O velho sonho tornando-se realidade - Unijuí

O velho sonho tornando-se realidade

“Frente ao caminho me calo, e o pensamento sofreno, o mundo é muito pequeno, prás patas do meu cavalo. Nesta jornada terrena, aprende muito quem anda. Sempre que a alma se agranda a estrada fica pequena...”. A música de Luiz Marenco, Filosofia de Andejo, resume um pouco da sensação e do momento vivido nessa mudança nos últimos tempos.

O sonho de conhecer a Europa era antigo, e por alguns momentos parecia muito distante, até o momento em que tomei conhecimento do acordo de cooperação entre a UNIJUÍ e a Universidade do Porto de Portugal. Foi quando resolvi candidatar-me para o intercâmbio oferecido pela minha universidade. Enfrentado o processo seletivo, veio a notícia de que havia sido selecionado pela Universidade do Porto como estudante visitante de mobilidade para freqüentar o 2° semestre do ano acadêmico de 2010/2011.

Hora de correr para encaminhar visto, passagens e demais documentos necessários. Confesso que não foi tarefa fácil, mas recompensadora. Depois de muitas idas à Porto Alegre, o visto na mão. Hora de embarcar. No aeroporto, prestes a embarcar para a cidade do Porto - Portugal, na despedida de meu pai, dei-me conta do que estava acontecendo. Estava eu, indo para um país desconhecido, deixando – por algum tempo - tudo para traz, família, namorada, amigos, o meu Rio Grande do Sul amado, o meu Grêmio, enfim, tudo o que estava acostumado, conhecia e tinha segurança.

Deparei-me sozinho, com o coração apertado, com o mundo à minha frente, mas com um sonho na mala, em busca de conhecimento e aprendizado. Da mesma forma que o coração estava apertado, estava feliz em saber que o velho sonho estava prestes a ser realizado. Feliz também em saber que tenho pessoas especiais que me deram a maior prova de amor que já tive, através do apoio e amizade.

Chegando em Portugal, tudo novo. Acostumado com o “mundinho” pequeno em que vivia, fiquei admirado com tudo, metrô, arquitetura e a organização. A cidade do Porto é muito bonita e acolhedora, muito conhecida por seus pontos turísticos como a praça dos aliados, a torre dos clérigos, castelo de cristal e a famosa ribeira.

Na Universidade do Porto fui muito bem recebido, assim como na Faculdade de Direito, os quais me auxiliaram em tudo que precisei. O curso de direito da Universidade do Porto é muito bom, com professores qualificados e uma estrutura magnífica. Estou cursando as disciplinas de Direito Internacional Público, Direitos Fundamentais e Direito do Urbanismo e do Ambiente, todas muito interessantes e de grande proveito.

A fase de adaptação. No começo difícil, sair do calor do Brasil para o frio e chuva de Portugal não foi algo fácil. Aprender a andar de metrô, localizar-se na cidade, adequar-se ao sotaque português, a nova faculdade, lavar roupas, fazer comida são uns dos novos desafios a serem encarados nesta nova experiência. Experiências essas que contribuem para um crescimento pessoal.

Mas as novas amizades, companheiros de apartamento, colegas de faculdade e o Porto aos poucos amenizam a saudade de casa. Aqui o tempo passa muito rápido, com todas as novas experiências vividas e a nova rotina, por isso é preciso aproveitar a cada dia, cada momento.

Agradeço a Deus, a Unijuí, meus pais e ao meu mano e demais familiares por me ajudarem na realização desse sonho. A namorada Laura pela confiança e carinho. E a todos os meus amigos que sempre estiveram ao meu lado.

Esse é um breve relato de uma fantástica experiência de seis meses no velho continente e de um sonho que, agora sim, tornou-se realidade.

Gustavo Mattos da Motta, acadêmico do curso de Direito da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.