Blog tá ligado Blog tá ligado

Uma ponte que não cai...

No dia 10 de dezembro, os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ, participaram da 1ª Competição de Pontes de Espaguete, promovida pelo Grupo PET EGC e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil.

A competição, que envolveu os alunos das disciplinas de Mecânica Estrutural II e Resistência dos Materiais I, teve a participação de quatro grupos mistos, que trabalharam durante todo o semestre no projeto, sob a coordenação do professor Valdi Spohr.

“O trabalho é excelente porque os alunos são desafiados a resolver um problema real, sendo que o quê importa não é a competição e sim, resolver o problema da engenharia”, destacou o professor do curso de Engenharia Civil, Luciano Specht.

O projeto consistiu na construção de uma ponte, feita com espaguete, obedecendo a critérios estabelecidos em regulamento. Os acadêmicos utilizaram um software para projetar as pontes, fizeram o cálculo das estruturas, montaram-nas com cola especial e realizaram diversos testes.

Por fim, os projetos foram apresentados na última semana, no Laboratório de Engenharia Civil, onde aconteceu a competição, que consistia na estrutura que suportasse o maior peso.

O 1º lugar da Competição de Pontes de Espaguete ficou com o grupo formado pelos acadêmicos Elias Schuler, Aquiles da Cruz, Cristiano Goecks e Dênis Bianchin. A ponte projetada e construída por eles suportou 40 quilos. Já o segundo lugar, ficou a estrutura que suportou 20 quilos, projetada pelos acadêmicos Daniel de Bitencorte, Júlio Kotlinski, Diego de Oliveira e Tatiane Beilfuss.

“Foi bom, porque permitiu a aplicabilidade da teoria na prática e vimos que entre o projeto e a execução há uma grande diferença”, observou o acadêmico Carlos Felipe Santos Correia e Silva, representante do Grupo PET e presidente do Centro Acadêmico, organizador do evento, juntamente com o acadêmico Daniel de Bitencorte.

O objetivo é promover a competição todos os anos.


Confira o vídeo da competição em:

http://www.youtube.com/watch?v=M-7Dqd5LaCk










 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...