Blog tá ligado Blog tá ligado

A biologia vai até a escola

A galera de Biologia anda por Coronel Barros fazendo um ciclo de palestras “Resíduos sólidos? E eu com isso?”. As escolas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier e de Ensino Médio de Coronel Barros, estão recebendo a visita das bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Biologia, Geodeli Corrêa e Ana Claudia Escaio.

Através da Associação IPD, a Agente Ambientalista do município Marisa Franciele Maturana, entrou em contato com as mesmas, as quais foram convidadas a desenvolver um ciclo de seis palestras sobre separação de resíduos sólidos, desde a Pré-Escola ao 3º ano do Ensino Médio. As primeiras palestras ocorreram nos dias 08 e 09, tendo como público-alvo educandos da pré-escola à 5ª série.

As palestras tratam da problemática da geração e acúmulo de resíduos, sustentabilidade e destinação correta dos materiais. Apesar do município não ter implantado a coleta seletiva ainda, estas tem como intenção, conscientizar a comunidade escolar da importância da separação e que esta atitude contribui para uma sociedade mais organizada, limpa e ecologicamente correta.

O conteúdo das palestras é o mesmo para todas as séries, porém a linguagem utilizada varia. Tem como dinâmica uma parte, teórica e outra prática. O diferencial está na abordagem prática que, para as séries iniciais do ensino fundamental, tem uma representação lúdica, que conta com fantoches representando os materiais e coletores coloridos. Para as séries finais e ensino médio, a prática consiste em separar conforme as cores dos coletores, os resíduos gerados em um dia.

Segundo Geodeli Corrêa, este foi um grande desafio, uma vez que a graduação dá apenas uma base de como interagir com os educandos e, normalmente, durante os estágios trabalha-se apenas com uma série. “Neste caso, precisávamos utilizar diferentes estratégias e linguagens que fossem de fácil entendimento, haja vista as distintas faixas etárias, e níveis de conhecimento”, observa.

Segundo ela, as atividades de extensão desenvolvidas durante a graduação promovem e integram a formação acadêmica com a futura atividade profissional, sendo uma oportunidade de aprendizagem das dinâmicas que o professor precisa desenvolver em sala de aula para que seja compreendido pelo aluno e que este interaja de modo que a efetividade da construção do conhecimento seja plena. Além disso, é uma possibilidade de formação complementar e capacitação do graduando, pois, quando inserido no mercado de trabalho, este provavelmente será um profissional diferenciado com múltiplas habilidades.

Nos dias 18 e 22 de novembro as bolsistas retornam às escolas para a conclusão do ciclo de palestras que serão proferidas aos alunos a partir da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio.

Parabéns para as bolsistas! E você não pensa em encarar um projeto desses?









 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...