UNIJUÍ FM promove Brique do Som no domingo - Unijuí

UNIJUÍ FM promove Brique do Som no domingo

A paixão pelos velhos bolachões de vinil é o que move colecionadores e amantes da música, como o ijuiense Júlio Barriquello, um dos expositores confirmados no Brique do Som, da UNIJUÍ FM, que acontece no próximo domingo

Waiting for the Sun, o terceiro disco da The Doors, lançado em 1968. Somewhere in Time, álbum do Iron Maiden, de 1986, ainda lacrado. Meddle, lançado pelo Pink Floyd em 1971. Led Zeppelin III, o terceiro álbum da Led Zeppelin, de 1970, com a famosa e rara capa giratória, exclusiva da edição importada. Essas algumas das relíquias do ijuiense Júlio César Barriquello. Proprietário de uma loja de discos e CDs em Ijuí, por quase dez anos, e ex-colecionador de vinis, ele hoje atua na compra e venda de discos pela internet. Seu acervo contabiliza cerca de 1,5 mil exemplares, reunindo LPs de rock’n’roll e suas variantes, além de Música Popular Brasileira.

Júlio conta que a mania de colecionar LPs começou por volta de 1992. “Naquela época o CD ainda engatinhava e muita coisa não se conseguia ainda em CD, ou só havia em edições importadas, que eram muito caras”. Mesmo com a popularização dos Compact Discs, os velhos “bolachões” continuaram despertando o interesse. “Muitos detalhes do álbum eram omitidos no CD, então a gente continuava buscando nos LPs as raridades, encartes, capas, edições especiais”, explica. Hoje, da coleção particular resta apenas um disco, que Júlio garante que não vende: é um álbum do Pink Floyd, Animals, original, de 1977.

Uma boa parte desse acervo repleto de raridades poderá ser conferida no próximo domingo. Júlio será um dos expositores que vai marcar presença no Brique do Som, evento que será promovido pela UNIJUÍ FM, na Praça da República. Uma iniciativa que promete reunir os verdadeiros amantes da música.

Semelhante aos briques tradicionais, o Brique do Som será um espaço para compra, venda e troca de itens relacionados à música. Os visitantes poderão circular por verdadeiras relíquias e relembrar sucessos do passado. Uma oportunidade também para que os mais jovens conheçam o que, em outros tempos, foram os hits do momento e as inovações tecnológicas da época.

A tarde ainda contará com apresentações musicais ao vivo. O portal Rockijui.com estará promovendo o Palco Livre, espaço aberto aos músicos e bandas locais que queiram mostrar seu próprio som. A banda Os Karas também já confirmou presença, com música ao vivo e apresentação de clássicos do rock. Quem for até a Praça da República ainda poderá aproveitar a água quente e erva-mate que serão distribuídas pela Seiva Pura, além de participar de sorteios de brindes, promovidos pela rádio.

O Brique do Som está marcado para este domingo, dia 24, a partir das 15h. O evento é aberto a toda a comunidade. Em caso de instabilidade climática, as atividades serão transferidas para nova data, a ser divulgada posteriormente. A programação faz parte das comemorações do aniversário da UNIJUÍ FM, que completou 10 anos de atuação na última quarta-feira, dia 20.



Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.