Apresentação

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O presente Relatório e Balanço (Volumes I e II) apresenta as principais atividades desenvolvidas e os dados econômico-financeiros da FIDENE relativos a 2019, ano em que se manteve a consolidação de resultados qualitativos e quantitativos, positivos fatores que têm marcado a trajetória recente desta Instituição, cuja diretriz estratégica é norteada pela profissionalização da gestão em todas as instâncias institucionais, sendo assumida pelos atores que a constituem e reconhecida por meio da efetivação coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, instrumento este, que tem subsidiado as tomadas de decisões estratégicas.

Apesar dos cenários adversos que se apresentaram em 2019, com a continuidade da crise política e financeira, que trouxe fortes impactos no andamento das atividades fins da principal mantida da FIDENE, a mantida UNIJUÍ, foi necessário de forma muito constante, repensar e reposicionar a atuação universitária, passando a adotar uma gestão estratégica, com maior preocupação acerca dos resultados de avaliações externas, dos investimentos em pesquisa e do reforço na captação e retenção de estudantes. A Instituição conseguiu, com esforço, auferir um resultado financeiro positivo, retratado no superávit em torno de R$ 1,7 milhões de reais, o que demonstra que o trabalho realizado e alinhado às metas institucionais está alcançando os objetivos almejados.

O recebimento do Troféu de Responsabilidade Social, juntamente com o Certificado, conferido pela Assembleia Legislativa do RS recebido pela FIDENE, pelo quarto ano de forma consecutiva, demonstra o reconhecimento do trabalho da Fundação e de suas Mantidas. A premiação reconhece projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. O Balanço Social, premiado pela Assembleia Gaúcha, apresentou dados importantes para a comunidade, foram mais de R$ 10,5 milhões investidos em projetos, ações e contribuições para a sociedade, mais de R$ 28 milhões destinados para bolsas educacionais, cerca de 15.970 benefícios concedidos e mais 66 mil pessoas diretamente beneficiadas pelos projetos desenvolvidos na Instituição.

A UNIJUÍ, principal mantida da FIDENE, garantiu o excelente resultado nas avaliações externas da graduação, mantendo o Índice Geral de Cursos (IGC) com conceito 4 em 2019, em uma escala de 1 a 5, o que é considerado excelente. A renovação desse conceito denota a consolidação de todo um compromisso histórico primado pela excelência acadêmica com investimentos em professores, estrutura, metodologias e projetos pedagógicos diferenciados. Ainda, no ano de 2019, a Universidade foi credenciada para a oferta da modalidade EaD pela Portaria do MEC nº 4.418/2004, publicada no DOU em 04/01/2005. Foi recredenciada na modalidade EaD, com conceito 4, pela Portaria MEC nº 325 de 08/02/2019.

Neste ano de 2019, a Pós-Graduação da UNIJUÍ foi bastante afetada pela instabilidade no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A Capes promoveu uma série de cortes no seu orçamento, impactando diretamente os cursos neste nível de ensino, a partir da perda de cotas de bolsas de mestrado e de doutorado. Mas, mesmo com este cenário adverso, foi possível implementar dois novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu: o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e o Doutorado em Direitos Humanos, passando então a Instituição a contar com a oferta de 6 (seis) cursos de Mestrado Acadêmico, 4 (quatro) cursos de Doutorado e 1 (um) curso de Mestrado Profissional, conforme previsto no PDI (2015-2019).

Ainda no ano de 2019 foi possível fazer a oferta de uma turma de Minter e uma de Dinter do PPGSS em Educação nas Ciências, no município de Balsas, Maranhão, e o curso de Mestrado em Direitos Humanos também aprovou a oferta de uma turma de Minter em Cacoal (Rondônia), com início previsto para 2020, tendo como instituição receptora a Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC, fatores que mantiveram a pós-graduação em patamar satisfatório em termos de resultado.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, teve um excelente ano de 2019 para a escola, o fazer esteve orientado para a promoção da marca EFA com a propósito de enfatizar o diferencial de ser uma escola com estrutura de universidade. Na execução das atividades e ações pedagógicas reforçou-se este diferencial, sendo reconhecido e valorizado pela comunidade local e regional nos últimos anos. Resultando em desempenho muito satisfatório, tanto no viés pedagógico quanto no financeiro, com significativo aumento no número de alunos na educação básica e na educação profissional.

As mantidas Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP – e Rádio Educativa UNIJUÍ FM tiveram um desempenho compatível com suas trajetórias históricas, procurando, a partir de inovações em suas práticas, ter um diferencial de atuação e de reconhecimento da comunidade.

Destaca-se, em relação ao MADP, a trajetória, de 58 anos, sempre mantendo a qualificação técnica e teórica de sua equipe. Consolidado como local de pesquisa e representação da cultura e memória local e regional, com a promoção de atividades educativo-culturais, dentro e fora do seu espaço, buscando fomentar o debate sobre as diversas maneiras que se conceber a cultura em diferentes grupos, tempos e espaços. Durante o ano de 2019, o MADP atingiu seus objetivos, não só pelas metas alcançadas, mas, principalmente, pelo êxito nas ações educativas-culturais através de exposições, cursos e atividades diversas, além da aprovação e execução de projetos externos, realizadas pela equipe qualificada de colaboradores do Museu.

Em relação a Rádio UNIJUÍ FM, ao completar 18 anos, reforçou seus espaços de discussão em prol da democratização da informação e do conhecimento. Além das ondas do rádio, o contato permanente com o ouvinte intensificou-se por meio das novas tecnologias, como as transmissões em vídeo ao vivo e os recursos das Stories em mídias sociais, espaços que ressignificam o fazer rádio além do rádio, característica de emissoras educativas contemporâneas, com impacto positivo na receita.

É possível comemorar os muitos resultados positivos alcançados no último ano, e, porque não dizer, nos últimos, em especial na esfera acadêmica, em que se obteve excelentes avaliações externas que mantiveram a principal mantida da FIDENE, a UNIJUÍ, entre as melhores universidades do Estado no âmbito das comunitárias privadas. Atualmente, além da constante vigilância no processo de recuperação financeira, a excelência acadêmica continua sendo a grande ênfase a ser constantemente enfrentada, considerando o estabelecimento de relações intencionais entre as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão e cultura.

Assim, o aperfeiçoamento de ferramentas, instrumentos e metodologias pertinentes à avaliação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, são fundamentais para entender como o jovem aprende e quais são as necessidades para a formação acadêmica e profissional, considerando a formação de um cidadão reflexivo que busca fazer a diferença na sociedade a partir do seu fazer. Assim, problematizar a questão das metodologias ativas é cada vez mais urgente e necessário, bem como a prospecção e identificação de novos programas estruturantes de ensino, levando em conta a demanda potencial, sua aderência às condições de cada área de conhecimento e às expectativas da sociedade.

Para tanto, é fundamental a manutenção do caráter comunitário pela interação permanente com os diferentes protagonistas envolvidos no desenvolvimento do território, o que também perpassa pela perspectiva de tornar o egresso um cidadão comprometido em sua escolha profissional e motivado para contribuir com a melhoria da sociedade em que atua.

É com esta certeza e contando com a implicação de todos os atores, que ao encerrar a gestão 2017/2019, e já projetar a nova gestão a partir inclusive da construção de um novo PDI, é que a Fundação FIDENE sempre considerando os anseios e necessidade do seu entorno adota uma gestão estratégica, com maior preocupação acerca dos resultados de avaliações externas e dos investimentos em pesquisa, efetivamente sendo capaz de enfrentar os desafios para conseguir vislumbrar novos horizontes sempre buscando impactar positivamente neste projeto de vida e de sociedade chamado FIDENE/UNIJUÍ, que possui uma história de mais de 60 anos forjada na comunidade regional.

Profª Drª Cátia Maria Nehring
Presidente da FIDENE – Gestão 2017-2019