Blog tá ligado Blog tá ligado

Preocupado com sua saúde? Produtos orgânicos podem ser uma solução

Um estudo desenvolvido pela formanda do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde, quando referem-se ao consumo de produtos orgânicos.

Em nosso dia-a-dia, na universidade, a rotina desce do ônibus, ou do carro, vai para a aula, corre para o xerox, passa pela biblioteca, dá uma parada na cantina e retorna para casa - a alimentação acaba geralmente baseadas em lanches rápidos. Mas, no final de semana, consome-se mais produtos naturais, como frutas, verduras e legumes, produtos que muitas vezes podem ser de origem orgânica.

A pesquisa integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica, e revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Identificou-se que 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).

Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, inclusive entre jovens, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.

O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra; e sugere que os resultados auxiliam produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.

Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...