam sua função museal.

      Tal divisão é responsável pela manutenção da exposição de longa duração assim como, em conjunto com a equipe do Museu, os Departamentos da UNIJUI e os curadores, a incumbência de realizar a pesquisa, elaboração e montagem das exposições temporárias. Exposições estas que contam com atividades complementares de cunho educativo.
      Atualmente possui cerca de 30.000 acervos, divididos em quatro seções: Antropologia, Arqueologia, Numismática e Filatelia e Artes Visuais.

      Seção Arqueologia

      Composta por material referente ao índio Pré-Missioneiro proveniente de pesquisas arqueológicas realizadas, na Região, principalmente, no período de 1967 a 1973 e acrescida pela coleta avulsa. Tais pesquisas localizaram cerca de 134 sítios arqueológicos, cujos estudos contribuíram para a seriação e datação da cerâmica no Rio Grande do Sul, pelo Instituto Anchietano de Pesquisas da UNISINOS.

      No ano de 2000, em convênio com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC, de Santa Maria, foi realizado um inventário da Coleção Arqueológica do MADP a fim de determinar o número de peças e assim cumprir determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Através de tal inventário, reconheceu-se que o Museu dispõe de cerca de 24.217 (vinte e quatro mil, duzentas e dezessete) peças arqueológicas. O acervo arqueológico encontra-se hoje, em sua maioria, armazenado em Reserva Técnica, distanciados dos objetos que compõem as demais seções e acondicionado em caixas devidamente identificadas. É válido citar que algumas peças, atualmente, compõem a exposição de longa duração, e que os acervos desta seção são instrumentos em pedra, cerâmica e osso.

      Seção Antropologia

      Tal seção tem como objetivo pesquisar e salvaguardar o acervo que se refere ao cidadão de Ijui e Região.

      Este acervo esta subdividido em três grupos: Índio, Missões e Povoamento, de acordo com a primeira utilização do objeto, e comporta material referente aos Índios desde o período missioneiro até os dias atuais, à colonização, imigração, grupos étnicos, história, religião e cultura regional.

      O acervo antropológico é o maior contribuinte da exposição de longa duração do MADP, no entanto esta em sua maioria acondicionado em Reserva Técnica de acordo com suas tipologias de uso e seção de tombamento.
      Atualmente o acervo antropológico esta em processo de levantamento de informações e conferência de documentação museológica, assim como higienização, digitalização e re-acondicionamento.



























      Seção Artes Visuais

      Esta seção tem o objetivo de reconhecer, registrar, pesquisar e apresentar a comunidade de Ijui e Região os documentos e objetos produzidos com fins estéticos e artísticos, assim como os artefatos que demonstram a criatividade e que integram as artes gráficas e plásticas.
      A coleção é composta por telas, quadros, pequenas instalações, esculturas e demais representações materiais. Esta acondicionada em Reserva Técnica e passará, assim como a Seção Antropologia, por um novo levantamento.

      Seção Numismática e Filatelia

      Composta por moedas, cédulas, medalhas e selos cunhados no Brasil ou proveniente de outros países. Tal seção passará por um processo de documentação e identificação das peças, e por este motivo não esta aberta à pesquisa.

    • Outras Informações do Museu
    • Exposições Temporárias Museu
    • Destaques Museu
    • Galeria de Fotos Museu
    • Agenda Cultural
    • Informativos Kema

      KEMA, da língua Kaingang, quer dizer "experimentando". O Informativo do MADP, concebido em maio de 2008, objetiva divulgar as atividades desenvolvidas pelo Museu Antropológico de Ijuí, Rio Grande do Sul.

      Segue abaixo a lista dos informativos Kema, para receber os informativos do museu no seu no seu e-mail cadastre-se neste link.

    • Cinema no museu
    • Projetos
    • Publicações
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

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