2.4. RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ FM

Download .pdf
Voltar

RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ FM

Diretora: Cláudia Cristina Gesing Bohrer

Coordenadora Pedagógica: Carine Prediger Da Pieve

Conselho Superior: Cláudia Cristina Gesing Bohrer (Presidente do Conselho), Lídia Inês Allebrandt (Representante do Corpo Docente dos Cursos de Licenciatura da UNIJUÍ), Rúbia Beatriz Schwanke (Representante do Colegiado do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ), Rogério Hansen (Representante da Coordenadoria de Marketing da FIDENE), Arthur Roberto Fabrício Pereira (Representante do Corpo Discente da UNIJUÍ).

As tendências de 2019

Ao completar 18 anos, a UNIJUÍ FM reforçou seus espaços de discussão em prol da democratização da informação e do conhecimento. Além das ondas do rádio, o contato permanente com o ouvinte intensificou-se por meio das novas tecnologias, como as transmissões em vídeo ao vivo e os recursos das Stories em mídias sociais, espaços que ressignificam o fazer rádio além do rádio, característica de emissoras educativas contemporâneas.

No Instagram, por exemplo, considerada uma das melhores redes de mídia social voltada ao marketing e anunciantes, a UNIJUÍ FM atingiu a marca de 2.685 seguidores. Buscando engajamento com seus seguidores, trabalhou na produção de conteúdo para os Stories, recurso que permite apresentar fotos e vídeos curtos, excluídos automaticamente após 24 horas.

A ferramenta permite uma comunicação mais eficiente e focada para o público conectado à Rádio através desta plataforma, sendo que, no decorrer de 2019, mais de 398.200 contas foram alcançadas através das postagens nos Stories, o que equivale ao número de pessoas que viram ou que foram afetadas pelos posts.

O uso de hashtags (para alcançar público específico), as enquetes (focando em interação e feedback) e os destaques (para fixar o conteúdo por temática, como programação, equipe e eventos) foram alguns dos recursos explorados nesta mídia social.

Já no Facebook, conta que abriu o ano de 2019 com 12.385 seguidores, a UNIJUÍ FM produziu conteúdo para a Time Line, registrando entrevistas, divulgando eventos e levando informações jornalísticas e de apoiadores culturais. Nesse sentido, as postagens do período de 2019 alcançaram mais de 573.000 pessoas, entre amigos e amigos de amigos. Nesta mídia social, a UNIJUÍ FM também cria eventos, uma forma de direcionar a produção de conteúdo ao público interessado, aumentando o alcance e a interação.

Por exemplo, para divulgar o Domingo no Campus com a Feira do Vinil foi criado um evento que alcançou 20.400 pessoas. Já no Domingo no Campus que apresentou a Tertúlia Universitária, o evento criado teve um alcance de 7.400 pessoas. Em agosto, o evento criado também divulgou o Domingo no Campus, que teve como atração principal o desfile de bandas marciais das escolas de Ijuí, que alcançou 15.800 pessoas.

Ainda como referência de ferramenta de divulgação e contabilização de acessos nesta rede social, também foram criados eventos voltados ao Campus Fashion Week (sobre moda e empreendedorismo) e o Folclore no Campus (com a socialização das atividades de um projeto cultural realizado junto às escolas), que alcançaram 8.600 e 6.300 pessoas, respectivamente.

Outra tendência que a Rádio UNIJUÍ FM trabalhou em 2019 diz respeito à forma de distribuição de conteúdo, como entrevistas e debates em podcasts, mídia de áudio por demanda. Com uma parceria, por meio da Coordenadoria de Marketing, disponibilizou em plataformas de streaming na Internet as edições de quinta-feira do programa Rizoma, que recebe convidados, especialistas, professores e personalidades para discutir assuntos da atualidade.

No último trimestre do ano, os áudios dos programas acessados nas plataformas Spotfy, Deezer, ITunes, TuneIn e Anchor totalizaram 471 audições, 75% ouvidas em dispositivos no Brasil. A possibilidade de o usuário consumir os conteúdos no momento que quiser e como achar melhor levou o Rizoma a ser ouvido nos Estados Unidos (16%), França (6%), Colômbia (1%), Itália (1%) e Portugal (1%). Os dados das audições também oferecem informações quanto ao acesso em nível de Brasil, em que 67% das 471 audições vieram de dispositivos registrados no Rio Grande do Sul, seguido de 8% na Bahia, 7% em São Paulo, 4% em Santa Catarina, 2% no Paraná, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estados com menor percentual. Os dados por município registram 45% dos acessos vindo de Ijuí, 9% de Porto Alegre, 3% de Espumoso, 3% de Santo Ângelo, seguido de ouvintes oriundos de Erechim, Santa Maria, Catuípe, Cruz Alta, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Cristo, Passo Fundo, entre outros, o que demonstra a possibilidade de levar o nome da UNIJUÍ e da UNIJUÍ FM para além das transmissões pelo rádio.

As novas tecnologias a favor do rádio

Após implementar melhorias no aplicativo da Rádio UNIJUÍ FM, referente ao gerador de caracteres que exibe o nome da emissora, da música e do artista ou banda no display do aparelho receptor do ouvinte, foi possível contabilizar, em 2019, 9.257 novos downloads. Destes, 7.157 foram para dispositivo IOS e 2.100 para Android, o que representa um aumento de quase 25% nos downloads em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda em se tratando de novas tecnologias, a equipe da UNIJUÍ FM participou em 2019 da formação “Transformação digital e empoderamento colaborativo nos processos de gestão e liderança”, para que as ferramentas do Google fossem implementadas no dia a dia de trabalho da emissora. Agenda de entrevistas online, drive de fotos e drive de documentos passaram a ser compartilhados pela equipe, aprimorando os processos a partir do uso dessas metodologias colaborativas e tecnologias digitais.

Conteúdos novos na grade de programação

Para além de 24 horas de programação musical e informativa no rádio, sendo destas, 13 horas ao vivo, a UNIJUÍ FM focou na produção de conteúdo em formato de séries temporais. Em fevereiro, estreou “Brincadeira de Infância”, com sugestões de brincadeiras simples e divertidas, que marcaram a infância de várias gerações. O objetivo era fazer com que as crianças esquecessem as tecnologias e dessem lugar à criatividade, à diversão, à moda antiga, a atividades para mexer o corpo e estimular a mente, como por exemplo, brincar de telefone sem fio, gato mia, corrida do saco, cinco marias, dança das cadeiras, mímica, bexiga d'água, dominó, pipa, entre tantas outras. O programete ficou no ar por três meses, em três horários diários e veiculou mais de 40 brincadeiras.

Em março, “Protagonistas” entrou no ar para celebrar o mês da mulher com informações de figuras femininas que foram destaque, como escritoras, pintoras, professoras, cientistas, políticas, protagonistas de lutas, de direitos e da história. Durante três meses os ouvintes puderam conhecer vida e obra de 25 mulheres, entre elas: Anita Garibaldi, Bárbara Alencar e Maria Quitéria de Jesus, que lutaram pela Independência do Brasil; Nísia Floresta Augusta, pioneira na luta pela alfabetização; Chiquinha Gonzaga, a abolicionista que trocou o casamento pelo piano; além de nomes mais recentes, como a escritora Rachel de Queiroz, a paquistanesa Malala Yousafzai, a primeira piloto de avião Amelia Earhart, e o marco da legislação brasileira, Maria da Penha. A série também foi veiculada em três horários diários.

No mês de abril, o já tradicional programete da UNIJUÍ FM, “Hoje na História”, ganhou novo formato para o rádio. Ao invés de citar um conjunto de notícias que marcaram cada data, o tradicional resgate dos fatos que ficaram para a história deu lugar para um conteúdo mais aprofundado, sobre um grande acontecimento por dia, sendo veiculado no ar nas primeiras horas da manhã e ao meio dia.

Maio foi o mês escolhido para lançar a série “Páginas Cantadas”, contando a história de artistas e canções diretamente influenciados por obras literárias. Por três meses, ouvintes puderam conhecer os detalhes por trás da composição de músicas e álbuns que surgiram a partir da leitura de grandes clássicos, cartas importantes e doutrinas místicas. Por exemplo, a série trouxe Humberto Gessinger e a recorrente referência ao existencialista Albert Camus; o encantamento dos porto-alegrenses da Lítera com as cartas de Dom Pedro I à sua amante Domitila; e Tim Maia convertido disposto a espalhar pelo mundo a palavra da Cultura Racional. Tudo isso em três horários da programação diária da UNIJUÍ FM.

Já em julho, no mês em que a UNIJUÍ FM completou 18 anos, foi produzida uma série com depoimentos atuais e trechos de entrevistas à época da inauguração da emissora, de pessoas diretamente ligadas à Rádio. Participaram Higino Germani, engenheiro, autor do primeiro projeto técnico da UNIJUÍ FM; Eronita Barcellos, professora, reitora e presidente da FIDENE em 2001; Lídia Inês Allebrandt, professora, primeira diretora da Rádio; Telmo Frantz, professor e ex-reitor da UNIJUÍ; Cátia Maria Nehring, atual reitora; Cristina Eliza Pozzobon, vice-reitora de Graduação na data do aniversário de 18 anos da UNIJUÍ FM; Fernando González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Dieter Rugard Siedenberg, vice-reitor de Administração; e ainda os músicos Martim César e Marco Aurélio Vasconcellos, presentes na programação nativista da emissora.

Em outubro, a parceria com o curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ deu origem à série “Momento Hospital Veterinário”, que diariamente levou ao rádio informações sobre a prestação dos serviços especializados e atendimentos do hospital à comunidade. Profissionais responsáveis pelos laboratórios e professores do curso trouxeram depoimentos voltados à saúde animal, veiculados por três meses na programação.

Ainda sobre saúde, em dezembro, passou a ser veiculada a série “Cuide de seu Coração”, em que através da disciplina de Unidade Integradora, acadêmicos do curso de Medicina da UNIJUÍ realizaram estudo sobre hipertensão, a mais frequente doença cardiovascular da atualidade. Além de dados da doença, dicas de saúde, fatores de risco, diagnóstico e tratamento, os acadêmicos também realizaram entrevista com médico cardiologista, no intuito de sanar dúvidas, material que também foi veiculado na série.

A grade de programação também apresentou novidades aos sábados, que ganhou a partir de março locução dos programas ao vivo, com o repertório musical das antigas no “Arquivo”, das 8h às 10h, e com a trilha sonora nativista e latino-americana do “Canto das Fronteiras”, das 12h às 13h. Também voltou ao vivo o “Adesivo 106”, voltado à música pop e informações culturais, das 14h às 17h. Em pauta, sempre assuntos voltados à música, literatura, cinema, lazer e entretenimento, agenda de eventos locais e regionais, resumo da semana em nível de Brasil e mundo, além de um espaço musical e informativo voltado ao rock gaúcho, gênero já tradicional na emissora, numa espécie de revista cultural através do rádio.

Por fim, cabe registro da reformulação do programa Gestão Social e Cidadania, do projeto de extensão Gestão Social e Cidadania, coordenado pelo professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, cujo programa de rádio faz parte do subprojeto GSC – Comunicação e Informação, conduzido pela professora Marcia Formentini. Em resposta à necessidade de modernização, o programa semanal de trinta minutos foi substituído por programetes diários, com cerca de 3 minutos, que agora vão ao ar de segunda a sábado, às 9h.

Novidades comerciais nas ondas do rádio

Além dos conteúdos que estrearam na programação, 2019 também ficou marcado pela nova identidade sonora da UNIJUÍ FM. Os principais programas da emissora – com destaque para aqueles com locução ao vivo –, ganharam novas vinhetas de abertura, combinando o estilo do programa com efeitos sonoros característicos. Por exemplo, o Expresso Sonoro, no ar das 7h às 9h, tem em sua abertura o som de uma colher mexendo uma xícara, seguido por um intenso gole de café da manhã. Já o Som da UNIJUÍ, que faz companhia ao ouvinte das 12h às 13h30, traz em suas vinhetas barulho de buzina e trânsito, característico do horário de intervalo de almoço.

Além das aberturas dos programas, a nova roupagem comercial incluiu mais de 30 vinhetas de identificação, com apresentação da rádio, reforçando o prefixo e o slogan, divulgando o site e falando do aplicativo. Também colocou no ar uma linha de vinhetas com um conteúdo que lembra o ouvinte sobre o nosso principal produto que é a música, avisando que: “Daqui a pouco tem mais música”; ou interagindo com a pergunta seguida da resposta: “Que tipo de música você gosta? A gente gosta de música”.

A Rádio UNIJUÍ FM também implementou em 2019 novas vinhetas, com o objetivo de impactar os ouvintes com vozes diferenciadas do dia a dia da emissora. Essa diferenciação cria um efeito captador de atenção, provocado pela interrupção – de uma linha musical e de locução que vinham sendo padrões – e/ou movido pela curiosidade – de saber o porquê de uma voz diferente e do que ela tem a dizer naquele momento no rádio.

Outra novidade comercial diz respeito aos spots (propagandas de trinta segundos para o rádio) de divulgação dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UNIJUÍ. Mais de 40 novos conteúdos foram produzidos, trazendo dicas atualizadas, curiosidades, informações, carreira e mercado de trabalho nas áreas ofertadas pela Universidade. A ideia, além de falar sobre a atuação profissional, também é de reforçar a marca da UNIJUÍ como Universidade comunitária de portas abertas para a comunidade regional.

A Rádio como porta-voz e a relação com a comunidade

No ano de 2019 a UNIJUÍ FM fez-se presente nos eventos promovidos pela UNIJUÍ, com destaque para quatro edições de vestibular, além dos congressos, seminários, palestras, aulas inaugurais, semanas acadêmicas, momentos culturais e de entretenimento, bem como aqueles voltados à recepção de calouros, professores e técnicos-administrativos e de apoio. Também acompanhou todos os acontecimentos voltados ao curso de Medicina, desde o Ato Público, a Aula Magna, o Vestibular, a divulgação dos aprovados, as matrículas e entrevistas com os primeiros colocados.

No Dia das Línguas, em maio, que teve a primeira edição neste ano, a fim de proporcionar a prática de diversos idiomas na UNIJUÍ, além de realizar a cobertura jornalística para o rádio e mídias sociais, a UNIJUÍ FM debateu o assunto no Rizoma e também preparou uma série de programetes especiais falando das atividades que a Universidade oferta em relação a outras línguas, como os serviços do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), do Escritório de Relações Internacionais e provas de proficiência e suficiência. Também o Congresso Internacional em Saúde da UNIJUÍ, ainda em maio, que além da cobertura jornalística, foi assunto de uma série de programetes que divulgou a programação do evento.

Ainda como porta-voz, realizou uma série de entrevista para divulgar os 20 cursos de pós-graduação e 100 cursos de qualificação profissional nas áreas de gestão e negócios, área jurídica, da saúde, agronomia e veterinária, exatas e engenharias, e humanidades e educação da UNIJUÍ, a partir de uma parceria da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em conjunto com a Unidade de Educação Continuada e com apoio da Escola Superior de Gestão e Negócios, da Escola Superior de Saúde e demais departamentos da Universidade. Professores coordenadores de curso, durante o período de inscrições, estiveram na Rádio concedendo entrevista para falar sobre período de inscrições, documentações, eixos de estudo e diferenciais dos cursos. Além do conteúdo veiculado na programação, também foi disponibilizado em podcast nos canais de streaming da emissora.

A UNIJUÍ FM também foi parceira para divulgar shows, eventos e campanhas promovidos pelos apoiadores culturais, entre eles, a 6ª Campanha do Janeiro Branco, que mobiliza a sociedade em defesa da Saúde Mental e Emocional, organizado pelo Supera – Ginástica para o Cérebro; o Aulão preparatório para o Enem, promovido pelo Ecos Sistema de Ensino para os estudantes de Ijuí e região; e o show dos Beatles Cover, promovido no Bahan Bakar, alusivo também aos 18 anos da Rádio UNIJUÍ FM.

A comunidade, além de intensificar sua relação com a emissora através das programações no rádio e eventos, também foi presenteada com promoções ao longo do ano. Forte parceria com o SESC – Sistema Fecomércio RS que disponibiliza cortesias de ingressos para shows musicais, peças teatrais e palestras corporativas, com destaque ainda para as promoções que concorriam a 24 ingressos para os três shows da ExpoIjuí/Fenadi. Somente com esta última ação foi registrado o alcance de mais de 65.000 pessoas no Facebook e mais de 7.600 reações, comentários e compartilhamentos dos posts da promoshare.

Realização de eventos para a comunidade

A UNIJUÍ FM realizou cinco edições do Domingo no Campus, neste ano de 2019 de forma temática. Em abril, a Feira do Vinil elevou a participação do público para o consumo de música e cultura, no Campus; em junho, o Domingo no Campus transmitiu para a comunidade a 4ª Tertúlia Universitária, que teve como tema Legados do Festival Canto de Luz; em agosto, o desfile de 12 bandas marciais de escolas das redes municipal, estadual e privadas foram a atração de mais um Domingo no Campus; já em setembro, a moda foi a temática do domingo ao ar livre, com comercialização de tendências, abrindo a programação do Campus Fashion Week; e, por fim, em novembro a comunidade veio ao campus para um domingo de temática folclórica, com shows musicais, dança, declamação e exposição de escola, integrando projeto cultural desenvolvido pela Rádio via Pró-Cultura RS.

A Rádio enquanto produtora de conteúdo cultural também se reafirmou como referência no circuito regional de moda, quando ampliou para seis dias a realização do Campus Fashion Week. A programação iniciou com o recém citado Domingo no Campus Fashion, que teve exposição e comercialização de produtos das empresas apoiadoras. Na segunda noite, ocorreram intervenções de moda no Campus, por meio de ações de marketing, também promovidas por marcas parceiras do evento.

No terceiro dia, o público conferiu a apresentação de quatro cases de sucesso do mundo da moda: Andressa Gallas e Laíssa Lopes com “Carteiras e Experiências”, “Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios”, por Sidinei Zimmer, diretor Comercial e de Marketing da Libidus, indústria têxtil de Santo Cristo/RS, a influenciadora digital Clarissa Cabeda, de Porto Alegre/RS, que falou sobre “O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais” e teve ainda Chris Pauli, que apresentou o case “A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê”.

Dando sequência na programação, a quarta foi dividida em três momentos: bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, desfile de moda produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos e coquetel assinado por Gasteiz Vitória. Na quinta durante a tarde e à noite, as atividades foram voltadas a capacitações, através dos Escritórios de Moda, parceria com Sebrae, com as seguintes oficinas: “Canvas: Usando o Canvas para elaborar a sua ideia de negócio”, “Persona: Como definir a Persona e o moodboard do seu negócio”, “Coaching de Estilo: Como realizar venda personalizada de acordo com o life style do cliente”, “Espelho Inteligente: Inteligência para provador aprovando a experiência de compra”, “Loja conceito virtual: Visita virtual em Loja Conceito do varejo da moda” e “Gerencie sua loja de forma descomplicada: o tempo do caderninho acabou”.

Já no dia de encerramento do evento, com programação do Sebrae, uma série de palestras foram realizadas, entre elas, com o estilista internacional Ronaldo Fraga, que realizou a palestra magna “Além da Moda”. Marca deste evento foi o envolvimento com a área acadêmica em vários vieses: a participação do curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ, que desenvolveu um aplicativo para que o público votasse num desafio de moda, promovido pelo Sebrae; dos cursos de Design e de Estética e Cosmética, na produção de desfiles temáticos; além da participação dos estudantes dos cursos recém citados, conjuntamente com estudantes da Administração, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda como público das palestras e oficinas.

O Campus Fashion Week registrou a participação de mais de 1.000 pessoas da comunidade externa, empresários, professores e estudantes nos três dias em que o evento oferecia palestras, cases e bate-papos. Quanto às capacitações, foram 42 oficinas, que totalizaram 288 inscritos.

Realização de oficina e bate-papo com escolas

Para atender a demanda solicitada pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação, que coordena o projeto Rádio na Escola em 11 municípios da região, a Rádio UNIJUÍ FM ofereceu em maio uma Oficina de Radionovela para representantes de escolas estaduais.

Cerca de 30 alunos e professores puderam saber mais sobre a história do rádio, das radionovelas, elaboração de roteiros, tendências deste formato em 2019 e a experiência da UNIJUÍ FM em elaboração de radionovelas. Também vivenciaram na prática a construção de uma história passando pelas etapas de escolha de efeitos sonoros, locução e edição.

O objetivo era o de aprimorar a produção deste gênero a ser implementado na produção e organização dos programas de rádio que vão ar, ao vivo, em horário de intervalo das escolas participantes.

Bate-papo com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA também aconteceu, a partir de um convite da escola, para falar sobre a produção de conteúdo em podcast e mídias digitais. Turmas do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Pesquisa, realizaram estudo sobre as diferentes linguagens e formas de produção de conteúdo digital e tiveram interesse em saber mais sobre o Rizoma em podcast e a produção de conteúdo para plataformas de streaming, produzido pela UNIJUÍ e UNIJUÍ FM.

O trabalho dos Anos Finais da EFA finalizou com um Workshops nos estúdios da UNIJUÍ FM, momento em que os estudantes puderam, efetivamente, observar o trabalho realizado pelos jornalistas e finalizar seus podcasts, disponibilizados posteriormente.

Transmissões de eventos nativistas

Em 2019, o projeto Na Trilha dos Festivais participou de quatro eventos, com transmissões na íntegra através do rádio e cobertura jornalística nas mídias sociais. A equipe esteve em Palmeira das Missões para o 34º Carijo da Canção, em Cruz Alta para a Coxilha Nativista, além dos eventos locais, 8º Canto de Luz de Ijuí e 4º Tertúlia Universitária, na UNIJUÍ. No total, foram 32 horas de transmissão no rádio, 7.000 pessoas alcançadas com as publicações no Facebook e 17.500 contas alcançadas com os Stories no Instagram.

Transmissões de eventos culturais

Com transmissões mais diversificadas, indo além dos festivais nativistas, o projeto Na Trilha, passou a se chamar Trilha Cultural UNIJUÍ FM, com transmissões de eventos variados, como transmissões esportivas, shows com outros gêneros musicais dentro do escopo da emissora e coberturas especiais.

Em junho, a UNIJUÍ FM transmitiu o show com o embaixador do chamamé, Raul Barbosa, em comemoração aos seus 80 anos, no Teatro do Sesc, de Ijuí. No mesmo mês, a equipe esteve no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para cobertura do show de lançamento do álbum “Além das Cercas de Pedra”, de Marco Aurélio Vasconcellos, Martim César e Marcelo Caminha, ao vivo nas ondas do rádio. Esta atividade também marcou as comemorações de aniversário de 18 anos da UNIJUÍ FM.

Em outubro, durante a ExpoIjuí, os ouvintes foram presenteados no rádio com a transmissão do show “Quarteto Coração de Potro”. Aproveitando a feira, foram gravados outros dois shows, “Elis e Elas: Tributo a Elis Regina” e “Show Grupo Vocal Querência”, que foram ao ar em especiais de fim de ano e de férias da emissora.

Também em novembro, a final do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, entre Grêmio e Internacional, invadiu as ondas do rádio. A transmissão contou com narração e equipe de reportagem convidadas, com jornada esportiva, jogo e cobertura das comemorações no estádio 19 de outubro. Mais de 12.000 pessoas foram alcançadas com as postagens do Na Trilha Cultural no Facebook e 5.000 pessoas com os Stories no Instagram.

Projetos consolidados

Ao longo de 2019, a UNIJUÍ FM manteve em execução projetos de sucesso, que ano após ano se renovam em conteúdo, mas seguem nos formatos que mantiveram seus públicos em audiência. O Encontro Casual, programa que vai ao ar sábados pela manhã, com reprise aos domingos à noite, é um exemplo. Caiu nas graças do público por conta da liberdade que dá ao convidado para escolher a trilha sonora do programa, e pelos assuntos do cotidiano, que dão leveza e informalidade.

A temporada rendeu 42 programas inéditos e 44 mil pessoas alcançadas no Facebook através das postagens de divulgação, tanto aquelas informando quem seria o convidado do final de semana, como para anunciar o link do podcast, que oferece ao ouvinte a possibilidade de ouvi-lo novamente.

A UNIJUÍ FM aproveita eventos promovidos pela Universidade para trazer pessoas especiais ao programa, mas também valoriza professores da casa, intercambistas, empresários, além de personalidades de várias áreas. Passou pelo esporte, entrevistando o técnico do São Luiz, Paulo Henrique Marques; reverenciou a lenda folclórica da fotografia, com Elimar Martins, o Panchinho; entrou na onda da Medicina, com o coordenador do curso, Jorge Brust; falou de moda, com a editora da Revista Marie Claire, Larissa Luchese e com o estilista internacional, Ronaldo Fraga; além de dar voz às várias vozes de grupos musicais, como o Líricas Históricas e o Líricas Modernas.

Aliás, quando o convidado é musical, o Encontro Casual apresentou pequenos shows, ao ser gravado num palco, montado no hall do Gasteiz Vitória, novo espaço cultural na Biblioteca Mario Osorio Marques. Neste palco, se apresentaram enquanto gravaram o Encontro Casual, além dos dois grupos das Líricas, integrantes do projeto Sonora Brasil, pelo SESC, o grupo Violas ao Sul, com representantes deste instrumento musical.

O Ações Sustentáveis, projeto que trabalha o meio ambiente com alunos do Ensino Fundamental de escolas de Ijuí, teve sua edição de 2019 restrita ao Concurso de Redação, focado nos Anos Finais, com recursos de financiamento via Pró-Cultura. Porém, os Anos Iniciais e seus tradicionais estudos sobre sustentabilidade, seguiram sendo veiculados na programação. Nesse sentido, a UNIJUÍ FM veiculou ao longo do ano, 109 programetes gravados por alunos de quatro escolas, socializando os conhecimentos adquiridos a partir da escuta do conteúdo no rádio, posterior pesquisa e atividades orientadas em sala de aula.

Os temas desta série, no ar de maio a dezembro, foram: sustentabilidade nas relações humanas, meio ambiente e seres vivos, poluição dos rios e das cidades, preservação das nascentes, economia de água, fenômenos naturais, astronomia e alimentação saudável.

O Ações Sustentáveis nas Escolas também foi reforçado a partir da veiculação na programação de fim de tarde da UNIJUÍ FM, das 12 redações premiadas do Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”, transformadas em radionovelas.

UNIJUÍ FM atuando como produtora cultural

Característica marcante da Rádio UNIJUÍ FM em 2019 diz respeito à promoção da cultura local através do canal de relacionamento que instaurou com escolas de Ensino Fundamental de Ijuí e região. Nesse sentido, executou dois projetos de incentivo à educação, leitura, escrita, literatura e folclore brasileiro e gaúcho, que culminou com a publicação de duas obras.

Através de convênio firmado entre o Município de Ijuí - Poder Executivo e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, referente ao edital Cultura Ijuiense em Destaque, a UNIJUÍ FM recebeu o aporte de R$ 10.000,00 para a realização do Concurso Literário “Folclore Brasileiro e o nosso Meio Ambiente”, financiamento este pelo Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS).

Com parceria do Curso de Letras, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foi exigida a produção textual de contos, com um ou mais personagens do Folclore Brasileiro protagonizando um enredo sobre meio ambiente e sustentabilidade em tempos de século 21.

De junho a setembro foram inscritas 229 redações, com a participação de 14 escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí, e de escolas estaduais dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. Uma banca de avaliação, composta por integrantes da Rádio UNIJUÍ FM e do Curso de Letras da UNIJUÍ elegeram as 12 redações vencedoras do Concurso Literário, cujas turmas e professores foram convidadas para evento de premiação, realizado em outubro, no Salão de Atos da Universidade.

Como diferencial desta edição, o Concurso Literário publicou numa tiragem de 1.000 exemplares, obra compilando as redações vencedoras, distribuída gratuitamente aos 300 alunos que participaram do evento de premiação. Outras 300 edições foram distribuídas gratuitamente na Feira do Livro e outras 250 durante o evento Domingo no Campus. O restante foi destinado aos órgãos financiadores na prestação de contas.

As 12 redações premiadas ainda foram transformadas em radionovelas, com todo o encantamento da voz e dos efeitos sonoros das produções selecionadas, distribuídas em CDs aos vencedores e escolas, e veiculadas na programação da emissora.

Além da editoração, revisão e impressão dos 1.000 exemplares do livro, com o valor recebido através do edital foi possível realizar a aquisição e gravação de 40 CDs com as radionovelas, aquisição de dois porta-banners, banner e empena do Concurso, impressão dos certificados, confecção das medalhas e aquisição de uma caixa de som amplificada, utilizada durante a divulgação do projeto nas escolas.

Ainda como produtora cultural cadastrada junto à Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, realizou em 2019 o projeto “Escola, Folclore e Cultura: Conhecimento e Preservação dos Saberes, Tradições e Manifestações Culturais do Gaúcho”, financiado com recursos do Governo do Estado por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

Com apoio dos cursos de Letras e Pedagogia, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, o objetivo das ações foi promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado do Rio Grande do Sul. Desta forma, trabalhou com 16 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, envolvendo nas atividades cerca de 1.981 alunos, de forma direta, considerando as três etapas da educação básica.

O projeto teve início no segundo semestre de 2019, a partir de um Seminário de Formação de Professores, ministrado pelos cursos de Letras e Pedagogia da UNIJUÍ. Na ocasião foram capacitados 71 professores sobre as temáticas de estudo, uma vez que, à Educação Infantil foi proposto o resgate de artefatos e/ou personagens de lendas do folclore gaúcho; aos Anos Iniciais a proposta foi de resgatar a cultura popular, brincadeiras, ditados, músicas, poesias a partir da pesquisa histórica, bibliográfica e, também, mediante entrevistas com detentores da memória e do saber do povo (pais, avós, bisavós, professores); e aos Anos Finais, a pesquisa se deu sobre termos e expressões idiomáticas do gaúcho, tanto os utilizados no passado, quanto os atuais termos que marcam os dialetos do Rio Grande do Sul.

Estes conteúdos de ensino foram transformados numa série de 50 áudios, de até três minutos cada, gravada em CD e entregue às escolas, sendo permitido explorar o imaginário dos alunos através da voz e dos efeitos sonoros, permitindo as aprendizagens dos conceitos e conteúdos por meio de outras tecnologias. A série também foi veiculada na programação da Rádio UNIJUÍ FM ao longo do ano.

Após a formação e a entrega dos conteúdos de estudo em CD, as escolas passaram a desenvolver seus estudos. Alunos da Educação Infantil realizaram atividades envolvendo instalações, artes plásticas, ilustrações, confecção de materiais a partir de matéria-prima reciclável, etc. Enquanto alunos dos Anos Iniciais pesquisaram seus temas e fizeram a narração oral de suas pesquisas numa cabine radiofônica da Rádio UNIJUÍ FM, vivenciando a experiência de ser locutores de rádio por um dia.

O projeto previa que, para a Educação Infantil e Anos Iniciais, a Rádio organizasse uma visita à escola para a socialização dos trabalhos. No total, 19 visitas foram realizadas, momento em que foi possível conferir de perto os estudos, as pesquisas, as produções, que deram origem a algumas ações, entre elas:

- Mostra de desenhos sobre folclore gaúcho com diferentes materiais, como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, grafite, giz de lousa, nanquim e em diferentes suportes, que incluem o sulfite, a cartolina, o chão, a lousa, lixa, papelão, itens recicláveis (rolinhos de papel higiênico, caixas variadas, tampas de caixa de pizza, de sapato, etc.);

- Leitura dos livros das coleções Reino Grande do Sul e Mato Encantado, que deram origem à produção textual, recontação das histórias de forma oral, criação e apresentação de teatro, produção de fantoches e palitoches para releitura das histórias;

- Apresentações artísticas pelos alunos, professores e familiares, com gaita, violão e voz, além de danças típicas;

- Recital de quadrinhas populares, parlendas, verbetes e declamação de poesias;

- Preparação de itens da culinária gaúcha para estudo e degustação: bolo de erva-mate, roda de chimarrão, churrasco fogo de chão;

- Composição de espaços ao ar livre, auditórios e áreas comuns da escola, e exposições de trabalhos, contendo representações de artefatos e costumes da cultura gaúcha, como CTG, carijo de taquara para erva-mate, itens da indumentária, culinária, personagens símbolos, marcela, porongo, cuia, pilão, erva-mate, cavalo crioulo, bandeira, brasão, hino, brinquedos, jogos, brincadeiras, lendas, etc.;

- Pesquisa, fabricação e exposição de brinquedos antigos, como carrinho de rolimã, cinco marias, bilboquê, pipas; concomitante com circuito de brincadeiras para experimentação;

- Crianças vestidas com a indumentária gaúcha;

- Passeios a cavalo no bairro onde fica a escola;

- Estudo e confecção de cenários e desenhos de personagens de lendas e fábulas, como João de Barro, A Casa do Bororé, A Festa no Céu, Erva-Mate, Boitatá, Boto, Lenda do Umbu, Sepé Tiaraju, Quero-Quero, Lenda do Arroz, Negrinho do Pastoreio, Mula sem Cabeça, etc.;

- Elaboração de personagens de lendas gaúchas fabricados com materiais recicláveis, por exemplo. Entre eles: cavalos, mula sem cabeça e boitatá feitos com rolo de papel higiênico; tartarugas, da fábula Uma Festa no Céu, confeccionadas com garrafa pet e lantejoulas; cavalinhos feitos com cabo de vassoura e pano, e com garrafa pet; cuias de chimarrão com copos de iogurte; casas de João de Barro de massinhas de modelar e argila;

- Retratação de ditados, poesias, músicas, artefatos, lendas, brincadeiras, jogos, em caixas de pizza, retratando o tema da pesquisa de forma artística na tampa da caixa e aprofundando o estudo através de um resumo no interior da caixa;

- Documentação pedagógica, com registro em vídeos e fotos, de outras atividades realizadas no decorrer do projeto;

- Narração pelos alunos, de forma individual e em grupo, em cabine radiofônica que imita um estúdio, composta por notebook, software Sound Forge, microfone e fone de ouvido, para leitura ou comunicação oral das pesquisas guiadas pelos professores. A experiência de ser locutor por um dia pode proporcionar ao aluno o estímulo à comunicação, a expressão e a linguagem oral, além do conteúdo de estudo estar na ponta da língua.

Já a etapa voltada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, após a pesquisa sobre a linguagem do gaúcho, a etapa previa a publicação de um Dicionário de Falares do Gaúcho. Esta atividade contou com a participação de 298 alunos, autores de mais de 350 vocábulos e expressões idiomáticas, escolhidas e traduzidas neste trabalho orientado. Duas escolas também realizaram ilustrações para este material, que foram selecionadas e também publicadas.

O Dicionário ganhou registro de ISBN (International Standard Book Number) na Biblioteca Nacional, com tiragem de 2.000 exemplares, distribuídos gratuitamente às escolas envolvidas e à comunidade local, durante o evento de encerramento, denominado “Folclore no Campus”, ocorrido num domingo, em novembro.

Este evento foi organizado para as escolas expor seus trabalhos e subir ao palco com apresentações, uma forma de socializar os estudos do projeto e comunicar à comunidade sobre as temáticas do folclore gaúcho. Além da Mostra da Educação Infantil com a representatividade de 09 escolas, e de 07 apresentações artísticas dos educandários, músicos, declamadores e entidades tradicionalistas, o evento exibiu o documentário “Carijo”, contando a história do chimarrão; ofereceu oficinas culturais com a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires; exposição Crenças e Superstições Sul-rio-grandense, do Museu Antropológico Diretor Pestana; entre outras atividades; distribuição dos dicionários; mateada; brinquedos infláveis; entre outras atrações.

No total, foram recebidos R$ 35 mil para a realização das atividades em 2019. Este recurso foi utilizado para aquisição de notebook, tripé, flash e lente para máquina fotográfica; confecção de banner para divulgação do projeto; aquisição e gravação de 40 CDs com conteúdos folclóricos em áudio para as escolas; aquisição de 299 livros didáticos e infantis; confecção de cabine radiofônica em plastionda; editoração e publicação do Dicionário com registro ISBN; contratação de empresa de sonorização e atração Escola do Chimarrão, além de locação de brinquedos infláveis para evento; impressão de pesquisas de avaliação com os professores.

Modernizações e Investimentos

Buscando a qualificação dos processos que envolvem a Rádio, o ano de 2019 registrou investimentos em equipamentos e softwares, entre eles a aquisição de: link de transmissão Teletronix, par de equipamento que fica no estúdio e no local da torre, responsável pelo recebimento e envio de mensagens para o rádio; um computador para o estúdio máster, para geração da programação, com sistema Windows 10; um computador utilizado para geração da programação musical e comercial da Rádio; placa de áudio Tascam para a melhoria da qualidade do som.

A grande conquista do ano foi a aquisição de uma mesa de áudio digital Yamaha TF1, com 40 canais, 16 entradas e 16 saídas XLR. O equipamento, instalado no estúdio máster, responsável pelas transmissões ao vivo, permite a entrada de dispositivos externos, como microfones, central telefônica, computadores, instrumentos musicais, e converte as informações elétricas em digitais, compactando e qualificando o som da frequência 106.9, além de oferecer uma série de possibilidades de efeitos e equalizadores, que atua na frequência da música, por exemplo, tornando o som mais grave ou mais agudo. A partir deste equipamento, as conexões passaram a oferecer maior ganho no som e melhora na relação entre sinal e ruído.

Também em 2019 foi realizada a troca de baterias de energia no estúdio máster e na sede da UNIJUÍ, local em que está situada a torre de transmissão da Rádio. A partir do equipamento novo, a emissora se mantém no ar ao ocorrer quedas de energia ou quando o gerador da instituição é ativado, impactando em menos oscilações na programação e mais tempo no ar, sem cortes, sem ruídos e sem chiados.

A UNIJUÍ FM ainda renovou seu material de trabalho diário a partir de verbas oriundas de editais culturais, via Pró-Cultura, que permitiram a compra de um notebook Samsung para uso de atividades em escolas, uma lente 50mm para câmera fotográfica, um flash para câmera fotográfica, um tripé para câmera fotográfica e uma caixa de som amplificada, totalizando investimentos destes itens no valor de R$ 6.747,00.

Papel Social

Integrando as ações do Sinergia, programa de relacionamento interno da UNIJUÍ, a Rádio UNIJUÍ FM escolheu em 2019 entidade para realização de ação social, como é feito tradicionalmente. Numa parceria com o apoiador cultural Ecos Sistema de Ensino, foi realizado um evento preparatório para o Enem, em que o ingresso equivalia à doação de um item de alimento não perecível. Na ocasião, foram arrecadados 160 quilos de alimentos, posteriormente doados ao Lar da Criança Henrique Liebich, que atende aproximadamente 100 crianças e adolescentes, promovendo a inclusão social, o exercício da cidadania e a acessibilidade a direitos por meio de dois programas sociais, o Casa Lar e o Núcleo Social de Ijuí.

A UNIJUÍ FM ainda foi além em 2019, quando pôde fazer uso de seu papel educativo e incluir na execução de um projeto cultural aprovado via edital Pró-Cultura, a aquisição de 299 livros, entre didáticos e infantis, encaminhados para doação. No total, 234 livros foram doados a 16 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, 15 livros foram doados à Biblioteca Municipal de Ijuí e 50 livros doados à Biblioteca Mario Osorio Marques, da UNIJUÍ.