Museu Antropológico segue na captação de recursos para Projeto Mecenato - Unijuí

Museu Antropológico segue na captação de recursos para Projeto Mecenato


O Museu Antropológico Diretor Pestana (MAPD), juntamente com a Associação de Amigos do Museu, segue trabalhando na captação de recursos para o Projeto Mecenato. A iniciativa, aprovada no final de 2014 e prorrogada até dezembro deste ano, prevê melhorias na preservação do acervo que se encontra, hoje, nas dependências da instituição. Segundo a diretora do MAPD, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, "ele surgiu com o objetivo de garantir melhor salvaguarda destes acervos que estão sob responsabilidade do Museu".

O projeto Mecenato trata-se de uma proposta aprovada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. Desta forma, o cidadão ou instituição pública e privada pode colaborar com projetos culturais do Museu destinando uma parcela do seu Imposto de Renda para a instituição. Pessoas físicas podem optar pela declaração de renda, através do formulário completo, contribuindo com até 6% do imposto devido. Já a pessoa jurídica, por sua vez, faz a declaração com base no lucro real, podendo contribuir com até 4% do imposto.

 

Tanto a pessoa física como a jurídica podem deduzir de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu enquadra-se no Art. 18 da Lei de Incentivo, que autoriza esta dedução. "A vantagem é que esse valor fica para nossa região, é investido em Ijuí, na área cultural, e não precisa ser devolvido para o governo que, claro, iria investir em outras áreas", comentou a diretora Stela. "Cabe, sim, ficar o investimento aqui na região", ela conclui.

Mais informações podem ser obtidas na página do Museu, pelo telefone (55)3332.0257, ou pelo e-mail mapd@unijui.edu.br

Ouça, abaixo, a entrevista com a diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.