Blog tá ligado Blog tá ligado

"Acredito que realizar um intercâmbio no exterior seja o sonho de qualquer estudante"

Por Lucas Buske, estudante de Engenharia Civil na UNIJUÍ 

“Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas; e só por isso muitas pessoas precisam viajar. Não se pode ter uma visão ampla, abrangente e generosa dos homens e das coisas vegetando num cantinho do mundo a vida inteira.” Esta citação de Mark Twain resume muito bem as experiências e aprendizados proporcionados pela minha experiência de intercâmbio.

Acredito que realizar um intercâmbio no exterior seja o sonho de qualquer estudante, com a oportunidade e apoio oferecidos pela Unijuí pude realizar este sonho que superou todas as minhas expectativas.

Começam então os preparativos: visto, passagens e toda a burocracia necessária para poder realizar o sonho. É um período cansativo, são meses de correria, preocupação e angústia, porém tudo é recompensado quando você está na porta de embarque do aeroporto. É no meio daquele abraço apertado nos seus pais que a ficha finalmente cai, é ali que você se dá conta do grande desafio que vem pela frente e que não tem mais volta.

Logo nos primeiros dias já me dei conta de que Portugal era um país de uma beleza única, surpreendente e de uma imensa riqueza cultural e histórica. A adaptação ocorreu muito rapidamente, em razão da similaridade com a nossa língua e costumes.

A instituição que escolhi para realizar o intercâmbio foi o Instituto Politécnico de Leiria, localizado na cidade de Leiria. A cidade possui cerca de 26 mil habitantes e é praticamente toda voltada para estudantes, visto que todo o ano diversos estudantes de toda parte da Europa vêm realizar um período de estudos através do Erasmus, um programa de apoio interuniversitário da união europeia.

Leiria é uma cidade pequena e tranquila, mas muito acolhedora. A população é muito carismática em geral. Questão de segurança, não existe comparação com a nossa realidade brasileira, era possível ir apé à qualquer lugar da cidade e à qualquer hora do dia sem preocupação alguma. O custo de vida em Portugal, no geral, é mais baixo que comparado ao Brasil, e a qualidade de vida é muito melhor.

O Instituto Politécnico de Leiria é uma instituição pública de ensino superior considerada nova, visto que iniciou suas atividades em 1980. Possui cerca de 11000 estudantes, dentre estes 700 estudantes estrangeiros. Lógo no início das atividades acadêmicas percebi que o sistema é bem diferente do usado na Unijuí, desde os horários das aulas até o processo de avaliações das disciplinas, mas nada muito complicado, foi só uma questão de adaptação.

A experiência de intercâmbio que pude vivenciar foi muito enriquecedora para minha vida acadêmica e muito mais ainda para a vida pessoal. O contato com pessoas das mais diversificadas culturas é uma oportunidade única. É impossível resumir todos esses sentimentos vividos nesses 6 meses em um único texto, mas o que prevalece são os sentimentos de gratidão, orgulho e superação.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...