Blog tá ligado Blog tá ligado

Em busca de um macarrão de batata-doce orgânica

Experimentar, criar, buscar inovação. Algumas das palavras que expressam a importância da pesquisa e do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. E esse é justamente o propósito da formanda do curso de Nutrição da Unijuí, Marieli Oara, que está desenvolvendo, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, um macarrão com farinha de bata-doce orgânica.

De acordo com a estudante o objetivo é desenvolver técnicas de preparo de farinha de batata doce orgânica, realizar a avaliação físico-química e nutricional da farinha; elaborar produtos à base de farinha de batata doce orgânica e depois testar a aceitabilidade dos produtos desenvolvidos com a comunidade. 

Para além do TCC, o trabalho se insere no contexto de pesquisas desenvolvidas no curso e no Departamento de Ciências da Vida (DCVida), no grupo de Pesquisa Alimentos e Nutrição, e na linha de pesquisa “Processamento e Qualidade de Alimentos”. “Este será o produto utilizado na produção do TCC, porém, as pesquisas terão sequência com uma diversidade de produtos a serem desenvolvidos. É o pontapé inicial”, relata Marieli.

O desenvolvimento deste projeto visa disponibilizar produtos de melhor qualidade nutricional e socioambiental, utilizando matérias-primas naturais, produzidas de forma sustentável, condizentes com a cultura regional de produção e alimentação.

Segundo a estudante, a batata doce é um produto barato, produtivo, nutritivo e pouco utilizado industrialmente. Mas já tem sido alvo de muitas pesquisas. Pois, com o crescente número de consumidores preferindo produtos saudáveis e alternativos, o uso da farinha de batata doce substituindo total ou parcialmente as farinhas tradicionais tem grande potencial industrial e de mercado. “O nosso foco é transferir as tecnologias desenvolvidas na pesquisa para a agricultura familiar, agregando valor a esse alimento, e promovendo uma alternativa de renda para o produtor rural”, complementa.

Marieli também está recebendo auxílio nas pesquisas de colegas do curso: Maria Letícia Kasctin, Michele Nardes Pinto, Liane Fonseca e Samara Saggin. A orientação do trabalho é da professora Eila Maria Libardoni Vieira.

 

Novos produtos com peixe 

O curso de Nutrição já possui outros projetos semelhantes em andamento ou já desenvolvidos. Um dos mais recentes projetos da área buscou uma alternativa para a alimentação saudável, principalmente escolar. O projeto “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios à Base de Carne de Peixe”, teve o objetivo de pesquisar uma receita para empanados e biscoitos com baixo teor de sódio, com e sem glúten, a base de carne de peixe. O projeto foi desenvolvido pelos cursos de Nutrição e de Engenharia Química da Unijuí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ajuricaba, Emater, Sebrae, Cooperativa dos Piscicultores de Ajuricaba e de Nova Ramada (Cooprana). 

Inúmeros testes já foram realizados com escolas da região, com uma ampla aceitação dos alimentos pelos alunos. Outro ponto proposto na pesquisa é transferir a tecnologia e as receitas aos produtores de peixe da região de Ajuricaba. Uma vez dominadas as técnicas de produção, os pescadores poderão produzir e poderão vender os novos produtos à base de peixe para a comunidade, agregando valor na comercialização. 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...