Blog tá ligado Blog tá ligado

Como se preparar para uma entrevista de emprego na área técnica

As entrevistas para as áreas técnicas podem ser um pouco diferentes das demais entrevistas de emprego. Neste tipo de abordagem, os profissionais costumam fazer com que o candidato mostre, na prática, alguns de seus conhecimentos na área.

Estas entrevistas podem contar com problemas, enigmas, desafios e outros tipos de avaliação para testar se o candidato está realmente preparado para ocupar a vaga.

Veja algumas dicas para se preparar para uma entrevista de emprego:

# Vista-se corretamente
A maioria das empresas de tecnologia trabalha com um perfil de funcionário casual, criativo e relaxado. Estas empresas costumam dar preferências aos candidatos que andam limpos, costumam se apresentar bem e vestem roupas elegantes.

# Não avacalhe
As atividades exercidas na área técnica não são praticadas diariamente pelos candidatos. Os perfis podem ser diferentes, especialmente se você não faz exatamente o que a vaga pede. É normal que as pessoas treinem antes de irem para as entrevistas de emprego.

# Comunique-se
É importante que os candidatos se comuniquem durante o processo de seleção para uma vaga de emprego. Não deixe de perguntar tudo o que você estiver em dúvida durante a entrevista de emprego e também não deixe que o entrevistador fique com qualquer dúvida ou má interpretação do que foi dito.

# Aprimore suas qualidades
Muitos candidatos recebem durante a entrevista de emprego a notícia de que suas habilidades já estão ultrapassadas e que devem fazer novos cursos para atualizarem seus currículos. É preciso ficar atento com as exigências do mercado e sempre estar em busca de cursos que possam ajudá-lo a conseguir a tão sonhada vaga.

# Estude
Alguns recrutadores costumam pedir para que você use conceitos teóricos para resolver problemas do cotidiano e mostrar que você é capaz de aplicar na prática tudo o que foi aprendido na faculdade.

# Tente resolver pequenos problemas de lógica
Antes da entrevista, tente resolver alguns problemas de lógica. Este tipo de desafio foi feito para que cada indivíduo possa conhecer seu método de raciocínio. Muitas vezes a resposta dos problemas não é o objetivo principal.

# Converse bastante com os entrevistadores
Os recrutadores estão de olho em perfis que possam ser líderes de grupo dentro da empresa. Procure mostrar que você tem esse perfil através de conversas e discussões sobre diversos temas com os entrevistadores.

# Termine bem a entrevista
É importante concluir totalmente sua entrevista e não deixar dúvidas na cabeça do entrevistador. Para se aproximar, pergunte quais serão os próximos passos do processo de seleção.

# Mantenha uma boa impressão
Mesmo depois da entrevista de emprego, procure manter contato com o entrevistador sempre que possível. Uma boa opção é mandar um e-mail agradecendo a oportunidade de ter participado do processo de seleção. Outra coisa que pode despertar a atenção dos entrevistadores é quando um candidato o procura depois da entrevista para oferecer a solução de um problema que foi proposto durante a entrevista e não pode ser resolvido naquela ocasião.

FONTE: Site UNIVERSIA
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/11/08/886081/como-preparar-uma-entrevista-emprego-na-area-tecnica.html







 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...