Blog tá ligado Blog tá ligado

TCCendo: você planeja seus estudos?



Estudar é uma tarefa que exige concentração. Por isso, um bom planejamento pode fazer toda a diferença e render bons resultados. O estudante do Curso de Ciência da Computação da Unijuí, Rodolfo Berlezi, está desenvolvendo seu TCC e garante que o mais importante é ter clareza e planejamento.

“É difícil seguir o cronograma ao pé da letra, mas tendo bem definido qual o próximo passo, basta fazê-lo para descobrir novamente qual o próximo passo”, comenta. Para fazer um planejamento de estudos basta seguir alguns passos. 



Rodolfo utiliza alguns desses métodos para desenvolver o seu TCC. Ele faz parte do grupo de pesquisa GCA (Grupo de Computação Aplicada), e desenvolve seu TCC para avaliar a evolução de um software que permite a comunicação entre diversos sistemas. Entenda melhor:

Qual o objetivo do estudo?

Verificar a evolução do Mule ao longo das suas versões, partindo da 3.1 até a 3.9.

O que é e como funciona o Mule?

A Mulesoft é uma empresa que desenvolveu um software de Integração de Aplicações Empresariais, o Mule. Este software tem como finalidade intermediar a comunicação entre dois ou mais sistemas de software diferentes, funciona quase como um tradutor, assim não é preciso fazer conversões de ponto-a-ponto dentro de cada sistema individualmente, somente construir uma Solução de Integração que fará todo o serviço automatizado e permitirá a comunicação de diversos sistemas simultaneamente.

Para ilustrar uma Integração de Aplicações, um bom exemplo, é a conta do Facebook, que através da sua própria conta nele, poderá se conectar em mais uma infinidade de aplicativos instantaneamente, evitando perder tempo fazendo diversos cadastros iguais.

Para entendermos a próxima questão, é importante sabermos o que é manutenibilidade: manutenibilidade é uma característica inerente a um projeto de sistema ou produto, e se refere à facilidade, precisão, segurança e economia na execução de ações de manutenção nesse sistema ou produto.

Agora sim!

Quais os resultados obtidos no estudo?

O Mule se provou uma plataforma complexa e que cresceu pouco se preocupando com a manutenibilidade.  O que eu avaliei foi a manutenibilidade do código fonte do Mule, que é aberto a todos. Para analisar se este sistema cresceu de uma forma "saudável" ou com problemas de tamanho, acoplagem e/ou complexidade no código fonte.  Então sugerir os pontos do código que deveriam ser tratados.

Por que devemos nos preocupar com isso?

Em uma sociedade onde cada vez mais softwares estão presentes, é fundamental que existam meios que facilitem a comunicação entre eles, e que haja uma preocupação quanto à manutenção futura desses softwares.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...