Renata Scheibler: uma referência positiva de intercâmbio - Unijuí

Renata Scheibler: uma referência positiva de intercâmbio

A intercambista Renata Scheibler, acadêmica da UNIJUÍ do Curso de História, modalidade Ead, passou dois semestres na Universidade Maria Curie Sklodowska, na Polônia. (Depoimento: Professora Natalia Klidzio, docente da UMCS, Lublin/Polônia)

Sou professora no Departamento de Língua e Cultura Portuguesa, na UMCS, de Lublin, na Polônia. Quero registrar um depoimento aos estudantes da UNIJUÍ e a todos os que se interessam pelos assuntos universitários.
Lublin é uma cidade polonesa que tem sua origem em 1253. É a capital da província do mesmo nome. Acolheu no decorrer do tempo representativa população judaica. Foi também grande centro ariano. Em 1560, no Castelo Real o rei Kazimierz assinou o Tratado de União da Polônia com a Lituânia (Unia Polsko-Litewska). A cidade e sua província agrega um complexo arquitetônico que testemunha os mais de 700 anos de história. E ainda, foi dessa região que muitos poloneses partiram para o Brasil na época da emigração.

Atualmente, Lublin é um centro universitário que reúne várias e importantes universidades polonesas, estatais e privadas; por isso, a sua população é flutuante e se multiplica na época de aulas. A UMCS (www.umcs.lublin.pl) é uma, entre as várias instituições de ensino superior. Foi fundada em 23 de outubro de 1944, com o nome de Universytet Marii Curie-Skłodowskiej em reconhecimento à contribuição que a Nobel polonesa Marie Curie-Sklodowskiej prestou à ciência .

Atualmente, a UMCS acolhe onze faculdades e mantém cooperação acadêmica com outras instituições do país e do exterior. O Brasil está presente nas relações bilaterais. Entre as pontes está a UNIJUÍ. A coordenadora Barbara Hlibowicka Węglarz, que visitou a UNIJUÍ reconhece que o acordo de cooperação firmado entre as duas instituições tem dado aos estudantes de ambas, a possibilidade de intercâmbio e de uma experiência internacional ímpar.

Um dos exemplos de intercâmbio é o caso de Renata Scheibler. Do meu ponto de vista, como professora brasileira na UMCS, avalio com muito otimismo a presença da jovem Renata em nossa instituição. Acho que ela representou um perfil positivo do estudante do Brasil. Assim que chegou, foi matriculada em disciplinas do curso de história que lhe interessaram e ainda frequentou as aulas do curso de língua polonesa para estrangeiros. Muito compenetrada, levou esses estudos com seriedade e eficiência. Possuidora de um inglês fluente conseguiu interagir com os estudantes da nossa universidade e também com os de outros países que aqui estavam. Isso resultou em amizades que reverteram em convites para visitar outros países, o que fez, aproveitando os feriados e férias.

Renata, antes de sair do Brasil, leu muito sobre a Polônia e aqui queria conhecer, conferir, ver de perto aquilo que conhecia dos registros de suas leituras. Viajou pela Polônia, visitou museus, foi a teatro, a ópera, cinema, andou pelas cidades históricas, visitou Varsóvia, a capital, aproveitando plenamente a estada no país.

Muito curiosa com tudo e, de sua personalidade, pode-se ver que era dona de um espírito colaborador, cooperativo. Por isso, teve muitos convites na universidade: participou de mesa de jurados de olimpíadas, ajudou a receber visitantes da Etnia polonesa de Ijuí. Monitorou um projeto de história e cultura do Brasil, dando conta de tudo com a maior responsabilidade, ternura e alegria.

Renata trouxe em sua bagagem a bandeira do Brasil e não poupava oportunidade para mostrá-la e falar sobre o Brasil, o que comprovou um amor espontâneo pelo seu país.
Mas, o mais genial de tudo, é que Renata veio para a Polônia, dona de muito conhecimento, a cabeça cheia de ideias, boas intenções nos estudos e a vontade de aprender mais. Uma intercambista e cidadã exemplar.

Fotos:
Renata Scheibler, em frente a UMCS, onde está o Monumento de Marie Curie-Skłodowskiej; em Konstantin, Renata Scheibler com Natalia Klidzio, receberam Marli Siekierski e Irene Slocinski, da Etnia Polonesa de Ijuí; Lublin,parte da Cidade Velha; Parque Lazienki, Varsóvia, e o monumento a Fryderyk Chopin; Prof.N.Klidzio, em frente a sede da Reitoria da UMCS; Professora Barbara Hlibowicka Węglarz, coordenadora do Acordo UMCS/UNIJUÍ; Renata no Aeroporto de Varsóvia – Polônia; Renata Scheibler com Natalia Klidzio, Marli Siekierski e Irene Slocinski; Renata Scheibler, na Ópera Nacional, em Varsóvia.