Blog tá ligado Blog tá ligado

TCCendo: energias renováveis como possível fonte de renda?

Energia que pode ser produzida de forma sustentável e gerar renda com sua venda. Nos Trabalhos de Conclusão de Curso sempre surgem ideias inovadores e de soluções sociais. A estudante de Engenharia Elétrica do Campus Santa Rosa, Silvana Zauza, por exemplo, desenvolve um estudo para aliar sustentabilidade, economia e rentabilidade.

Qual o objetivo do estudo?

Realizar um estudo sobre o ponto de equilíbrio financeiro entre a tarifa de energia elétrica rural e o valor necessário para recuperar o investimento realizado, dentro da vida útil das fontes analisadas, para implantação de Geração Distribuída nesse meio a partir de geradores fotovoltaicos, eólicos e biogás.

Quais os resultados esperados para o estudo?

A partir de estudos realizados na área, será buscado o ponto de equilíbrio financeiro da tarifa rural de forma que viabilize a implantação de Geração Distribuída e permita ao consumidor recuperar seu investimento. Com o aumento de Geração Distribuída nesses alimentadores, espera-se conseguir melhorar, paralelamente, a qualidade de energia fornecida e os indicadores de qualidade nesse grupo específico de consumidores de energia elétrica.

De que forma esse estudo pode gerar interesse da comunidade?

Implantação de energia renovável, através da geração distribuída, contribui para o aproveitamento energético de fontes naturais de energia existentes de forma abundante, que atualmente não são aproveitadas ou pode-se dizer desperdiçadas, mesmo possuindo um enorme potencial. Além da economia que vai geral para o produtor rural. No futuro pode vir a gerar renda com a venda dessa energia para as distribuidoras locais.

Como a sua pesquisa será feita?

Método de abordagem dedutivo através da busca de estudos que englobam o assunto geral, limitando-os para o assunto específico, com o objetivo de esclarecer os questionamentos do trabalho. Também serão utilizados métodos comparativos entre os sistemas propostos neste trabalho e então, após a abordagem, será possível definir o ponto de equilíbrio econômico entre as fontes de geração do referido estudo. Além da abordagem dedutiva, também serão utilizados métodos de pesquisas, com a intenção de atingir a todos objetivos do trabalho e concretizar o mesmo, o estudo irá abordar uma ampla pesquisa bibliográfica, realizando consultas em livros, artigos e dissertações, entre outros materiais que venham a contribuir no embasamento teórico projeto.

 

Com tanto trabalho pela frente, Silvana garante que com um cronograma de estudos, estar sozinha e em silêncio, é possível concluir o TCC sem imprevistos. Para aqueles que se interessaram pelo tema e têm estudos semelhantes, a dica é o site da ANEEL, lá tem todas as resoluções normativas que fazem parte do assunto relacionado ao TCC da estudante.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...