Renata Valandro - Hungria - Unijuí

Renata Valandro - Hungria

Durante o Salão do Conhecimento de 2012, fui com minha amiga Natália até o RI da universidade pois ela iria resolver assuntos sobre sua ida à Austrália. Sempre achei incrível a oportunidade de um intercâmbio, não imaginava quão perto essa oportunidade estava de mim. Conversando com o pessoal do Escritório de Relações Internacionais descobri sobre o Ciência sem Fronteiras, o que foi incrível! Saí do RI com papeis em mãos sobre o que deveria fazer primeiramente:  ter um certificado de excelência em inglês.

Me inscrevi para a IELTS, uma prova britânica de proficiência, com 4 fases de avaliação para o seu inglês... Essa parte foi a que mais me assustou pois nunca havia feito cursinho de inglês, tinha somente a base através de música e filmes/seriados. Para ser sincera a primeira vez em que conversei com alguém em inglês foi durante a prova! Mas ufa, consegui alcançar a nota suficiente para me inscrever no programa.

Para a seleção do programa escolhi a Hungria por ser um país muito interessante, pouco procurado pelos alunos (pois era a primeira chamada para esse país) e a cobrança pelo inglês era menor com a possibilidade de curso de inglês por 2 meses. A fase de seleção não foi fácil, como curso Design de Produto, corria o risco de ser cortada do programa, mas tudo deu certo no final e fui passando por cada etapa de seleção com o coração na mão! O apoio da minha família, professores e amigos foi extremamente essencial pra mim...  Até o dia que recebi a esperada notícia de que estava tudo certo para a minha vinda pra cá para, primeiro estudar inglês e depois iniciar minhas aulas na universidade!

Buda Castle

É uma emoção sem tamanho ganhar uma bolsa de estudos para estudar na Europa durante 14 meses! Fui aceita na Óbuda University para dar continuação ao meu curso. A partir daí iniciava outra etapa, a da despedida e a aventura de entrar em um novo continente, um novo país e uma nova cultura. Depois de mais de 15 horas de voo eu e mais um grande grupo de brasileiros colocamos os pés em terra húngara!

Os meses de cursinho foram de extrema importância para a adaptação. Estou morando em Budapeste, a capital da Hungria. A cidade é maravilhosa e até agora nestes quase 5 meses aqui não me canso de sua beleza! A maior dificuldade inicial foi a comunicação, pois como dizia Chico Buarque húngaro é "a única língua do mundo que, segundo as más línguas, o diabo respeita". Quase ninguém fala inglês perfeitamente mas todos conseguem se entender de alguma forma.

Existe a dificuldade para comprar comida no mercado e em outras lojas, você vai por dedução! A comida aqui contém muita pimenta e é muito gordurosa mas você consegue driblar isso e aproveitar a culinária daqui! O povo é bem fechado e sério, penso eu que é em função de tudo o que passaram durante a guerra. Povo com cultura forte e rico em histórias. Ficam muito curiosos sobre nosso modo de viver e em como nosso país é grande! É engraçado descobrir o que pensam e o que imaginam de nós “os tão distantes” nos perguntando “por que a Hungria?” e, ainda sorrio da pergunta que nos deparamos da professora no cursinho de inglês “Vocês possuem macacos de estimação?”.

Macarrão Instantâneo - choque de línguas!

Na minha universidade uniram-se somente 15 alunos e a partir daí surgiu uma segunda família, na parte do Design sou eu e mais 3 alunos.. Tenho aula praticamente todos os dias e ao meu ver são muito interessantes, a quantidade de trabalhos é grande e muita vezes não tão fáceis, mas nada impossível! Os professores são atenciosos e a coordenação nos recebeu calorosamente... Não tenho nada para falar da universidade, estou amando!

Renata entre os colegas de Design

Os jovens aqui são muito alegres e a cidade não para nunca! Estou tendo aula de húngaro também, mas até agora não consegui obter muito sucesso, é realmente difícil! Aqui os brasileiros são todos órfãos então somos uma grande família, uns ajudando os outros... É engraçado a mistura de sotaques e modos de viver pois cada um vem de um canto diferente do Brasil, você acaba conhecendo ainda muito mais sobre seu próprio país!

Estou entrando para meu 5º mês aqui e não sei se fico triste ou feliz com isso, a saudade aperta mas a sede por conhecer cada vez mais e viver nesse ‘outro mundo’ é gigantesca! Me restam 9 meses aqui e espero agregar muito mais conhecimento e vivencias que forem possíveis! Hungria é um país maravilhoso, estou apaixonada por Budapeste e digo que quem vier conhecer não irá se arrepender nunca! Köszönjük - obrigada!