Blog tá ligado Blog tá ligado

Obesidade: um alerta para esta epidemia

Por: Olga Martana da Silva do Nascimento

Valmir da Rosa

A obesidade é considerada uma epidemia mundial, com o avanço da tecnologia, as pessoas vêm se tornando muito mais sedentárias, alguns fatores contribuem para isso, como, os meios de transportes facilitados, alimentos feitos em um curto espaço de tempo, porém, cada vez menos nutritivos, e outros.

A ONU considera a obesidade uma doença alarmante, que nos tempos atuais ela é a mais provável causa de outras doenças como a diabetes, artrite, hipertensão, doenças renais, cardiovasculares, depressão, entre outros.

A obesidade é o acumulo excessivo de gordura corporal em uma só pessoa, onde esta pode acabar desencadeando diversas doenças, podendo levar o indivíduo a morte. Esta doença é causada por o conjunto de diversos fatores, como genética, nutrição, sedentarismo, desregulação da proteína leptina, (responsável por controlar o apetite), entre outros.

A carga genética pode influenciar no ganho de gordura corporal, porém, a inatividade física é ainda pior, pois se uma criança com tendência a engordar não praticar algum exercício ou atividade física, pode resultar em um adulto obeso e com outras doenças.

Algumas vezes o ganho de massa gorda pode estar associado ao psicológico, por decorrência de fatores como perdas familiares, bulling, estresse, depressão, entre outros. O cliente obeso, por sofrer muito com seu psicológico, acaba tentando aliviar seus problemas através do abito errado de comer excessivamente alimentos calóricos.

A prevenção e o tratamento é possível através da mudança do estilo de vida, adotando uma reeducação alimentar e praticando exercícios físicos todos os dias.  O combate ao sedentarismo é de extrema importância, levando em consideração que fatores cômodos como o celular, controle remoto, carros e outros facilitadores da vida, podem apenas contribuir para o desenvolvimento da obesidade.

Além disso, o exercício físico traz diversos benefícios para o organismo, quando se realiza atividades utilizando peso, como a musculação, o percentual de massa magra aumenta, eleva a oxigenação do organismo, (VO²), e acelera o metabolismo, contribuindo assim para diminuição da massa gorda.

O tratamento da obesidade é possível, porém sua prevenção é mais fácil, as pessoas devem tornar sua rotina e de seus familiares mais ativa, com atividades e exercícios de lazer, cuidando sua alimentação e realizando exames médicos em dia, a manutenção da saúde depende de cada um. 

A manutenção da saúde depende de cada indivíduo, é muito difícil tratar doenças, além de economicamente caro e alguns tratamentos serem degradantes. A prevenção é essencial, esta pode dar a chance de ser ter uma vida mais independente, onde, será possível aproveitar melhor a vida e o que ela oferece.

DICAS DE PREVENÇÃO








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...