Blog tá ligado Blog tá ligado

Projeto 193 países: o desejo de desbravar o mundo

Viajar o mundo certamente faz parte de uma lista de desejos de boa parte das pessoas. Rodrigo dos Santos Militão é uma dessas pessoas que sonha em desbravar o mundo. Ele já tem 150 países carimbados em seu passaporte e quer mais!

Tudo começou em 2005, quando trabalhava em uma Multinacional de Panambi, sua cidade natal, o que lhe exigia viagens internacionais. A primeira delas: Uruguai. Até 2013 o jovem permaneceu viajando o mundo a trabalho.

Foto: Arquivo pessoal

As viagens eram feitas normalmente. Embarque e desembarque de aviões. A partir de 2015, dois anos após deixar seu trabalho, Rodrigo abriu uma Consultoria de Comércio Exterior e amadureceu seu projeto de conhecer todos os países membros da ONU, ou seja, 193. Daí o nome do projeto “193 países”.

Mais do que visitar esses países, ele desafiou-se a fazer isso por terra (e mar). Saiu de Panambi, interior do Rio Grande do Sul, conheceu todos os países da Europa, mais Cabo Verde, na África, e Irã, sem o auxílio de aviões para a ida e para o regresso ao Brasil. Segundo Rodrigo, que já estudou na Unijuí, a experiência é muito mais enriquecedora “você acaba conhecendo muito mais coisas e pessoas", avalia.

Em uma das suas experiências, no Curdistão, muito próximo à Síria, Rodrigo relata o contato com um suposto membro do Estado Islâmico. “Estava me deslocando de ônibus do Irã e iria passar na Síria. Era o auge da Crise dos Refugiados. Dentro do ônibus existia um integrante do Estado Islâmico que tentou me persuadir a descer em uma cidade que tinham muitos outros integrantes”. Segundo ele, os demais passageiros o ajudaram e expulsaram o homem do ônibus.

Experiências como essas não afastam o desejo de Rodrigo: “sempre fui uma pessoa muito sem medo. Depois que eu fiz essa aventura, a minha forma de encarar a vida mudou muito. Você muda, você vê coisas, vê situações”, salienta.

Na página do projeto no Facebook, 193 países, é possível acompanhar o roteiro das viagens, as fotos, vídeos e as experiências de Rodrigo. próximos destinos: Coréia do Norte, Palau e Filipinas.  

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...