Notícias

UNIJUÍ FM trabalhou meio ambiente e comunicação com mais de 600 alunos em 2017

Atividades fazem parte do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, que veicula conteúdos ao vivo no rádio para promover a Educação Ambiental


 

Chegou ao fim a edição 2017 do Ações Sustentáveis nas Escolas, da Rádio UNIJUÍ FM, depois de ter passado pelas escolas Adventista, EFA, São Geraldo, CSCJ, Ijuí, Anita Garibaldi e Joaquim Nabuco. Os 600 alunos envolvidos diretamente no projeto ouviram um conteúdo ambiental ao vivo no rádio e desenvolveram uma série de atividades e estudos sobre horta, jardinagem, chás medicinais, flores, resíduos, reciclagem, dengue, a água na natureza, águas subterrâneas, fenômenos naturais, além de temas mais lúdicos sobre a economia e a preservação do planeta.

                Nesse sentido, turmas do 1º ao 5º anos realizaram atividades práticas, de pesquisa e reflexão e elaboraram dicas de cuidados com o meio ambiente. A UNIJUÍ FM visitou as escolas com uma cabine de rádio e simulou a participação dos alunos como locutores, estimulando a comunicação e a expressão oral. Os Anos Finais também participaram da fase de audições dos conteúdos ambientais no rádio e visitaram os estúdios da Rádio no Campus Ijuí, onde puderam saber mais sobre o funcionamento da emissora, sobre o rádio como veículo de informação e comunicação e também puderam ser locutores por um dia.   

Confere a galeria de fotos das últimas visitas:

• EFA (Turma C81) – 25/09/2017 – Visita na UNIJUÍ

 

• Colégio Sagrado Coração de Jesus  (4º anos) – 25/09/2017 – Visita na Escola

 

• Anita Garibaldi (6º anos) – 26/09/2017 – Visita na UNIJUÍ

 

• Joaquim Nabuco (5º ao 9º anos) – 27/09/2017 – Visita na UNIJUÍ

 

• Anita Garibaldi (7º anos) – 28/09/2017 – Visita na UNIJUÍ

 

• Joaquim Nabuco (pré ao 4º anos) – 28/09/2017 – Visita na Escola

 

• Ijuí (4º e 5º anos) – 29/09/2017 – Visita na Escola

 

• São Geraldo (1º ao 5º anos) – 06/10/2017 – Visita na Escola

 

 

                Outras fotos das visitas de 2017 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, apoiado pela Unimed Noroeste RS podem ser acessadas aqui


Radio Unijuí FM terá programação ao vivo direto do parque de exposições durante a ExpoIjuí/FENADI 2017

A partir desta terça-feira, 10 de outubro, a Rádio Unijuí FM estará presente na ExpoIjuí/Fenadi 2017, junto à Casa da Unijuí, no parque de Exposições Wanderley Burmann. A rádio contará com uma programação diferenciada nos 12 dias de feira.


Com uma programação especial durante a ExpoIjuí/Fenadi, a Unijuí FM estará presente em todos os dias da Feira. Direto do estúdio avançado na Casa da Unijuí, programas serão apresentados ao vivo diretamente do Parque de Exposições Wanderley Burmann.  

Acompanhe na 106.9, ou pelo aplicativo no seu smartphone, tudo o que acontece em mais uma edição da ExpoIjuí Fenadi e saiba tudo o que acontece no evento.


Unijuí aprova a oferta de um novo curso de graduação: Tecnologia em Jogos Digitais

Em reunião do Conselho Universitário (Consu), a Unijuí aprovou na tarde desta segunda-feira, dia 09, o Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Jogos Digitais para ser ofertado já neste Vestibular de Verão, com previsão de 30 vagas para o turno noturno e 30 vagas para o turno vespertino, no Campus Ijuí.

 


A proposta do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEENG) busca atender às diretrizes institucionais por meio da oferta de um curso inovador na região. Além disso, considerou demandas identificadas em apontamentos de jovens da região, a partir de pesquisa de mercado. Segundo a professora Raquel de Paula Lopes, coordenadora da comissão de criação do curso: “Existem poucos cursos de nível superior nesta área sendo ofertados no Estado atualmente e, com o mercado de jogos em expansão, a diferenciação profissional pela formação superior é de grande importância”. O mercado de jogos digitais é o que mais cresce em faturamento e produção na indústria criativa e de entretenimento, sendo que a América Latina é o segundo maior mercado mundial na área, mesmo assim, a produção de títulos nacionais ainda é pequena, outro ponto considerado na criação do curso.

Para a formação do tecnólogo em Jogos Digitais, estão previstas 35 disciplinas, distribuídas em três segmentos: empreendedorismo; desenvolvimento de jogos; e design de jogos. O curso tem duração de 3 anos e busca graduar profissionais versáteis, que possam transitar em diversas áreas no processo criativo da produção de jogos.

Para sua implantação, a Universidade deverá equipar o curso com um novo e potente Laboratório de Informática e um Laboratório Gamer, com computadores específicos voltados às necessidades de formação dos estudantes deste curso.

De acordo com a professora Cristina Eliza Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, o curso de Jogos Digitais “atenderá as expectativas de futuros alunos que buscam qualificação para atuar profissionalmente a partir desta área, além de ser mais uma possibilidade de graduação oferecida pela Unijuí.”

Mais sobre o curso

Campus Ijuí

Presencial

Noturno ou Vespertino

Duração: 3 anos

Vagas: 30 no noturno e 30 no vespertino 

Ouça agora a Entrevista da Professora Cristina Pozzobom sobre o curso de Tecnologia jogos digitais:

 


Encontro Casual do final de semana é com o professor Kanavilil Rajagopalan

O Encontro Casual deste fim de semana recebeu o professor Kanavilil Rajagopalan, professor na UNICAMP e um estudioso da área 
da linguística, Kanavilil toca nos assuntos que rodeiam esse tema, especialmente identidade. 

Ouça já o programa na íntegra: 

 


Sub-categorias