UNIJUÍ FM comemora hoje 10 anos de Música, Informação e Universidade - Unijuí

UNIJUÍ FM comemora hoje 10 anos de Música, Informação e Universidade

Em 20 de julho de 2001, entrava no ar, em caráter definitivo, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Uma conquista da universidade, alcançada após mais de 10 anos de expectativa. Relembre essa história!

Há 19 anos, em 1992, era encaminhado pela FIDENE o pedido de outorga para execução de serviços de radiodifusão em freqüência modulada à Fundação Roquete Pinto e ao Ministério das Comunicações. Era dado, então, o pontapé inicial na história da Rádio Educativa UNIJUÍ FM. No entanto, foi somente depois de seis anos, em dezembro de 1998, que a outorga foi liberada pelo Ministério. No ano seguinte, o projeto de Decreto Legislativo foi aprovado pela Câmara dos Deputados e, um ano depois, em 2000, aprovado pelo Congresso Nacional, através do Decreto Legislativo nº 142. Estava, enfim, autorizada a instalação da emissora de rádio da UNIJUÍ.

Primeira etapa vencida, era hora de trabalhar para colocar em funcionamento a rádio. Compuseram a comissão de implantação, formada em janeiro de 2001, os professores da UNIJUÍ Celestino Perin, Lídia Inês Allebrandt e Vera Lúcia Raddatz, além dos colaboradores Dionei Fábio Buske, da Coordenadoria de Informática, e João Luis Bindé, então integrante da Assessoria de Comunicação da universidade. Coube a esta comissão debater e organizar o cronograma de atividades iniciais, para que a rádio fosse ao ar. Estrutura física, equipamentos, recursos humanos, concepção de programação, grade de programas, identidade visual e muitos outros aspectos foram definidos até que em 16 de julho, às 10h08, foi ao ar a primeiratransmissão da UNIJUÍ FM, ainda em caráter experimental. “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, da banda irlandesa U2, foi a primeira canção que rodou na programação da emissora.

Pouco mais de um mês depois, em 20 de julho, foi inaugurada a Rádio UNIJUI FM, com o slogan “Ideias que Tocam”. A solenidade aconteceu em quatro momentos: a inauguração da emissora, visita às instalações, coquetel e show de inauguração, com a participação do Coral da UNIJUI, e dos artistas Paulinho Loew, Gente da Noite e Paulo Schneider e Banda Nosferatu. Assumiu nesta ocasião, como Diretora da Rádio, a professora Lídia Inês Allebrandt.

Estava no ar, a partir de então, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Operando em freqüência de 106,9 MHZ, com potência de0,1 KW, a rádio alcançava um raio de 22 quilômetros de distância. Seguindo a proposta de se constituir como espaço plural, voltado à diversidade cultural e de idéias, à pesquisa e à interatividade, a emissora deu início à sua programação jornalística, educativa e musical. Faziam parte da grade de programação os já extintos programas Rápido e Rasteiro, Secos e Molhados, Elástico, Eclético e Adesivo 106, além dos que permanecem até hoje no ar, como o Estação Brasil, Plural, Coletivo 106, Bicho Papão, Direção & Arte, Ambiente Vivo, Encontro Casual, Direto do Forno e Vozes da Terra.

Junto com a emissora, entrava em funcionamento também em 2001 a produtora cultural, responsável pela realização de inúmeras iniciativas no município e região, como os projetos Múltiplas Vertentes Culturais, Mosaico Cultural e Natal Encanto. A produtora permaneceu ligada à rádio até o final de 2005.

De lá para cá, nestes 10 anos de história diversos entrevistados, convidados, artistas, políticos e pensadores passaram pelos microfones da 106.9. Grandes eventos, acontecimentos, descobertas, polêmicas e tragédias foram noticiadas. Clássicos da música, novidades, bandas consagradas e desconhecidas mostraram seu som na grade de programação. A potência foi ampliada para 1KW, alcançando uma audiência ainda maior, chegando a um raio de 65 quilômetros. Pela internet, onde a rádio é transmitida desde 2001, a audiência ultrapassa as fronteiras e aproxima de Ijuí ouvintes espalhados por todo o mundo. São 10 anos de uma história construída sobre os pilares fundamentais da Música, Informação e Universidade.

Relembre um pouco mais dessa história no depoimento do professor Telmo Frantz, reitor da UNIJUÍ de 1987 à 1993, período em que a universidade projetou e fez o encaminhamento do pedido de outorga da rádio. Ouça também a professor Lídia Allebrandt, primeira Diretora da UNIJUÍ FM, falando sobre a proposta da emissora.

Telmo Frantz - Inauguração da UNIJUÍ FM (mp3)

Lídia Allebrandt - Inauguração da UNIJUÍ FM (mp3)