Rizoma Unijuí: A Internet das coisas chega para revolucionar a forma como vivemos - Unijuí

Rizoma Unijuí: A Internet das coisas chega para revolucionar a forma como vivemos


Bem-vindos a quarta onda

Internet das coisas chega para revolucionar a forma como vivemos e foi tema do Rizoma dessa semana

Se você acredita que já estamos numa era de ápice de tecnologia e comunicação prepare-se para um novo salto. Não é uma nova rede social, nem um novo aplicativo, mas vai literalmente transformar todas as coisas. Aliás, essa é a palavra, coisas. Associe coisas e internet e você terá um mundo novo, nunca visto antes. E isso não é uma promessa, já é realidade.

O assunto que pode ser pensado para o futuro, é tema do presente, e foi abordado no Rizoma por profissionais que já atuam na área e que estudam o que já está acontecendo sobre “Internet das Coisas”.

A ideia de trazer esse tema para o Rizoma vem justamente com o primeiro convidado do programa, o professor Edson Luiz Padoin que, na semana anterior, conversou brevemente sobre o assunto durante uma entrevista à Unijuí FM. Já falando no Rizoma, o professor conceituou o tema. “A ideia de internet das coisas, ou (IoT), é um ambiente. É um meio onde objetos que possuem um identificador único usam a estrutura de rede para se comunicar. É o que muitos autores chamam de a ‘Quarta Onda’. É um mundo onde não apenas as pessoas vão utilizar a internet e sim as coisas, os objetos”, explicou ele.

Já atuando numa área diretamente ligada a Internet das Coisas, o sócio-proprietário da Brain house, empresa de automação de Ijuí, Igor Butignol, falou da sua percepção sobre o assunto e de um sistema já utilizado nos Estados Unidos e que deve chegar em breve ao Brasil. “A Nest é uma automação que vai chegar ao Brasil ainda, mas já é muito utilizada nos EUA. A Nest é um termostato que trabalha juntamente com uma ‘inteligência artificial’. Ela capta o teu cotidiano, colhendo informações da hora que você acorda, que vai dormir, a temperatura que você utiliza, e vai se adaptando a essa tua rotina e vai automaticamente reproduzir esse padrão nos próximos dias”, explica Igor, que salienta ainda a expectativa de um crescimento significativo no ramo de automação residencial nos próximos anos, justamente pelo acesso facilitado à tecnologia. (*A Nest foi fabricante do termostato Nest Learning Thermostat e o detector inteligente de fumaça Nest Protect, fundada e comandada pelo antigo líder do iPod. Ela foi recentemente adquirida pela Google).

Egresso do curso de Ciência da Computação e com atuação em grandes empresas de tecnologia, Felipe Rhode, foi o terceiro convidado do Rizoma. O impacto da Internet das Coisas no cotidiano social foi uma das análises que ele fez, contando um caso da cidade de Quebec. “Muitas cidades já estão convergindo para ter uma comunicação maior sobre a internet das coisas. Um caso bem legal é o de Quebec, no Canadá, que impacta no bem-estar das pessoas. O sistema de semáforos de lá utiliza informações capturadas por smartphones, do google, e dos próprios veículos, analisando padrões, criando estatísticas, para manter o fluxo de veículos e evitar congestionamentos”, exemplificou Felipe.

O Rizoma da Unijuí FM trabalha semanalmente temas sobre diversos assuntos com convidados e informações. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 9h às 12h. Nas redes sociais da Unijuí FM você pode acompanhar também trechos das entrevistas em vídeo. 

Confira já as entrevistas da semana na íntegra:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.