Candidatura - Unijuí

Primeiros passos e candidatura

Você cogita estudar um ou dois semestres no exterior? Veja como funciona e como encarar o projeto.

Leque de possibilidades e orientações

Note: as vagas de intercâmbio são preenchidas por ordem de chegada, em fluxo contínuo.

  1. Atualmente as universidades estrangeiras conveniadas com a Unijuí não cobram mensalidades aos estudantes de intercâmbio da Unijuí na graduação. Na pós-grauduação convém sempre solicitar a respectiva informação.
  2. Enquanto o aluno está estudando no exterior, ele mantém o vínculo com a Unijuí inscrevendo-se no crédito chamado estágio no exterior, salvo que já tenha outra matrícula válida para o semestre em que estuda no exterior.
  3. O candidato a intercâmbio deve apresentar nota média aritmética de 75 pontos ao menos.
  4. Confira no link estude no exterior as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Unijuí e analise se você se enquadra nos requisitos ali indicados pelas universidades parceiras: 
    1. eventualmente o percentual de créditos superados ao menos um ano letivo, no caso da Universidade do Porto e do Instituto Jean Piaget 50% do curso; 
    2. o domínio do idioma de instrução, cujo grau de proficiência exigido pode variar muito.
  5. Se você preferir outro destino, consulte o Escritório de Relações Internacionais para verificar se a Unijuí tem como ajudar a realizar seu desejo.
  6. Estágios práticos e remunerados são possíveis particularmente na Alemanha, mas tambem em outros países desenvolvidos. Agências de intercâmbio comerciais também oferecem um grande leque de oportunidades em muitos países.
  7. Avalie os custos de seu projeto. Confira aqui um exemplo relativo a estudos na cidade do Porto, em Portugal.

Uma vez determinado o seu destino: 

Candidate-se junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí preenchendo o formulário de Candidatura e envie-o ao eri@unijui.edu.br ou entregue-o pessoalmente para se apresentar e conversar sobre diversos detalhes. O Escritório de Relações Internacionais dará seu parecer. O ERI atende nos turnos tarde e noite, fone 3332.0329, ramais internos: 2010 e 2013.

  1. Anexos requeridos:

    1. Carta de recomendação sigilosa, de um professor do candidato, enviada pelo professor diretamente ao ERI
    2. Carta de exposição dos motivos da candidatura
    3. Cópia do passaporte ou comprovante de sua solicitação
    4. Cópia da carteira de identidade
    5. Histórico acadêmico externo (assinado e carimbado)
    6. Comprovante de proficiência de língua, quando requerido pela universidade estrangeira
  2. Após parecer favorável da parte do Escritório de Relações Internacionais, inscreva-se no formulário de Inscrição, em que o coordenador avalia a possibilidade da convalidação das disciplinas cursadas no exterior, e encaminhe o formulário ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.