A oportunidade de intercâmbio em Portugal - Unijuí

A oportunidade de intercâmbio em Portugal

Felipe Secchi conta sua experiência em Portugal.

Desde o inicio da vida acadêmica tinha o desejo pessoal de realizar um intercâmbio no exterior. Graças as oportunidades oferecidas pela Unijuí, consegui concretizar esse sonho.

O intercâmbio cultural proporciona um grande enriquecimento pessoal e profissional, pois é uma experiência única poder conhecer novas culturas, línguas, pessoas, lugares e um sistema universitário diferente do que estou habituado.

Portugal é um País surpreendente. Possui uma riqueza cultural, gastronômica e lugares históricos incríveis. Existe uma grande facilidade na adaptação em razão da similaridade dos costumes e da língua. Além de poder conhecer um pouco das origens brasileiras.

Porto é uma cidade encantadora. A cada esquina existe uma história e um lugar agradável para curtir a cidade. É um local com muita diversidade. A cidade preserva todas as suas fachadas históricas e (muito)antigas. Para quem gosta de viajar, é um bom local para conhecer outros países da Europa. O custo de vida é baixo comparado com as demais principais cidades da Europa.

O sistema de ensino da Universidade do Porto é diferente em relação ao da Unijuí: as aulas são no período da manhã e tarde somente, sem aulas no período noturno. Cada disciplina é composta por cinco horas semanais, sendo três delas teóricas e duas práticas. As avaliações são realizadas apenas no final do semestre, quando já não se tem aulas, contendo todo o conteúdo da disciplina em apenas uma avaliação. A UP possui uma estrutura de apoio aos alunos estrangeiros, o que ajuda muito à adaptação. O curso de Direito da UP é muito bem conceituado em Portugal e na Europa.

Por fim, gostaria de agradecer à Unijuí, à minha família e minha namorada que me ajudaram a concretizar esse sonho.