Auditor Responsável: Ivanildo Scheuer
A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como da qualidade de desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, metas, objetivos e políticas para as mesmas.
A auditoria interna, atualmente com foco operacional, passou a ser um instrumento amplo de controle para os gestores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definidos pela instituição, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios e princípios previamente definidos.
A função básica da auditoria operacional é elaborar diagnósticos que permitam visualizar e avaliar a situação da instituição ou unidade auditada de acordo com o desempenho relativo ao funcionamento e desenvolvimento das atividades e à utilização dos recursos e meios da maneira eficiente, com economicidade para atingir a eficácia.
O Serviço de Auditoria Interna tem como objetivos o assessoramento e a avaliação da efetividade dos controles da Instituição, dando ênfase aos seus trabalhos na detecção de erro e de fraude para a avaliação do ambiente de controle. Neste sentido, para que a administração possa se certificar de que seus planos e metas sejam executados, necessita de um serviço de acompanhamento periódico, com um grau de profundidade, que se detenha mais nos processos e procedimentos de execução dos mesmos. Desta forma, não teria sentido traçar planos, metas e implementar controles se não houvesse alguém na Instituição em condições de verificar se os mesmos estão sendo seguidos e cumpridos.
A Auditoria Interna, além de realizar seus trabalhos de forma independente e prestar assessoramento à administração, está voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como da qualidade do desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, metas, objetivos e políticas definidos para as mesmas. Este serviço caracteriza-se por um controle gerencial, que funciona por meio de medição e avaliação de outros controles.
VISÃO:
Constituir-se como unidade de apoio institucional de assessoramento e acompanhamento dos processos, buscando avaliar, assessorar, acompanhar e subsidiar as unidades com informações de modo a auxiliar nos procedimentos de planejamento, controle e fiscalização.
OBJETIVOS:
A auditoria interna tem como foco a auditoria operacional visando o acompanhamento e cumprimento das ações e controle das unidades institucionais.
Objetivo geral:
- Assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se as unidades, sistemas, operações de controle e programas da instituição estão atingindo os objetivos da mesma de forma eficaz e eficiente.
Objetivos específicos:
- Verificar e adequar e eficácia dos controles;
- Verificar a integridade e confiabilidade das informações e registros;
- Verificar a integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e da sua efetiva utilização;
- Zelar pela eficiência, eficácia e economicidade do desempenho e da utilização dos recursos; dos procedimentos e métodos para salvaguarda dos ativos e a comprovação de sua existência, assim como a exatidão dos ativos e passivos;
- Verificar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios de contabilidade e se as demonstrações deles decorrentes refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio;
- Examinar a integridade e fidedignidade das informações financeiras e operacionais e os meios utilizados para aferir, localizar, classificar e comunicar essas informações;
- Examinar os sistemas estabelecidos para certificar a observância das políticas, planos, leis e regulamentos que tenham, ou possam ter, impacto sobre operações e relatórios;
- Examinar os meios usados para proteção dos ativos e, se necessário, comprovar sua existência real;
- Examinar operações e programas e verificar se os resultados são compatíveis com os planos e se essas operações e programas são executados de acordo com o que foi planejado;
- Comunicar o resultado do trabalho de auditoria e certificar-se que foram tomadas as providências determinadas pela administração em relação às suas recomendações.
Principais Atividades Desenvolvidas no segundo semestre de 2017
- Estudo e elaboração do plano de trabalho da auditoria interna para o segundo semestre de 2017/2018.
- Elaboração dos modelos de papeis de trabalho a serem utilizados para realização das atividades da auditoria interna na instituição.
- Analise e verificação se toda a legislação e normatização dos departamentos e unidades administrativas da FIDENE/UNIJUI está devidamente organizada em arquivo e que possa ser acessada por todos que dela necessitarem. (Disponibilizados no link ¨Informes oficiais¨ na página da FIDENE/UNIJUÍ).
- Realização de assessoria junto à direção da Editora UNIJUÍ no que se refere a elaboração do planejamento estratégico e definições dos processos das ações, bem como normatização dos processos de controle interno.
- Realização de assessoria junto à direção do Museu Antropológico Diretor Pestana no que tange a elaboração do planejamento estratégico e redefinição dos processos internos de ação e controle.
- Análise e verificação se os apontamentos da Auditoria Externa estão sendo, de fato, corrigidos pelas unidades envolvidas com relação as contas a receber.
- Análise e verificação se os apontamentos da Auditoria Externa estão sendo, de fato, corrigidos pelas unidades envolvidas com relação as contas a pagar.
- Análise dos processos de compras e controles de estoque.