Blog tá ligado Blog tá ligado

TCC em destaque: egressa de Ciência Contábeis em reportagem estadual

O Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, é uma das principais etapas da vida do estudante universitário. Ele, de certa forma, sistematiza o curso de graduação. Após meses de trabalho, defesa em banca, aprovação e publicação do trabalho, bate aquele orgulho da conclusão de uma importante tarefa. E, quando este trabalho ganha destaque fora da Universidade, mais ainda.


          

Greice Walter Pieper, egressa de Ciência Contábeis recentemente pode sentir esse gostinho, quando contribui, a partir do seu TCC, com reportagem  sobre Contabilidade Rural do Jornal do Comércio gaúcho. Ela escreveu o trabalho "Impacto no patrimônio da avaliação a valor justo dos ativos biológicos em uma propriedade rural do município de Catuípe"

Confira um trecho da matéria

De acordo com a jovem, o foco do estudo se concentrou principalmente nos ativos biológicos e o objetivo foi identificar, com a avaliação, a valor justo e seu impacto no patrimônio. A mensuração contábil pelo valor justo (fair value, na terminologia em inglês) tem sido cada vez mais exigida por órgãos reguladores em várias partes do mundo. No Brasil, o Pronunciamento Técnico - Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas (CPC 29) emitiu regras que introduzem o valor justo para avaliação dos ativos biológicos, em detrimento do custo histórico, como explica Greice em sua pesquisa.

"Uma das principais razões da escolha foi justamente a carência de trabalhos de cunho científico sobre o tema", argumenta Greice, que destaca também sua proximidade com o tema, já que seu pai, Valdez Pieper, é produtor rural. "Esse convívio me fez perceber que falta de conhecimento no meio rural sobre os benefícios da contabilidade. Em parte, também porque o produtor não quer se aprofundar nos números", avalia a contadora, que há um ano atua no Proconta, escritório de contabilidade localizado em Ijuí.

Confira a reportagem na íntegra

Foto: Reprodução do Jornal do Comércio








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...